Noturno

UARÉVIEW
por Freud


Vampiros são MONSTROS. Eles não vão sentir culpa por terem te atacado, nem te poupar com peninha de voce. Eles não vão se apaixonar por voce e nem voce por eles (a não ser que tenhas um gosto MUITO estranho, rs)..... Eles estão com fome e o sangue humano é alimento!

Seja bem vindo à Noturno (The Strain), primeiro livro do famoso cineasta Guilhermo Del Toro, escrito em parceria com o autor Chuck Hogan (foto de ambos ao lado), e início da Trilogia da Escuridão, cujas sequências devem sair em 2010 e 2011, respectivamente.

O livro, após um pequeno prelúdio, começa em clima de suspense, devido ao inexplicável "apagão" de um avião de passageiros, vindo de Berlim, na pista do aeroporto JFK, em Nova York. Logo após seu pouso, ninguém deixa o avião ou faz qualquer contato e a aeronave simplesmente permanece "morta" no meio da pista. Esses primeiros momentos de suspense podem ser conferidos "de grátis" no preview disponibilizado pela editora.

Só então somos apresentados ao Dr. Eph Goodweather, epidemologista líder de uma equipe especial responsável por identificar possíveis ameaças biológicas. Seus passos na tentativa de esclarecer o que aconteceu no avião e salvar 4 sobreviventes da tragédia o tornam o principal guia do leitor no crescente mistério a respeito da tragédia e dos estranhos sintomas apresentados pelos sobreviventes.

Mas o livro não segue só o Dr Eph, sua equipe e sua família. Desde o início muitos personagens aparecem, carregando a narrativa para seus pontos de vista, alguns durante todo o livro, outros só em pequenos trechos, mas todos são bem críveis e conquistaram minha atenção e curiosidade sobre seus destinos. E não posso deixar de citar Abraham Setrakian, um senhor, proprietário de uma loja de penhores, que tem sua estória tanto no tempo presente como em ótimos interlúdios (inclusive o já citado prelúdio) que mostram seu passado, sua trajetória até ali. Abraham é sinixxxxxtro, rapá, o coroa é fodão, rs....

Conforme acompanhamos o que acontece aos sobreviventes o clima de mistério e suspense vai dando lugar para o terror, resultando em, pra mim, as melhores passagens do livro. A escolha por representar os vampiros como "vitimas de um vírus" mostra-se mais do que acertada. Sim, os vampiros de Noturno são humanos contaminados por um "novo vírus". E novos vírus são um medo real pra todos nós, uma ameaça muito presente hoje em dia após tantos alertas de gripes suínas e aviárias, um medo contra o qual nos sentimos muito vulneráveis, impotentes e incapazes de enfrentar ou evitar dependendo de sua força. Agora junte algo assim ao angustiante relato de vítimas que, devido a esse novo vírus, começam a perder sua razão para virar puro instinto selvagem, enxergando até mesmo seus entes mais queridos única e exclusivamente como alimento.

Aos poucos, temos mais ação, a trama vampiresca vai se esclarecendo e como toda "nova versão" de vampiros, ficamos sabendo quais mitos "funcionam ou não" pra esses vampiros. De uma forma ou de outra as principais "regras" são citadas e adequadas a essa "versão biológica": a aversão ao sol, o não poder andar sobre água corrente, a prata, o alho, os espelhos, etc... Fora a "invisibilidade" nos espelhos, cuja explicação foi estranha e não me pareceu ter muito nexo, gostei da abordagem.

Já próximo do final do livro o clima muda para uma, por vezes interessante, mas já batida "caça aos vampiros". O supense passou, o terror já foi assimilado, é hora da ação. É hora do pau comer contra o "mestre do mal". É hora de descer o cacete no "chefão da fase", rs, e, pra mim, o livro cai bastante ai. O ritmo acelera muito rapidamente e, embora tudo seja aceitável, vira algo já conhecido e previsível.

No geral, gostei bastante, recomendo a leitura e certamente lerei as continuações.

Editora Rocco
464 páginas
Acabamento Brochura
Formato Médio
ISBN: 9788532524638

PS.: Confiram o site oficial em português, com vídeo (legendado) do Del Toro falando sobre o livro e outras informações.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus