Brasileirão 2010 ...com a Pin!!


Como de normal esse Blog não tem nada, cabe a mim, a única representante feminina desse site, fazer uma critica ao que foi o Campeonato Brasileiro de 2010. Esse pra mim foi o mais disputado e emocionante campeonato desde a criação dos pontos corridos, mas infelizmente foi também o mais vergonhoso e polêmico deles.

Como todo mundo que não vive numa bolha deve saber, a exatos 15 minutos da hora em que essa matéria está sendo escrita, o Fluminense se sagrou Bicampeão (Tri?) do Campeonato Brasileiro, com o Cruzeiro em segundo e o Corinthians que deixou a vaga garantida da Libertadores escapar por não conseguir ganhar do time reserva do Goiás, e agora vai ter que disputar a Pré-Libertadores para conseguir uma chance de disputar a fase de grupos da competição sul-americana.

O campeonato desse ano foi recheado de competitividade, das boas e infelizmente das ruins também. Pela primeira vez, 3 equipes chegaram à ultima rodada com chances de ganhar o campeonato, Fluminense e Corinthians se mantiveram no topo da tabela por grande parte do campeonato, enquanto o cruzeiro com uma linda arrancada no 2º  turno encostou nos lideres e brigou ate a ultima rodada pelo título.


Se esse lado da competição foi muito bonito, uma outra foi lamentável. Eu como a maioria deve saber, sou Palmeirense de coração desde que nasci, mas esse ano pela primeira vez eu tive vergonha do meu time, e da minha torcida. Por conta da rivalidade anti-corinthiana que existe nesse estado, nós nunca saberemos se o titulo ficou com a melhor equipe, ou com qualquer uma que não fosse o Corinthians. 

Não sei se por culpa da pressão da torcida, ou por simples rivalidade, São Paulo e Palmeiras literalmente tiraram o pé contra o Fluminense. Com suas defesas extremamente vulneráveis e lentas, seus goleiros foram bombardeados e hostilizados quando tentaram algumas vezes defender seus gols. Pior ainda foi o São Paulo que abriu mão da chance de disputar a quarta vaga para Libertadores ainda quando existiam chances matemáticas de classificação, ficando de fora do que seria sua 8ª Libertadores seguida.


Isso me faz pensar se o Campeonato de pontos corridos é realmente o mais justo. O São Paulo usou de desculpa o jogo que o Corinthians supostamente entregou para o Flamengo no ano passado, e por conta disso entregou o jogo para o fluminense nesse ano, e se ano que vem acontecer a mesma coisa? Aonde o futebol brasileiro vai parar? Essa rivalidade vai virar uma bola de neve e os campeões serão sempre as escolhas das grandes torcidas organizadas? Se continuar assim, daqui a alguns anos, o campeonato mais disputado do mundo, vai ser tão previsível quanto adivinhar se Real Madri ou Barcelona vai ganhar na Espanha.

Na minha opinião, o mata-mata alem de dar ataque cardíaco de tão emocionante que era no passado, ainda dava a certeza de que os melhores do ano disputavam entre si e não davam a chance de a decisão do campeonato cair em um jogo entre o primeiro colocado e um time já rebaixado, situação essa que despertou a segunda polêmica do ano... a chamada Mala Branca, oferecida aos quatro ventos pelos jogadores mas negada de pé junto por qualquer dirigente das equipes.


Além disso, outra polêmica do campeonato foi a arbitragem, eu nunca vi em muitos anos que eu acompanho futebol, uma competição com tantos erros significantes por parte dos juízes e bandeirinhas. Foram pênaltis mal marcados, pênaltis não marcados, gols mal anulados, uma chuva de impedimentos inexistentes ou que não foram marcados... uma coleção  de erros gritantes que ajudaram e prejudicaram diversas equipes ao longo do campeonato.

O resumo do campeonato pra mim é esse: O que poderia ter sido o melhor de todos os campeonatos que eu já vi, foi arruinado por torcedores idiotas, juízes medíocres e jogadores sem amor a própria camisa. Eu como grande amante do esporte fiquei com vergonha e com raiva das ultimas semanas de campeonato que foram decisivas para o resultado final.


De qualquer forma eu parabenizo a todos os torcedores e jogadores do Fluminense que não tem absolutamente nada  a ver com isso e apenas aproveitaram as oportunidades que apareceram e conquistaram o seu título. Parabéns também ao Cruzeiro que garantiu sua vaga direta para a Libertadores e ao Grêmio que terminou o campeonato na quarta colocação e agora aguarda o resultado do jogo de quarta feira para saber se irá disputar junto com o Corinthians a pré-libertadores. Lembrando que caso o Goiás seja Campeão, essa chance passa a ser dele e não mais do Grêmio!

Se classificaram para a Sul-Americana: Atlético-PR, Botafogo,São Paulo, Palmeiras,Vasco, Ceará, Atlético-MG e Flamengo. E na turma do desce e sobe, caíram para  segunda divisão: Vitória, Guarani, Goiás e Grêmio Prudente, e ano que vem jogarão a primeira divisão: Coritiba, Figueirense, Bahia e América-MG. O artilheiro do campeonato foi Jonas do Grêmio e eu aposto que o  melhor jogador do campeonato vai ser o Conca do Fluminense.

É isso meus queridos, um pequeno resuminho somado com uma crítica ao campeonato Brasileiro de 2010.

Dêem suas opiniões.

Espero que tenham gostado.

Até a próxima.

Bjinhos.

Pin!

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus