Resumão LOST

Feliz 2009 rapaziada.

Depois de um pequeno hiato, o Moura em Série volta na temporada 2010. Como todo bom filho de Deus, tirei umas merecidas férias pelo mundo e agora volto.


E volto em um dia mais do que especial.

Lost, a última temporada, acaba de estrear nos Euazes e no torrent mais perto de você. Aqui na terra brasilis, a AXN há de apresentá-lo daqui uma semana, mantendo sempre esse período de sete dias de diferença com a gringolândia. Nada mais justo, pra uma série que depende de total ausência de spoilers para ser bem apreciada.

Mas o que eu vou fazer hoje é um breve apanhado de tudo que aconteceu nas cinco primeiras temporadas para que nossa mente esteja latente e fresquinha para o que vem por aí.

Vambora?

Primeira temporada

Jack acorda no meio do mato, confuso. Pelos olhos do médico descobrimos um grande acidente aéreo que deixou 48 sobreviventes numa ilha aparentemente deserta. Além dele conhecemos Kate, a fugitiva; Sawyer, o trapaceiro; Locke, o misterioso; Jin e Sun, um casal em vias de se separar; Michael, um pai tentando conquistar seu filho, Walt; Boone e Shanon, meios-irmãos que possuem uma estranha relação; Charlie, um roqueiro viciado; Hurley, o bonachão atrapalhado; Sayid, um soldado iraquiano; Rose, uma senhora que acredita piamente que seu marido sobreviveu à queda; e Claire, uma garota grávida.


Logo de cara descobrimos que a ilha possui um misterioso monstro que ataca o piloto, ursos polares livres andando em pleno cenário tropical e mistérios surpreendentes. Locke se descobre podendo andar, sendo que antes do acidente era paraplégico. O pai de Jack aparece vivo, sendo que estava sendo transportado em um caixão. E crianças começam a ser seqüestradas no meio da noite. Sayid descobre uma mulher francesa que vive se escondendo na selva e o alerta sobre “Os outros”. Locke e Boone descobrem uma escotilha subterrânea e decidem investigar. Jin, Michael, Sawyer e Walt, com a ajuda dos demais sobreviventes, constroem uma jangada com o intuito de sair para buscar ajuda, mas são interceptados pelos outros em uma lancha e Walt é seqüestrado. Boone morre em conseqüência de um acidente em um avião que estava pendurado em um desfiladeiro. Jack e Locke finalmente abrem a escotilha e temos um vislumbre apenas da escuridão.



Segunda temporada

Descobrimos que quem vive na escotilha é Desmond, um cara que chegou a ilha em um veleiro, enquanto participava de uma volta ao mundo patrocinada pelo seu sogro, e desafeto, Charles Widmore, para provar a ele que era digno do amor de Penny. Descobrimos que existem mais sobreviventes, da calda do avião, que caíram do outro lado da ilha. Eles entram em atrito com Sawyer, Michael e Jin por acreditar que eles são os outros. O encontro entre os sobreviventes da cauda do avião com os demais se dá de forma trágica, e Ana Lucia, a policial, mata Shannon por acidente. Com ela estão Mr. Eko, um brutamontes religioso; Libby, uma psicóloga; e Bernard, marido de Rose.


Sayid entra em conflito com Ana Lucia, mas acaba aceitando que a culpa é dos Outros e promete vingança. Os sobreviventes se unem. Enquanto isso, Locke descobre por Desmond que este passara os últimos anos apertando um botão a cada 108 minutos, pois acreditava que estava salvando o mundo desta forma. Locke assume para si a responsabilidade da tarefa quando Desmond parte. Claire é seqüestrada pelos Outros, e acaba sendo resgatada, mas sem memórias de nada. Os conflitos com Os Outros continuam, até que um homem que se apresenta como Henry Gale é capturado. Ele diz ter chegado à ilha de balão. Sayid o tortura tentando descobrir se o que ele falava era real, mas Henry é irredutível em sua historia. Mas uma expedição ao local da queda do balão revela que o homem mentia. Enquanto isso, Michael está desesperado para encontrar Walt, e acaba sendo capturado pelos Outros. Ele retorna ao acampamento dos sobreviventes e pede ajuda a Jack, Kate, Sawyer e Hurley. Michael mata Ana Lucia e Libby para libertar o falso Henry Gale. Mas não antes deste convencer Locke que apertar o botão era uma bobagem


Jack, Hurley, Sawyer e Kate são capturados, como parte do combinado com Michael, que teve seu filho de volta, junto com um barco que o leve pra fora da ilha. Quando Locke não aperta o botão, a escotilha implode e uma grande descarga eletromagnética é liberada, a mesma que havia derrubado o avião da Oceanic anteriormente.


Terceira Temporada

Sawyer e Kate são mantidos em jaulas, enquanto Jack numa cela no interior de uma escotilha. Lá ele descobre que o verdadeiro nome de Henry é Ben Linus, o líder dos Outros. Ele também conhece Juliet, uma dúbia médica que fica responsável por ele. Ben revela a Jack que possui um tumor e pede que ele o opere. Jack acaba cedendo ao ver Kate e Sawyer juntos por um monitor. Porem durante a operação ele corta um órgão vital de Ben e ameaça deixá-lo morrer se Kate e Sawyer não forem libertados. A dupla consegue a ajuda de Alex, filha de Ben, que na realidade fora seqüestrada por ele da verdadeira mãe, Rosseau. De volta ao acampamento eles revelam tudo a Sayid, e eles partem ao resgate de Jack, apenas para, espreitando, descobrirem que Jack estava muito bem adaptado a vila dos Outros.


Mr. Eko é morto pelo monstro de fumaça, ao ficar cara a cara com ele. Locke está cada vez mais próximo dos Outros, que o consideram uma espécie de escolhido. Jack e Juliet chegam ao acampamento, e todos desconfiam deles. Locke pede a Ben que o leve até Jacob, o misterioso grande líder dos Outros. Ao chegarem a uma barraca no meio do nada, Locke encontra um lugar vazio, e duvida da palavra de Ben. Logo tudo começa a se mover sozinho e um vulto surge em uma cadeira, enquanto Locke houve um mórbido “me ajude...”

Desmond, depois do incidente com a escotilha, passa a ter flashes do futuro, e salva a vida de Charlie mais de uma vez. Sun revela a Juliet que está grávida e se preocupa pois Jin é estéril. Juliet prova sua lealdade ao revelar que os Outros pretendem seqüestras as mulheres que possam estar grávidas. Uma mulher, Naomi, cai de pára-quedas na ilha e diz estar à procura de Desmond a pedido de Penny. Os sobreviventes arrumam uma armadilha para os Outros, com tocaia de Bernard, Sawyer e Jin. Os demais, liderados por Jack vão até a torre de rádio para usar o telefone por satélite. Charlie e Des vão à estação submersa que inibe sinais de radio. Charlie descobre por ali que Penny não é a dona do barco, e acaba se sacrificando para salvar Desmond e avisá-lo que o barco não é da Penny.


Prestes a fazer a ligação, com Ben capturado, Naomi é acertada por uma faca lançada por Locke. Locke diz a Jack que ele não deve ligar, mas Jack o ignora e pede ajuda, sendo prontamente atendido.


Quarta temporada

Um cargueiro se aproxima da ilha, e um helicóptero é mando para lá. O helicóptero acaba se acidentando, mas seus passageiros sobrevivem. Miles, um médium; Charlotte, uma antropóloga; Faraday, um físico; e Frank Lapidus, o piloto.

Logo descobrimos que apenas seis sobreviventes do vôo Oceanic deixaram a ilha: Jack, Kate, Hurley, Sayid, Sun e... Aaron – o filho nascido na ilha de Claire. Em flashes de fora da ilha, no futuro, descobrimos que os seis mentiram sobre serem os únicos sobreviventes do acidente.


Na ilha, ainda no presente (isso é meio relativo, mas enfim) os sobreviventes se dividem entre os seguidores de Jack, que acreditam no cargueiro, e os de Locke, que pretendem se esconder e tomam a vila dos Outros. O quarteto de resgate revela que salvar os sobreviventes da Oceanic não é a prioridade deles. Entre atritos e brigas, eles forjam uma aliança com os quatro, que revelam que o verdadeiro objetivo é capturar Benjamim Linus. Um grupo de soldados é mandado à ilha e uma verdadeira guerra começa. Keamy, um soldado leal a Charles Widmore, o verdadeiro dono do cargueiro, usa de força extrema em sua missão. Entre outras , ele mata Rosseau, e Alex, na frente de Ben.


Durante a fuga, Claire desaparece. Uma aliança entre os sobreviventes e os Outros garante uma vitória, dando a chance aos sobreviventes de saírem da ilha. Eles descobrem que Michael é um espião a serviço de Ben dentro da embarcação. Durante a fuga, as coisas começam a dar errado, o cargueiro explode com Jin e Michael a bordo. Sawyer pula do helicóptero para poupar combustível.

Ben diz a Locke que eles precisam mover a ilha, vai até uma roda dentada numa caverna e a gira, fazendo a ilha sumir.

O helicóptero, sem combustível, cai na água, mas Desmond, Lapidus e os Oceanic Six são resgatados pelo barco de Penny, que havia rastreado o sinal da ligação de Desmond. Os seis combinam de não revelar a verdade do que ocorrera na ilha para proteger os que ficaram para trás e Kate adota Aaron como seu filho.


Quinta temporada

Com o movimento da ilha, coisas estranhas acontecem. Os sobreviventes passam a saltar no tempo, indo para diferentes épocas na ilha. Sawyer, Juliet, Locke, Charlotte, Faraday, Miles, além de Jin, que sobreviveu a explosão, pulam de tempo em tempo até que Locke decide girar novamente a roda dentada, os prendendo em 1974, mas não antes de Charlotte morrer por não agüentar o processo da viagem no tempo.

Locke, entretanto, é teleportado para fora da ilha, no mesmo lugar onde Ben foi parar quando fez o mesmo processo. Ele logo é resgatado por homens de Widmore e passa a visitar cada um dos Oceanic Six com o intuito de convencê-los a voltar para a ilha. Ao falhar ele se desespera e tenta o suicídio, impedido por Benjamim Linus. Depois de contar tudo ao rival, ele é enforcado por Ben, que simula o seu suicídio.


Jack, transtornado pelos acontecimentos, é o único que concorda em voltar, desesperado, para a ilha. Mas por força do acaso, todos acabam entrando no avião. Kate quer reencontrar Claire e devolver-lhe o filho. Sayid é capturado por uma mulher, Illana, e forçado a embarcar. Hurley concorda após um estranho encontro em um taxi, e compra quase todos os lugares do avião. Sun se une a eles quando Ben garante a ela que Jin está vivo e bem, na ilha. Locke está num caixão. Apenas Desmond e Aaron não entram no avião, sendo que o primeiro não vê motivos para deixar Penny novamente e o segundo fica aos cuidados da verdadeira avó. E qual não é a surpresa de todos quando descobrem que Lapidus é o piloto da aeronave.

Em 1977 os sobreviventes são encontrados pela Dharma Iniciative, um grupo cientifico que vivera lá na época estudando a ilha, e do qual Ben fazia parte, até assassinar a todos e se unir aos outros, e os enganam conseguindo entrar para o grupo. Sawyer assume o codinome Lafleur e a posição de chefe de segurança. Miles e Jin também trabalham na segurança, e Juliet, agora namorando Sawyer, trabalha na mecânica.


O avião sofre uma turbulência, como esperado, e cai na ilha, repetindo o evento. Porém o avião cai no tempo presente, com Ilana, Locke, Lapidus, Ben e Sun, e mais alguns figurantes. Kate, Jack, e Hurley vão parar em 1974 e são encontrados por Jin. Sayid também vai parar no passado, porém, no meio da selva. Eles são integrados a Dharma também: Jack como servente, Kate na mecânica e Hurley na cozinha.

Jack parece perdido sem saber o que fazer, enquanto Sawyer agora toma as rédeas da liderança. Isso até a chegada de Faraday e um plano absurdo. Ele quer explodir uma bomba nuclear na escotilha, aquela que foi responsável pela queda do Oceanic 815, e mudar o futuro. Jack abraça a idéia ao lado de Sayid, que havia sido confundido com um dos Outros e mantido em cativeiro. Alias, nesse período, Sayid tentou matar o jovem Ben, mas o garoto é salvo de um tiro mortal dado pelo iraquiano por Kate e Sawyer, que o entregam aos Outros para que ele seja salvo. A iniciativa Dharma descobre a mentira dos sobreviventes e eles partem numa fuga, mesmo com Sawyer, Juliet e Kate não concordando com o plano de Jack e Sayid.

No presente, Sun parte em busca de seu marido com Lapidus, o assustado Benjamin e o recém ressuscitado Locke. A maior apreensão de Ben é que nunca ninguém ressuscitou na ilha. Eles encontram uma foto da Dharma com seus amigos nela, datada de 1977. Locke força um encontro de Ben e o monstro de fumaça, que o deixa viver, mas não sem antes tomar a forma de Alex e mandar que ele obedeça A Locke a qualquer custo. Locke diz a Ben que eles devem ir até Jacob, e Ben deve matá-lo.

No passado, os sobreviventes levam a bomba até o local da escotilha , mas um acidente causa uma descarga eletromagnética que começa a sugar tudo para o buraco. A bomba cai e não detona, mas Juliet é puxada para dentro do buraco também, se ferindo gravemente.

No presente, Locke e Ben entram no que fora uma estatua imensa, e agora apenas o pé restou, e encontram Jacob. Sobre Jacob, ele aparentemente é um homem comum, mas que esteve sempre, com a mesma aparência, em diversas épocas, inclusive nos momentos mais importantes das vidas dos sobreviventes.


A primeira cena do ultimo episodio mostra Jacob conversando embaixo da estatua com aquele que parece ser seu rival, e debatem sobre a natureza e evolução humana, até que seu rival promete encontrar uma forma de matá-lo. Depois de uma discussão, Ben apunhala Jacob, e Locke o joga no fogo. Ao mesmo tempo, do lado de fora, Illana e seus aliados abrem um baú e dele cai o corpo morto de John Locke.

Em 1977, no fundo do buraco da estação, Juliet usa suas ultimas forças para bater com uma pedra na bomba.


E um clarão surge, mostrando um fundo branco com a logo de Lost em preto, ao contrario do que sempre vimos.

E a sua cabeça explode nesse momento.

A sexta e final temporada promete responder todas as dúvidas. E eu já to maluco para
ver tudo!

É isso aê rapaziada... O post ficou longo, mas vale a pena o resumão para aproveitar ao máximo tudo que a sexta temporada vai jogar na nossa cara!

E semana que vem, uma surpresa pra quem curte Lost e o Uarévaa. Aguardem.

Até o próximo episódio!

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus