Terror Animado

“Tome cuidado: Em última análise, realidade pode ser exatamente aquilo que pensamos que seja”
Alan Moore





Tema Macabro



O terror está sempre por aí. E quando eu digo isso, não é de forma metafórica. Mesmo que a gente não saiba, em todos os lugares tem alguém (ou algumas pessoas) criando uma história de terror. Essas histórias podem dar origem à livros, filmes, revistas em quadrinhos e até videogames. Podem até dar origem à curtas-metragens de terror.

Mas não pensem que as animações, sejam elas em 3D ou 2D, escapam do terror. Embora pouco se produza do gênero nesse meio (de animações para a TV podemos citar o desenho do Spawn), sempre tem alguém disposto a mostrar o que é capaz de fazer. Talvez seja por acharem que o terror, se vir de algo que não pareça “real” como numa animação, ele perde seu efeito. Bom, quem pensa isso não poderia estar mais enganado. Aproveitando a coluna, me sinto na obrigação de divulgar alguns trabalhos que não fazem parte do mainstream, mas merecem ser conhecidos, por terem uma boa história, por serem bem produzidos e por representar de forma competente o gênero de terror. Obviamente não posso colocar tudo aqui, mas destaquei 4 produções de estilos bem diferentes entre si, mas que trabalham dentro de uma narrativa que pode ser considerada uma boa história de terror.


Alma
Este curta-metragem espanhol tem um tom bastante infantil e lembra um pouco Coraline, de Neil Gaiman, mas nem por isso o curta é menos interessante... E perturbador. Na história, uma criança encontra uma loja de bonecas que possui uma boneca muito especial.

Alma from Rodrigo Blaas on Vimeo.




Drop Out
Essa animação 3D com cara de videoclipe do Marilyn Manson mostra o ciclo de vida em um estranho mundo científico-ficíticio, mostrando uma “seleção artificial” aoinvés da seleção natural que ocorre durante nossa evolução.

Drop Out from Rafael Mayrhofer on Vimeo.




Blood Trail
Um longa-metragem em computação gráfica que lida com estranhas criaturas. Ainda em fase de captação de recursos para o seu lançamento, a produção ainda está sendo produzido e, diferente dos outros mostrados, será um longa-metragem. Como ainda não está finalizado, fique com o teaser liberado pela produtora:




AD
Para não dizer que os grandes estúdios não investem no gênero, um dos produtores de Terra dos Mortos e 300 está desenvolvendo essa animação cuja única coisa que sei é que envolve zumbis. Aí vai o teaser:



Esta é apenas uma pequena amostra do quanto de produções interessantes temos por aí. Espero que sirva de incentivo para que vocês busquem conhecer melhor trabalhos mais autorais e independentes, que não raro são muito melhores que as produções caprichadas feitas no mainstream. Mais posts sobre animações de terror vão aparecer por aqui eventualmente, em 2d, 3d, independente, mainstream, curta ou longa metragem, para tv ou para cinema.

Na próxima Madrugada:
Eles existem há milênios, já passaram de criaturas demoníacas a grandes sedutores. Mas o mais notório a respeito deles é sua sede por sangue... Humano. Na próxima semana, começa uma série de matérias sobre as maiores criaturas das histórias de terror: Os vampiros. Uma história complexa e cheia de mudanças, mas principalmente...Uma História de Sangue.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus