Ahá!
Vocês pensaram que iriam ficar sem o Tira de Letra da semana de novo, né pequenos padawans?
Pois é, até dava pra postar algo na sexta, mas resolvi soltar a coluna só hoje, porque não queria atrapalhar o podcast com a entrevista batuta que fizemos com o Danilo Beyruth.
Por falar nisso, já ouviu? Tá muito baum...

Mas, falando sobre tiras... os artistas de hoje (sim, são dois!) apresentam um humor bem peculiar e em sua maioria, apresentam tiras com um único quadro, coisa bem difícil de fazer, mas mesmo assim podemos considerar como tiras!
O nome deles é meio lazarentinho de pronunciar, mas seus trabalhos são muito bons de ver e analisar! Isso, porque eles falam sobre quase tudo que rola no mundo!
Vamos aos fatos!

 
 
Você já ouviu falar de Wulffmorgenthaler? A primeira vista parece um palavrão esloveno, mas trata-se de uma dupla de artistas dinamarqueses, Mikael Wulff e Anders Morgenthaler que produzem tiras satíricas para jornais e para a internet.
Wulffmorgenthaler ganhou até uma série de TV em 2005, transmitida por um canal dinamarquês.

Eles estrearam em 2001 em um concurso de tiras, e eles ainda entregaram o trabalho a poucas horas do término da competição!
Apresentadas sob o pseudônimo de "Pernille Richter Andersson", as tiras ganharam a competição, e foram publicadas durante um mês no jornal nacional Politiken. Depois de se tornarem populares num portal de internet, durante um ano, elas voltaram a ser publicadas regularmente nesse jornal.
As tiras publicadas pela internet recebem cerca de mais de 2.000 visitas por dia, e os conceitos atuais são desenvolvidos também para uma série de curtas-metragens de animação para a MTV Européia.
 
As tiras tem um estilo muito distinto, com desenhos meio trêmulos e as cores são feitas no computador. A maioria dessas tiras, como eu disse antes, são em sua maioria feitas num único quadro, evitando assim, o formato mais tradicional das divisões de uma tira para indicar  a contagem de tempo.
 
 
Os personagens e as situações variam de tira para tira, mas existem vários personagens recorrentes, como o "Garoto Tucano" (que é uma mistura grotesca de um garoto com 28% de um tucano) e do azarado Werner, que sempre se dá mal nas histórias.
 
 
 
 
 
Os Pandas são frequentemente mostrados como sendo animais violentos e não aquelas fofurinhas que sua namorada acha que eles são. Até o Dalai Lama é muitas vezes retratado como sendo um cara impaciente e violento, quando se trata de tocadores de flautas peruanos. Os personagens de Wulffmorgenthaler tendem a ser mais uma piada do que meramente uma narrativa contínua.
 
 
Outra curiosidade, é que os personagens "humanos" foram sempre retratados sem roupas. Segundo  relatos, Morgenthaler achava cansativo fazê-las e então ele simplesmente parou de desenhá-las, conforme é convencionado fazer. Quando a situação exige um equipamento específico para denotar uma função específica, esses peladões ganham alguns acessórios e aparecem vestidos. Ultimamente, todos os personagens têm aparecido completamente vestidos, e alguns quadrinhos mais antigos foram refeitos e foram acrescentadas as roupas.
Censura? Pode ser... Mas acho que é dos próprios autores.
O fato é que conforme as tiras foram tomando grandes proporções, eles se adequaram ao convencional para poder ter mais abrangência no mundo todo.
 

Apesar dessa parte dos nus estarem acabando no trabalho deles, nenhum assunto é tabu nesse mundo dos Wulffmorgenthaler. Com temas recentes, incluindo religião, pena de morte, ação social ou apenas pra falar sobre ícones do cinema. O conteúdo das tiras varia, e vai da política ao sexo, mas sempre com um humor inteligente e com abundância de sangue! Aliás, conotações sexuais e imagens grotescas, estão muitas vezes presentes.
 
 
 
Ler Wulffmorgenthaler é muitas vezes um exercício de imaginação, tendo em mente que são personagens extremamente comuns em situações extremamente incomuns, ou vice-versa. As "punchlines" são realizadas por meio dos diálogos ou em legendas abaixo da imagem. Por ser uma série de tiras desenhadas num formato não-seriado, a apresentação e o timing delas são especialmente importantes (e bem difícil de manobrar), e como resultado, a maior parte do humor das tiras depende da qualidade da escrita em si e não do elemento surpresa que geralmente presta-se ao punchline nas tiras em quadrinhos tradicionais.
 
 
Enfim, as tiras apresentam várias referências e isso em termos mundiais! Notícias ou fatos relevantes que acontecem pelo mundo, provavelmente serão abordados por esta dupla. Nem sempre todos percebem a 'piadinha' porque desconhecem algum fato.
 
 
 
São assuntos que nem sempre todos conhecem. E é por isso que essas tiras são importantes. Pois, vale a pena dar uma aprofundada nos temas e pesquisar um pouco sobre o que é que eles estão falando.
Bom, é isso!
Espero por vocês na semana que vem. Ou não...
 
 
 
Para saber mais:

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus