Pieces: A vida em Pedaços


A vida é feita de momentos, instantes que marcam, mas passam como vento em folhas. Pieces (pedaços em inglês) é uma história em quadrinhos sobre isso, breves percepções e vivências que passamos todo dia. A HQ teve duas edições produzidas pelo cartunista Mario Cau, em parceria com o selo Quarto Mundo, reunindo histórias de uma série que ele produziu desde 2005. O mote é mostrar de forma poética breves instantes de vida, possivelmente algo autobiográfico, trazendo a tona a vivência urbana repleta de desencontros, tristezas, amores e amizades.




A revista segue uma linha já conhecida de publicações que tem histórias soltas, sem personagens fixos, independentes umas das outras. Essa iniciativa me lembra a já famosa Front e a muito boa, Café Espacial, só para citar algumas que utilizam dessa técnica de pequenas histórias, mescladas com matérias ou entrevistas. São bons estilos de publicações para expandir o acesso dos quadrinhos a um público maior, já que, em geral, custam mais barato e se tornam um tipo de revista de bolso, que se lê enquanto se está em um ônibus, por exemplo.

A obra de Mario Cau tem desenhos muito bonitos, poéticos mesmo como se propõe, porém, para mim, se torna cansativa com temáticas repetitivas e, muitas vezes, histórias tão curtas, tão “momentâneas”, que provavelmente só o autor consegue entende-las. Um tipo de piada interna consigo mesmo, como disse um amigo. Faz falta uma ligação entre as histórias. Compreende-se melhor, quando se sabe que Pieces é uma coletânea de obras do autor espalhadas por outras revistas durante anos. Porém, para uma edição unica, deveria ser uma obra mais longa, que imagino tanto pelo estilo de desenho quanto de temáticas poderia ser algo muito bom de ver.

Contudo, não é por isso que Pieces deixa de ser interessante de se ler. Tem coisas bem legais que mereciam um desenvolvimento maior, e as ilustrações de Mario Cau chamam muito a atenção, dando o tom certo para a proposta do projeto. Vale a pena a conferida e a espera por alguma produção do cartunista de tamanho mais alongada. Algumas histórias das revistas podem ser vistas no site da publicação.

Pieces 
Preço: R$ 5,00 (cada)
Capa colorida,
Formato 14,6 x 21 cm
Venda: Bancas, livrarias e outros pontos atendidos pelo Quarto Mundo, e pelo e-mail mariocau@gmail.com.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus