Cianeto e Felicidade


Fala molecada lazarenta!
É o Tira de Letra na área de novo! E hoje trago um pouco de felicidade... mas não só isso! Um pouco de cianeto pra quebrar o gelo!
Opa! Isso deve ser bom! Vou levar quatro!

Pra quem curte humor negro este é um prato farto e fumegante!



Cyanide and Happiness é uma webcomic, ou como eu prefiro me referir, uma série de tiras para internet publicada no site Explosm e feita por quatro autores. Ela foi ao ar pela primeira vez  em 2005 e ganhou bastante espaço na internet desde então, aparecendo com frequância em sites como Myspace, LiveJournal, em fóruns e blogs e por aqui até em portais mais famosos como o UOL. Com certeza o segredo do sucesso nesse caso, nem sejam as piadas nas tiras, que as vezes é bem fraco, mas a abertura que os autores deram aos fãs da série, dando permissão e os encorajando de postarem as tiras, espalhando assim o nome Cyanide and Happiness por aí. Um comportamento bem atípico para autores americanos.
Por aqui isso rola fácil!
Os próprios autores admitem e atribuem o sucesso das suas tiras a isso.
 
 
O site dos caras tem recebido um milhão de visitantes diários! Isso, à partir de novembro de 2006, e é uma das três mil páginas mais visitadas da web, segundo o site Alexa.com.
Em setembro de 2006, o blog sobre games Joystiq organizou uma votação sobre as tirinhas em quadrinhos onlines preferidas dos seus leitores e Cyanide and Happiness desbancou outros oito sites de tiras com os quais competiu e abocanhou 30% dos votos, vencendo a enquete.
As tiras passaram da internet para anúncios de TV e têm sido publicada no famoso jornal sensacionalista The Sun.

 Clique para ampliar

As tiras nasceram antes do site Explosm.net, nas mãos de um adolescente de 16 anos chamado Kris Wilson, mas antes disso ainda, em 1998, o californiano Matt Melvin inspirado em sites como o Stickdeath.com, criou um site chamado Sticksuicide, que apresentava animações de homens-palitos em Flash. Ele conheceu o texano Rob DenBleyker, na época um aspirante à animador em Flash, com o mesmo estilo que ele e o chamou pra fazer parte do site. Já em 2001, outro aspirante à animador, o irlandês Dave McElfatrick, criou outro site focado em Flash, chamado StickWars, similar ao Sticksuicide.
Através de uma comunidade do programa Flash, Matt, Rob e Dave se conectaram e ambos os sites se tornaram populares. StickWars foi fechado em 2003, fazendo Dave entrar de vez como contribuidor no site dos dois americanos. No final de 2004, o Sticksuicide também foi fechado.
Foi aí que nasceu o Explosm e por consequência Cyanide and Happiness, que começou como uma pequena série de tiras desenhadas por Kris.
Tá certo, nada demais um cara de 16 fazer homens-palitos, né? =)
Matt Melvin, Rob DenBleyker e Dave Mcelfatrick viram seu potencial e chamaram o moleque depois de ver suas artes no site Comicazi, feito pelo próprio Kris, já que tinham decidido fazer desse novo site um site menos focado em animações em Flash e mais na arte em geral.



O Explosm é atualmente dirigido por Matt, Robe, Dave, Kris e o administrador do fórum, Lee Mulvey e todos eles fazem parte do time que agora faz tiras de Cyanide and Happiness, o que faz com que as tiras tenham seu estilo alterado ocasionalmente.


O nome, que em português significa Cianeto & Felicidade vem de uma tira onde um personagem está vendendo um algodão-doce feito de cianeto (ou cianureto, substância química altamente tóxica) e felicidade. O outro personagem replica: “Felicidade?!?! Coisa quente! Vou levar quatro”.
Provavelmente, uma piada com humor negro para suicídas!



Ocasionalmente, o Explosm cria uma Semana dos Convidados. Leitores mandam suas idéias aos administradores, e as melhores são escolhidas como as tiras diárias ao longo da semana. O mais notável artista convidado é o AltF4, autor da animação em Flash de Ultimate Showdown of Ultimate Destiny.
Rob anunciou em 2007 que eles estavam com um projeto em andamento para traduzir todas as tiras no arquivo para vários idiomas. Nem precisa falar que a caixa de entrada dos caras explodiu com o retorno de milhares de fãs oferecendo traduções em mais de 20 idiomas.


O estilo de Cyanide and Happiness é melhor descrito como um humor negro, cínico e às vezes ofensivo. Temas freqüentes de humor incluem deficientes, câncer, assassinato, suicídio, necrofilia, abuso sexual de menores, desvios sexuais, racismo, niilismo e violência. Os quadrinhos nem sempre tem uma piada definitiva, e podem ter vários quadros de “silêncio constrangedor” depois de (ou ao invés de) uma piada, com os personagens simplesmente encarando uns aos outros.


Existem poucos personagens que reaparecem e não há uma caracterização visual, com personagens eventualmente atuando irracionalmente ou com nonsense. Dos poucos que reaparecem temos os super-heróis e seus codinomes peculiares, como Seizure Man (Homem Epilepsia), Ass Rape Man (Homem Arrombador de Cu), SuperJerk (Super Canalha), LOL FAG MAN (HOMEM BIXA "HAHAHA”), Punchline Spoiler (uma brincadeira com a parte final de uma piada (o punchline) que geralmente tem a intenção de ser engraçada e com o spoiler, que é contar como termina a piada antes dela começar), entre outros. Outros personagens recorrentes incluem Trelaf, o Sábio e o vilão Purple-Shirted-Eye-Stabber (Esfaqueador de olhos de camisa roxa). Existem ainda dois outros personagens não-super-heróis recorrentes nas tiras desenhadas por Rob: Charles, um namorado insensível e grosso, e sua namorada, que frequentemente aguenta o ímpeto da sua estupidez e de seus abusos.


A falta de caracterização dos personagens é compensada por um estilo primitivo de desenhar. Os personagens raramente tem nomes, e são geralmente distinguíveis pelas cores das suas camisetas. Isso naturalmente evita a maioria do humor direcionado ao personagem.
Os personagens masculinos quase sempre não tem cabelo, o que às vezes acaba sendo motivo de piada entre eles próprios. Personagens femininos são distinguíveis pelos seus cabelos longos e o tamanho dos peitos, eventualmente usado como um efeito cômico. A tira também faz referências à cultura pop como Guerra nas Estrelas e à celebridades como Lindsay Lohan e Metallica.
Zumbi Jesus também tem numerosas aparições, geralmente numa tira contendo blasfêmias ou trocadilhos religiosos.

 
As histórias frequentemente usam metalinguagem, com personagens reconhecendo seu status como desenho numa tira em quadrinho online, e discutindo o que fazer a partir disso, como conseqüência.

Curtiu? Então acesse o blog em português aqui.




Fonte de pesquisa: Wikipédia.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus