RPGCON 2010

Senhores, senhoras e Campineiros.

Venho através desta anunciar a segunda edição da RPGCON, a atual maior convenção de RPG do Brasil. Clica ali embaixo e leia mais sobre, pois estou meio sem criatividade para encher linguiça aqui. -Fnord-


A RPGCON - Convenção Brasileira de RPG, Jogos de Tabuleiro e Cardgames, acontecerá nos dia 3 e 4 de Julho em comemoração ao meu aniversário do dia anterior , no Colégio Notre Dame em São Paulo, próximo ao metrô sumaré. O mesmo do ano passado para quem foi.

Como bem sabem (ou não sabem, não me importo!), essa convenção surgiu para preencher o buraco (ui) deixado pelo Encontro Internacional de RPG (EIRPG), que foi descontinuado pela Editora Devir ano passado deixando a nerdaiada com cara de quem rasgou dinheiro.

Este evento, bem diferente do estóico de outrora, chamou minha atenção pela quantidade de palestras chubidubas, workshops, concursos, mostras e atividades em geral para todos os gostos, de forma bem aberta e democrática que não é voltado exclusivamente para jogadores de RPG. Dá uma olhadinha na programação que postei lá embaixo, tem até palestra sobre filmes de terror e ficção científica! Parece mais um evento de amigos!

Se alguém quiser me encontrar por lá, anote meu celular 19-9150 5536. (prometo não esquecer em casa dessa vez!)

Segue a programação chupinhada do site do evento http://rpgcon.com.br/


Programação

A programação do evento contará com diversas atividades separadas em setores.

Entre outras atrações, estão confirmados:

II Encontro Nacional de Blogs de RPG
Área de Jogo Organizado coordenado pela RPGArautos.
Etapa seletiva do World Cosplay Sumit – o WCS – organizado pela editora JBC
Stands das associações – mais informações na seção especial sobre os grupos
Bazar Medieval com a presença da Taberna de Odin e o Clã Hednir, entre outros.
Espaço Cosplay e estúdio fotográfico para o público caracterizado
Feira de RPG Independente e espaço do fanzineiro
Exposições do Estúdio Melies e Hard Replic Esculturas
Palestras sobre o mercado editorial
Feira de Jogos Usados
Demonstração de jogos de tabuleiro
Campeonatos de Legend of the Five Rings, Magic: The Gathering e Pokémon
Torneio Nacional de Muchkin


SÁBADO

Sala de Atividade [1° andar]

10:00 às 11:00 - A construção na narrativa
Palestrante: Fabio Melo
Descrição: Como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros textuais e como aplicar esses conceitos em jogos de RPG.

11:00 às 12:00 – RPG e Educação: possíveis aplicações
Palestrante: Matheus Vieira
Descrição: A presente palestra se faz com um breve resgate do que chamamos de "Educação tradicional" e uma "nova visão de Educação" e logo depois indica as possibilidades do RPG como uma opção para se utilizar em sala de aula atendendo às necessidades dessa "nova visão de Educação". Em seguida aponta algumas maneiras de se utilizar desse jogo de maneira que possa ser mais eficaz.

13:00 às 14:00 – Oficina de Terror
Palestrante: Grupo MegaCorp
Descrição: Explicação e orientação de objetos de tortura usados desde a idade média, como isso pode ser usado em suas aventuras de terror.

14:30 às 16:00 – Os Lusíadas RPG: outro olhar sobre a obra
Palestrante: Santiago Minetti
Descrição: O uso do sistema d20 para criar uma aventura baseada em Os Lusíadas, além de um jogo demonstrativo e debate sobre os resultados já obtidos em sala de aula.

16:00 às 17:30 – RPG com o Conselho Steampunk
Mesas de RPG de Castelo Falkenstein, usando itens de jogo customizados e efeitos multimídia, coordenado e realizado pelo Conselho Steampunk.

Mini auditório [1° andar]

10:00 às 11:00 - Palestra sobre o Universo Tolkien
Palestrante: Conselho Branco.
Descrição: Um bate-papo sobre o universo de o Senhor dos Anéis realizado com os integrantes do Conselho Branco.

11:00 às 12:00 – Criação de personagens educativos
Palestrante: Francisco Tupy
Descrição: Palestra sobre a criação de personagens educativos. Como estabelecer detalhes com temáticas educativas enriquecendo a construção dos seus personagens, bem como atingir mais significantemente seus objetivos.

13:00 às 14:00 – Debate Steampunk
Palestrante: Conselho Steampunk
Descrição: Debate aberto sobre o que é Steampunk, quais as origens do movimento, os principais escritores e ilustradores do gênero e curiosidades sobre esse universo.

14:00 às 16:00 – Mesa Redonda "Introdução à Ficção Científica Brasileira"
Debate sobre o mercado de fantasia e ficção científica no Brasil. Autores e mediadores a confirmar.

16h30 às 17:30 – Live-actions MegaCorp a la carte
Palestrante: MegaCorp
Descrição: O grupo que ficou famoso por alguns de seus live-actions, especialmente envolvendo Carmen Sandiego. Mas como esses projetos são desenvolvidos? Anderson Gomes irá explicar e apresentar como os live-actions da MegaCorp funcionam, como são criados os temas, que sistema de regras eles utilizam e como elas se adaptam aos cenários e como tudo isso é estruturado no ambiente das atividades do grupo.


Salas de Live

Sábado - 13:00 às 17:30 – The Camarilla Brasil - Sala A
Como primeiro grande evento da nova crônica, o live-action da RPGCon terá um enredo especial. Reunidos para celebrar o cinquentenário do principado do Conde Matarazzo, os membros da Torre de Marfim sabem que devem acautelar-se enquanto caminham nos salões da nobreza. Boatos sobre conspirações contra o príncipe e mudanças no conselho de primogênitos têm agitado as penas e smartphones das harpias de plantão. Ancillae sedentos por um espaço na corte se convulsionam entre seus pares, esperando um erro fatal. Em meio ao mexerico e enganação, a sombra de um importante membro da Camarilla ameaça ressurgir. Quantos sobreviverão a mais essa noite?

Sábado - 13:00 às 17:30 – Legend of the Five Rings - Sala B
Inaugurando um projeto de live-actions baseados no universo de Rokugan, do sistema de Legend of the Five Rings, o grupo desenvolveu uma história de corte e combate envolvendo os maiores samurais e shugenja do Império.


Auditório

10:30 às 12:00 - A Produção de RPG independente - A experiência na Secular Games
Palestrantes: Giltonio Santos, Rafael Rocha, Richard Garrell e Tiago Marinho
Descrição: A partir da experiência na Secular, os palestrantes discutem os desafios da produção independente de RPG e a viabilidade de projetos anteriores e atuais, concebidos e fomentados dentro da própria comunidade.

13:00 às 14:30 Palestra das editoras
Representantes das Editoras Devir, Jambô, Daemon e Panini (entre outras) falam sobre seus lançamentos para o segundo semestre de 2010.

14:30 às 16:00 Teatro cosplay – Cosplay4fun
O aclamado grupo Cosplay4Fun, que divertiu a platéia em 2009 com a peça Caverna do Dragão - Director's Cut, retorna à RPGCON para mostrar seu novo trabalho. Aguarde a sinopse.

16:00 às 17:30 Trio Tormenta PLUS 2
Para divulgar o lançamento de Tormenta RPG e o nono romance O Caçador de Apóstolos, que estarão disponíveis no evento, o Trio Tormenta, Leonel Caldela e Guilherme Dei Svaldi apresentam suas idéias e prometem uma surpresa para o público. Mais detalhes em breve.



DOMINGO

Sala de atividade [1° andar]

10:00 às 11:00 - Workshop Steampunk
Workshop de customização de itens SteamPunks utilizando material reciclado como restos de couro e sucata em geral

11:00 às 12:00 - Jogos de tabuleiro modernos
Palestrante: Luiz Cláudio S. Duarte
Descrição: A evolução dos jogos de tabuleiro modernos, desde suas raízes nos jogos de simulação de conflitos até os modernos jogos de autor.

13:00 às 14:00 - Arte da Cutelaria
Palestrante: Fabiano Losker
Descrição: técnicas utilizadas por mestres cuteleiros na Europa e Ásia; a evolução das técnicas até os dias de hoje; principais centros produtores de espadas no ocidente e oriente e curiosidades sobre a História da Cutelaria

Mini-Auditório [1° andar]

14:00 às 15:30 - Literatura Fantástica - Da Idéia a Prateleira
Palestrante: Claudio Villa
Descrição: Muitos jogadores e mestres de R.P.G acreditam que o que separa uma aventura de uma obra literária é apenas uma questão de formato. Com essa palestra, o autor e livreiro Cláudio Villa pretende mostrar aos futuros escritores o árduo caminho da publicação de obras de fantasia no Brasil.



Salas de Live

10:00 às 12:30 Steampunk – Megacorp - Sala A
O Principe Albert é um visionário de sua época. Casado com a Rainha Vitória, ele usa de seu tempo livre em prol da tecnologia. Porém algo terrível esta por acontecer que pode desequilibrar a balança do mundo. Venha participar do mais recente live-action da MegaCorp em parceria com o Conselho Steampunk. Aceita iniciantes: sim. Sistema próprio (Sigrel). 30 vagas

14:30 às 17:30 - Megacorp – Massacre - Sala A
Live-action: Massacre. Live que aborda o tema do jogo. Se passa um pouco antes da história que direciona os jogadores, podendo ser considerado um preview doque irá acontecer no jogo Massacre. Aceita iniciantes: sim. Sistema próprio. 27 vagas. Duração aprox. 3h.

13:00 às 17:00 - Refúgio dos Ventos
O Refugio dos Ventos traz até vocês um live da Era Vitoriana. Venha viver essa intrigante narrativa ambientada na cidade de Londres durante o período da famosa Rainha Vitoria. Mas prepare-se, pois, nem todo glamour existente dentro das paredes dos grandes casarões podem esconder o terror que habita as sóbrias e enevoadas ruelas londrinas. Venha se tiver coragem!


Auditório

12:30 às 14:00 – Eduardo Sporh e Raphael Draccon – "RPG e Literatura"
14:30 às 15:30 – Daniel Anand e Davi Salles – Armadilhas e Tesouros para D&D 4e

Nessa apresentação, Daniel Anand e Davi Salles, do podcast Rolando 20,
irão explicar como desenvolver, criar e utilizar novas armadilhas e
itens mágicos diversos para o Dungeons & Dragons 4a edição.

15:30 às 17:00 – WCS - World Cosplay Summit - Etapa RPGCON
17:00 às 18:00 – Mesa de Vidro
Os organizadores do evento se reúnem com o público para discutir, de forma transparente, os erros e acertos da RPGCON 2010.

FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD! FNORD!

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus