Filosofia em Tiras

Fala molecada!
Nesse Tira de Letra (adiantado, pois o dia certo é quarta-feira) vou falar um pouco de um cara que faz umas tiras muito bem sacadas, diria até filosóficas, mas que muita gente ainda não conhece, e isso infelizmente é de praxe no Brasil. 
O cara é tão bom que já publicou um livro por uma editora italiana e está participando atualmente da Comicon 2010 de Nápoles. Não faz ideia de quem seja né? 
Então, clica logo aí no Leia mais!

O cara a qual estou me referindo é o ilustrador goiano Galvão, autor das tiras Sopa Diet Ltda. que faz parte do site Vida Besta.
Galvão trabalha com quadrinhos e ilustrações desde 95, já tendo publicado em algumas das principais revistas e jornais do país como a Folha de São Paulo, O Popular (GO), Gazeta de Goiás, Editora Abril, Editora Saraiva, Editora Letras Brasileiras e até a italiana Revista Internazionale, entre muitos outros...
Ele já ganhou duas vezes o troféu HQMIX por melhor site de autor (2003 e 2004) e atualmente lançou um livro na Itália chamado Le bizzarre cronache di Absurdyum (As Crônicas Bizarras do Absurdyum) pela editora Lavieri Comics.
O livro/HQ é o primeiro volume de uma trilogia e mostra as histórias de um estranho super-herói, um caipira radioativo, que perambula pelo Cerrado brasileiro e que tem como amigos um porco falante (e fumante) e uma ostra alada. Ao contrário das habitais histórias de super-heróis com explosões, brigas e blá blá blá sobre fazer o bem, ela mostra o que você pode achar quando olha para dentro de si mesmo, na verdade, é uma história sobre sentimentos e relacionamentos, mas com heróis, seres especiais e deuses!

Isso é bem o estilo do cara, que faz tiras muito fodas sobre relacionamento e principalmente sobre os sentimentos humanos com um tom bem psicológico e filosófico, como eu havia dito antes.

Conheço o trampo dele há um bom tempo, mas percebi que pouca gente o conhece, quando eu falo sobre eles. Diferente das ilustrações que faz, os desenhos utilizados nas tiras são bem mais  simples (no começo eram ainda mais), mas muito bem trabalhados. Aliás, isso depende também do assunto que ele aborda ou da série de tiras. Podemos ver seu desenho ser transformado e ganhar mais detalhes se assim for necessário.
Mas para uma série de tiras, o principal é passar a mensagem e o desenho pode ser sim um pouco mais simples, sem problemas. Isso é até uma técnica utilizada por alguns tirinistas para que o trabalho flua melhor e os prazos sejam cumpridos. Nesse caso, não confunda com preguiça ou falta de talento. Definitivamente não é o caso!
É só ver as ilustrações que o cara faz. Muito show!
Além da internet, suas tiras são publicadas no Diário Catarinense de Floripa, cidade onde Galvão habita atualmente.
Recentemente ele colocou no ar um blog chamado Um Caderno de Filosofia com ilustrações e divagações produzidas durante as aulas na universidade de Filosofia que está fazendo.
Outras tiras mais absurdas, mas mantendo o tom de crítica sobre relacionamentos humanos, fazem parte de seu currículo como:
O Mundinho Encantado de Juvêncio e Demerval, que mostra o relacionamento amoroso (e pra muitos asqueroso) entre uma espécie de coelho e um homem-gato.

E A Família da Casa 666, que mostra o dia-a-dia de uma família endiabrada, onde o pai que é viciado em morfina e a mãe que vive cortando os pulsos tomam conta do pequeno anti-cristo, um garoto que aos poucos vai se descobrindo um verdadeiro capetinha!
Leiam as tiras, galera. Vale muito a pena porque é o tipo da tira que se não te fizer rir, pelo menos vai te fazer pensar. E isso é muito importante!

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus