RED- Armados e Perigosos


Uaréview
Por Monitor

O subtitulo ficou uma bosta, mas o filme é muito bom...


RED, adaptação da revista de Warren Ellis e Cully Hamner, e dirigido por Robert Schwentke(Plano de Vôo,Tatoo), trás diferenças em termos de tom, já que o filme é um comédia de ação bem diferente do clima dark politico da revista, mas o nucleo grosso da HQ e do que ela se trata estão sendo mostrados no filme: a idéia de velhiice, de substiução,de um governo usando suas agências com irresponsabilidade,além do fato de ter uma certa "vergonha" as merdas do passado.

Começamos com filme com a rotina extremamente monotona de Frank Moses (nunca vou entender a mudança do nome), feito por Bruce Willis, cuja unica amizade é com a atendente do INSS Sarah Ross (Mary-Louise Parker). Mas o que ela desconhece é que Moses já foi um hitman da CIA, e por algum motivo o mesmo governo que defenderam por tantos anos os querem ver mortos. Frank "rapta" Sarah para sua propria segurança, enquanto o jovem agente William Cooper(Karl Urban) é destacado para a tarefa de caçar e matar antigos associados do governo. Para ajudar a descobrir porque o governo os querem mortos, Moses terá a ajuda da sniper Victoria(Helen Mirren, chutando bundas), do paranóico Marvin (John Malkovich, fazendo você esquecer que esteve em Jonah Hex), o ex-agente da URSS Ivan (Brian Cox, ótimo no papel) e do seu velho amigo Joe (Morgan Freeman).

RED pega certos elementos da revista que são só citados por alto e os torna bem maiores,como por exemplo o fato de Sarah querer viajar, a ameaça a familia, até mesmo a paleta de cores para trasmitir alguma sensação nas capas. Mas certas coisas que o diretor coloca são interessantes. Primeiro, o agentes mais novos todos são meio padronizados, todos no estilo frio-com-terno-e-gravata, que se diferencia muito dos multifacetados agentes aposentados. Além do fato de estarem aposentados, eles não precisam mais manter velhas rixas do passado, e vêem tudo aquilo que passou com uma nostalgia gostosa, ou caso a amizade que sempre se manteve, olhar para aquilo que fez sem arrependimentos e curtir a honra de ter convivido entre si. Algumas desas velhas historias citadas no filme são apresentadas nas revistas spin-offs do filme (resenhadas pelo Multiverso DC), que assim como o filme, são uma ótima leitura.

RED trata sobre os seus temas de uma maneira bem subliminar, percebe-se varias cenas curtas que funcionam pra demonstrar do que o filme se trata.Você vai rir, e se você for um daqueles fanboys hardcores, dê uma chance ao filme, você vai se divertir.RED-Aposentados e Perigosos não trás exatamentes novidades revolucionárias, mas é um bom filme e fiel aos temas e ao roots da revista original.

Mas, o que a DC ganha com isso a longo prazo? Be, como todos devem saber o filme não é da Warner, mas da Summit, porém teve a DC Comics envolvida desde o começo no projeto coma presença do ex-produtor de midias da editora Greg Novalick.Tanto que quando foram fazer o filme, a Summit pediu co-produção da Warner, da qual negou porque achava que não deveria focar em "personagens menores" da editora.Bem, atualmente o filme, que custou 58 milhoes, já ultrapassou a barreira de 100 milhões mundialmente.

Co-produções seriam otímas pra DC Entertainment para focar em personagens menores e produções não tão grandiosas, mas com a editora por perto para manter a qualidade. Assim, erros cometidos como os de Jonah Hex (que os produtores não sabiam o que fazer com o personagem) e The Losers (que foi um bom filme, mas com uma divulgação de merda) não sejam mais repetidos. Mas só o futuro poderá dizer sobreessas questões, foi foi legal ver o logo da DC de novo nas telonas.Agora só em 2011!

Nota: 8,5

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus