O DIA DO INDIO. VOCÊ SE LEMBRA?

De Fora da Panela!! Manda ai o seu, pô =D

Fala Galera beleza? Duende na área mas dessa vez vocês estão livres de mim... É que chegou uma matéria aqui no Q.G do Uarévaa, a conterranêna do Marcelo Starman mandou uma matéria bacanuda sobre o dia dos caras pintadas... Vamos conferir cara-pálida? É com você senhorita
Camila Téo (me pergunto... será ela parente do Guilherme? Guilherme Téo? huum... rs)



O DIA DO INDIO. VOCÊ SE LEMBRA?

De acordo com os livros de história da Tia Cotinha, antes de nós chegarmos a este lindo e caloroso país ele era povoado por índios.

Lembra que quando éramos crianças nossos rostos eram pintados na escola e fazíamos o nosso próprio cocar e os colares para usar durante a aula todinha? E em alguns casos ainda tínhamos o maior orgulho de voltar pra casa usando e imitando índios na rua? (cada mico divertido... rs). E quando chegavam as tradicionais festas folclóricas que tínhamos que dançar esta música ...



Mais ou menos 1500 etnias indígenas distintas falando uma diversidade de dialetos, dentre eles o Tupi-Guarani, o mais conhecido por ter a maior tribo que habitava na costa litorânea brasileira.

Mas ai, continuando o texto do livro da Tia, chegou o colonizador e “descobriu” o Brasil (juro que na época eu imaginava o Brasil coberto com um pano, acho que é porque assistia O FANTÁSTICO MUNDO DE BOBBY antes de ir à aula) e o que os índios descobriram?

Descobriram mesmo era que o seu fim estava ali decretado, pois os colonizadores impuseram sua língua e cultura não só no Brasil, mas em todos os países da hoje chamada América Latina.

Batizaram todos os índios com nomes cristãos (por isso também temos a proliferação de sobrenomes que remetem a árvores e elementos da natureza) assim como os judeus que mais tarde para cá vieram. Jogaram fora também o Tupi Guarani e instituíram apenas o português como língua oficial. (Eu bem queria falar Tupi e Português, já que até hoje no México e no Perú ainda existem comunidades falando o Quéchua).

Restou então á geração dos nacionalistas exaltar a fauna e a flora e principalmente o povo existente aqui antes da devastação, ou melhor, colonização da nossa terra.

Uma das homenagens que chegou a ser adaptada pro cinema foi o livro CARAMURU – Poema Épico do Descobrimento da Bahia escrito por Santa Rita Durão em 1781, que o diretor Guel Arraes adaptou no ano 2000 com o título CARAMURU – A Invenção do Brasil e causou o delírio dos olhos masculinos com as atrizes globais Camila Pitanga e Débora Secco em cena (e o Selton Mello ...).

(Atendendo a 000001 pedidos)

http://www.youtube.com/watch?v=ILhs9Pao9dc (o youtube não disponibiliza pra jogar aqui.. mas clica aê vale a pena nhaaammm ^^)

(Chega, pedido atendido , voltamos ao texto...)

Somente em 1940, depois que as doenças já tinham matado quase todos os índios brasileiros, e muitas outras tribos latino americanas é que finalmente foi feito o Congresso Indigenista Interamericano, onde todos os países de origem indígena foram convidados a participar e discutir (de acordo com o que sobrou) a cultura e os direitos indígenas. E desde então ficou instituído que o dia 19 de abril seria o dia do índio.

Mas foi apenas a partir de 1943 que o nosso então presidente Getulio Vargas resolveu aprovar a lei através do decreto-lei 5540.

O que nos resta então é lembrar que hoje é dia de todos nós, especialmente dos indios mas também dos descendentes diretos deles.

Esqueça por hoje que você tem ascendencia italiana, alemã (e todas as outras cujos lindos descendentes enchem a boca para falar). Pois, se o seu pai ou a sua mãe nasceram no Brasil, lamento informar, mas o seu sangue também é indigena, e brinque de ÍNDIO .



E pensa bem, a vida deles era bem mais legal, faziam guerras, caçavam, tinha festa no minimo uma vez a cada semana... Era divertido vai e todo dia MESMO era dia de índio...



E é isso galera, esse foi o primeiro texto da Camila Téo (ainda acho que é prima do Guilherme) que nos prometeu escrever sempre que conseguisse um tempo pra perder fazendo isso na vida dela, então... FAÇA O MESMO, cacildis!! AHuAHUAAHuAhaUahaUaHua

Se você tem algo pra nos mandar, a gente publica:
contato@uarevaa.com

E não deixem de conferir o blog da Camila: O mundo se renova A CADA DIA!

Abraços,
Duende Amarelo!

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus