Um Besouro Genial

No post anterior:
Um típico super herói dos primeiros comics, o Besouro Azul começa como um vigilante e vai ganhando poderes conforme cresce em sucesso, e atravessa a Era de Ouro combatendo o nazismo e  tendo até seu próprio show de rádio. Com a chegada da Era de Prata, vem uma completa reformulação, mas essa seria apenas a primeira...



“Enquanto isso, na banda desenhada...” é uma seção que traça um paralelo entre o universo real e o mundo dos quadrinhos, analisando como as duas realidades afetam uma à outra, trazendo informação e estimulando a reflexão acerca dessa 8ª arte.

O Besouro "Acrobata"

Com um talento como Steve Ditko à bordo, a Charlton o designou para, entre outras coisas, reformular novamente o Besouro Azul, em estórias secundárias da revista do Capitão Átomo (que ele mesmo havia criado em 1960 junto com Joe Gill) cujo sucesso logo garantiram um título próprio ao herói. Ditko realmente recomeçou do zero: agora o Besouro era o genial e endinheirado cientista Ted Kord, que combatia o crime com um estilo de luta acrobático e avançados equipamentos que ele mesmo desenvolvia (como sua arma que disparava luz cegante ou  um potente jato de ar e sua famosa aeronave, o Inseto), qual uma versão adulta de Peter Parker, só que sem poderes.


Apesar da mudança radical, Ditko não ignorou o "Super Besouro" já publicado pela Chalton e tratou de ligá-lo a origem do novo herói: Ted Kord na verdade havia investigado o sumiço do arqueólogo Dan Garret, e acabou ajudando-o a combater uma ameaça nas ilhas Pago, que infelizmente resultaram na morte de Dan.

O antigo Besouro Azul, à beira da morte, fez Ted prometer que levaria adiante o trabalho do herói, no entanto, um desabamento separou Ted do corpo de Dan e do escaravelho que o daria os poderes para isso. Estava explicada a motivação do novo Besouro Azul e porque ele era tão diferente de seu antecessor.


A revista do Besouro, onde Ditko também criou o Questão nas estórias secundárias, durou 5 edições e terminou devido ao total cancelamento da linha de super heróis da Charlton. O Besouro chegou a aparecer ainda em algumas poucas edições esporádicas, mas só voltou a ter destaque quando a DC Comics adquiriu os direitos dos heróis da Charlton.

E voltou em grande estilo em 1985, como o personagem da Charlton de maior destaque na mega série Crise nas Infinitas Terras, que redefiniu a DC e juntou todos os heróis adquiridos pela editora num universo só. Estava claro que a DC via potencial no personagem e não demorou pro Besouro ganhar seu título próprio, escrito por Len Wein, que durou 24 edições. 




Mas apesar da aposta da DC no Besouro, o personagem só começou a emplacar mesmo como integrante da lendaria "Liga Cômica" de Keith Giffen e J. M. DeMatteis que, em 1987, transformou a revista do maior grupo da DC, a Liga da Justiça, num título de humor. Junto com Guy Gardner e Gladiador Dourado (que se tornaria seu melhor amigo), o Besouro foi um dos personagens mais carismáticos e engraçados da muito bem sucedida série.

A Liga Cômica

Com o fim da Liga Cômica no anos 90, o Besouro voltou a ser sub aproveitado na DC e não conseguiu lugar de destaque em mais nenhum título de sucesso. Tentativas não faltaram, como a série Extreme Justice em 1995 (desenhada inicialmente pelo brasileiro Marcelo Campos) e a mini série L.A.W. em 1999, que reunia os antigos heróis da Charlton num supergrupo.


 Extreme Justice

Salvo eventuais séries que reuniam temporáriamente alguns integrantes da Liga Cômica para mais umas rodadas de piadas, Ted Kord só teve real destaque de novo ao protagonizar o especial Contagem Regressiva para Crise Infinita onde, ao descobrir um plano de Maxwell Lord contra todos os meta-humanos, acaba morto por ele.  


E foi esse o trágico fim de Ted Kord, o mais carismático dos Besouros, mas não o fim do personagem.: durante a saga que se seguiu a esse especial, a Crise Infinita, mais um vez o personagem seria reinventado.

CURIOSIDADES:

- Assim como o primeiro Besouro Azul serviu de inpiração para o primeiro Coruja, em Watchmen, Ted Kord foi a principal inspiração para Dan Dreiberg, o segundo Coruja.

- Em Crise nas Infinitas Terras, um dos motivos pelo qual o Besouro foi escolhido para defender as "torres" do Monitor, logo no início da série, parece ser o efeito destrutivo que o escaravelho que ele possui causa nas "sombras" que as atacam. O curioso aqui é que, ao fazer isso, o motivo pelo qual Ted Kord é um herói sem poderes é alterado, pois originalmente ele não havia conseguido pegar o escaravelho do antigo Besouro.

- Em 2007 o Gladiador Dourado ganhou seu título próprio,  escrito por Geoff Jones, com estórias que envolvem viagens no tempo e o herói tenta, contrariando seu "mentor" Rip Hunter, usar uma dessas viagens para salvar seu grande amigo Ted Kord. Ele consegue, numa trama  que contou com a participação de varios "Besouros". Infelizmente a reunião da dupla dura poucas estórias, pois os graves danos na história do universo DC que essa alteração provoca fazem Ted convencer o Gladiador que deve permanecer morto, e então Ted se sacrifica para salvar a linha do tempo.


- Durante a saga A noite mais densa, Ted é um dos heróis que reaparecem como zumbi e enfrenta o Gladiador Dourado.

A seguir: O Besouro "Teen"

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus