O gosto musical de uma pessoa pode refletir a intelectualidade dela?

(Pergunta feita pelo leitor Pulga)


Olha o Freud Explica de volta aeeee...

"Mas voltou justamente no primeiro de abril? É ruim, hein? Ai tem... O que esse véio vai aprontar agora?"

Calma galera, não é pegadinha. Diga ai, quem voce acha que deve ser mais inteligente: um fã do Coldplay ou do Metallica? E ai, Duende, aposta em qual? Bwahahahaha...



Bem, segundo um "abalizadíssimo estudo" feito no ano passado nos EU e A, basicamente um desocupado que ficou comparando a lista de músicas favoritas do facebook de um monte de estudantes com suas notas num provão lá, para tristeza do nosso amigo Duende... COLDPLAY WINS, rs..

Dá uma olhada ai do lado na tabelinha que o cara fez. (clique nela pra ampliar)

Bem, grandes merda, certo? Quem se amarra num Beethoven é genial e quem curte Lil Wayne é uma múmia paralítica? E aqui, seria talvez algo como, quem ouve Villa-Lobos VS a galera do baile funk?

É, sei lá, falando assim eu até tou começando a acreditar na pesquisa, rs.... Mas o buraco é mais embaixo.

E até adoraria concordar com essa pesquisa, pois das minhas bandas favoritas que estão ali (U2, Beatles e Led), todas as 3 estão do meio pra frente na tabela. Mas se voce reparar bem, o próprio gênero clássico, como um todo, tá bem mal ai, o que é incoerente com o primeirão Beethoven.

Respondendo mais diretamente a pergunta do Pulga, medir a intelectualidade, ou inteligência de cada pessoa é algo muito questionado. Para se comparar sériamente duas pessoas e então analisar a relação com seus gostos musicais seria necessário haver uma escala única de medição que englobasse os diversos tipos de inteligência, ou então considerar apenas um tipo específico de inteligência e sua medição apropriada.

Mas e os testes de Q.I., não servem? Que estória é essa de tipo específico de inteligência?

Segundo a teoria das inteligências múltiplas existem pelo menos 7 tipos de inteligências diferentes e muitos dizem que os testes de QI mediriam apenas a inteligência lógico-matemática. Dentre esses tipos de inteligência está inclusive a musical, que seria a habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical, discriminar sons, perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre, e habilidade para produzir e/ou reproduzir música.

Ainda segundo essa teoria, os diversos tipos de inteligência não estão necessáriamente ligados, o que resulta em pessoas com um alto grau de inteligência de um tipo e um baixo em outro.

Pra mim, tudo isso faz muito sentido, e também explicaria o péssimo desempenho do roqueiro Roger (conhecido por seu QI alto) no Interblogs, que o Duende já ganhou, rs... Ae Duende, pelo menos na inteligência espacial voce pode tirar onda!!

Comentem ai o que acharam da tal pesquisa e não deixem de fazer suas perguntas pra coluna usando o formulário abaixo.

Até breve.. ou não, rs...

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus