Momento Uarévaa

Hoje é dia de São Patrício
por Romenique Zedeck
Hoje na Irlanda é o dia de São Patricio, padroeiro do país! E enquanto no Brasil, no dia da nossa padroeira é dia das crianças, na Irlanda é “o dia dos adultos”. La é dia de tomar cerveja irlandesa - vendida em pints, uma dose padrão que contém 568 ml - comer pratos típicos, sair na rua para ver/ participar de desfile e já mencionei tomar cerveja?


Para a nossa sorte, o feriado se espalhou para o mundo inteiro e as pessoas, descendentes ou não dos gigantes ruivos, tiram o dia 17 de março para bebemorar o dia desse santo vestindo verde e dourado e usando trevos de três folhas, um dos símbolos do santo.
Mas porque o verde, o trevo e a cerveja num dia de um santo você se pergunta. Aqui vai a explicação:

O Dia de São Patrício (em inglês: Saint Patrick’s Day e em irlandês Lá ’le Pádraig u Lá Fhéile Pádraig), é a festa anual que celebra São Patrício, um missionário cristão e santo padroeiro da Irlanda, considerado o fundador da Igreja Católica no país. A cor verde é associada ao dia de St. Patrick porque é a cor da Primavera, da Irlanda (considerada a Ilha Verde) e do trevo.
Apesar de ter nascido na Grã-Bretanha no século IV, São Patrício foi vendido como escravo para a Irlanda, quando tinha penas 16 anos, voltando para casa 6 anos depois, após ter conseguido fugir de seu cativeiro. Desde então, dedicou-se à vida religiosa e acabou retornando à Irlanda para pregar o Evangelho. Utilizava o trevo de três folhas para explicar como a Santíssima Trindade (Pai, Filho, Espírito Santo) era três e um ao mesmo tempo. É por isso que o trevo de três folhas sempre acompanha a identidade de St. Patrick.
São Patrício é conhecido também por tirar as cobras da Irlanda. É verdade que não existem cobras na Irlanda, e provavelmente nunca houve - a ilha foi separada do resto do continente no final da Era Glacial. Assim como muitas religiões pagãs, o símbolo da serpente era comum e normalmente cultuado. Tirar as cobras da Irlanda provavelmente seria o simbolismo para terminar com essa prática pagã. Embora não tenha sido o primeiro a trazer o cristianismo para a Irlanda, Patrício é considerado como a pessoa que encontrou os Druidas de Tara aboliu seus rituais pagãos. A história conta que ele converteu os chefes e governantes dos guerreiros, batizando-os e a milhares de seus súditos nas "Holy Wells", que permanecem com esse nome.
Com o passar do tempo, as conotações religiosas da comemoração do Dia de São Patrício foram ficando cada vez mais distantes, e a data passou a ser uma celebração da amizade e da cultura irlandesa. E falando em festa, amizade e cultara irlandesa, nada mais lógico do que ter muita CERVEJA!!! E Guinness, de preferência. Yay!

Esqueça toda sua crença/descrença e comemore o dia de São Patrício com os amigos! Tire sai gaita de fole de cima do guada roupa, ponha uma camisa verde e venha se juntar a galera amante de festa e da boa cerveja. Aqui vai uma lista baseada na que eu roubei encontrei no site Botecagem do excelentíssimo Biso, brother veio de guerra e cerveja!

São Paulo

o All Black
o CB Bar
o Drakes
o Dublin
o Finnegans
o Frangó
o Kiaora
o Liverpool (Eu estarei lá as 19 horas!!!!)
o Goodfellas Bar (Ao lado da minha ex faculdade, que está com a semana inteira de comemoração)
o Melograno
o O´Malleys
o PJ Clarks
o Republic
o Rhino PUB
o St. John’s
o The Blue PUB
o The Joy

Curitiba

o Slainte
o Sheridans PUB

São Carlos

o St. Patrick
o Seo Gera

Ribeirão Preto

o Vila Dionísio

São José do Rio Preto

o Vila Dionísio

Campinas

o Nosso Bar

Marília

o Copacabana

Porto Alegre

o Dublin

E não esqueçam de chamar o táxi depois da bebedeira! Antes da bebedeira vocês devem apenas me chamar!

Nome do Autor

Romenique Zedeck

é tecnólogo mecatrônico, fanático por cerejas e por música dos anos 80. Colecionador Magic the Gathering, quadrinhos e rótulos de cerveja. Bon Vivant, sempre está disposto a conhecer um bar/restaurante novo, e escreve por simples excesso de criativiade.

Leia Mais sobre Romenique Zedeck...
Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus