Brimstone

Graças ao aquecimento global, tem ficado mais e mais confortável subir aqui todo dia.

O diabo – Brimstone





Tema Macabro




Boas séries de terror são realmente difíceis de se encontrar. Primeiro porque os produtores investem muito menos nesse gênero do que nos outros, que trazem mais resultados imediatos e possuem um público mais abrangente. E segundo porque, das poucas emissoras e produtores que se arriscam e ousam em séries do tipo, apenas algumas acabam fazendo sucesso suficiente para continuar por várias temporadas, ser reprisada ou lançada em DVD. Por essa razão, existem algumas séries que acabam injustiçadas justamente por não terem uma segunda chance, seja na TV ou em DVD. É o caso da série Brimstone.

Brimstone conta a história de Ezequiel Stone, um policial de Nova York (o mais condecorado da cidade), que teve sua mulher estuprada por um criminoso. Apesar de Stone conseguir capturar o criminoso, ele acaba sendo liberado das acusações. Furioso, o policial mata o bandido a sangue frio mas, como ironia pouca é bobagem, dois meses depois acaba sendo assassinado, indo diretamente para o inferno. 15 anos depois, 113 demônios conseguem escapar do inferno devido a um evento ignorado e Stone é mandado de volta à terra com o objetivo de levar essas criaturas de volta ao inferno. Para isso, o ex-policial deve ferir os demônios através dos olhos, pois como explica o diabo em pessoa, “os olhos são a janela da alma”. Quando na terra, Stone passa a possuir 113 tatuagens, cada qual representando um dos demônios que ele deve encontrar. Quando um deles é mandado de volta para o inferno, sua tatuagem correspondente desaparece do corpo de Stone.



Na terra, Ezekiel Stone se mistura aos mortais, mas a volta para “casa” tem algumas vantagens e desvantagens. Assim como as criaturas fugitivas, Stone posui algumas habilidades sobrenaturais, não pode morrer (a menos que destruam os seus olhos, assim como no caso dos fugitivos), não sangra e não sente dor (a não ser que seja ferido por um fugitivo). Pelo fato de Stone estar carregando U$$36,27 em seu bolso quando morreu, a cada dia, acorda com exatamente essa quantia no bolso, mas infelizmente esse valor não é cumulativo. Ou seja, guardar dinheiro para comprar um carro, por exemplo, nem pensar...

Brimstone foi lançada em 1998, na época em que Millennium estava quase em seus últimos momentos, e infelizmente não conseguiu durar uma temporada inteiro, ficando apenas em 13 episódios (número comum para séries de mid season – séries “tapa buraco” entre uma temporada e outra de uma série de sucesso), o que é uma pena. Infelizmente, se você quiser assistir a essa série, encontrará muitos obstáculos. Brimstone não foi lançada em DVD, e nem há planos para tal; é possível encontrar a série na internet, mas só existem legendas para o primeiro episódio, até onde pude observar. Se você souber inglês, no entanto, isso não será um problema.

Apesar de lidar com um contexto puramente cristão, a série era muito interessante, principalmente por conta das situações curiosas pelas quais Stone às vezes tinha que passar, além do tom irônico e sarcástico da série (na maioria das vezes encarnada pelo diabo) que dava um diferencial bacana para o programa.

Algumas frases e diálogos memoráveis:

[Stone encontra o diabo no elevador]
Ezekiel Stone: Sobre ou desce?
Diabo: Adivinha.

Ezekiel Stone: Que diabo você pode saber sobre amor?
Diabo: Amor, a mais deliciosa das emoções. Sem amor, eu e você estaríamos sem emprego.

Padre: O Diabo, ele aparece para você como um homem?
Ezekiel Stone: Sim. Ele parece muito com um garoto que eu costumava espancar na sexta série... Aposto que é de propósito.

Diabo: Foram derramadas mais lágrimas por orações atendidas do que por aquelas que não foram ouvidas.

Curiosidades:
- O diabo é interpretado por John Glover (o Lionel Luthor de Smallville);
- O valor de $36,27 que Ezekiel Stone “recebe” todo dia é uma referência bíblica à Esequiel 36:27. que, a quem interessar, diz: “E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.”
- Brimstone, em inglês, significa "Enxofre" (Acho que não preciso explicar a referência, né?).



Na Próxima Madrugada:
O que é mais assustador: O desconhecido e extraordinário ou o que é real? E quando ambos são a mesma coisa? Na próxima semana, Fogo no Céu.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus