Alanis Morre 7

Eaeee meu povo! Vamos com tudo nessa segundona show de bola para dar mais uma olhada em alguém que faz o rock and roll acontecer? Dessa vez eu falarei de uma mulher!!
Alanis Nadine Morissette nasceu em Otawa Canadá, filha de Alan e Georgia Morissette. Seu nome foi escolhido assim porque seu pai queria uma versão feminina do seu. Achou Alanis num jornal e tacou na filha! A menina nasceu com a bunda enfiada na lua pra falar o português claro. Aos 6 anos de idade aprendeu a tocar piano, aos nove já compunha suas próprias músicas, com 10 anos foi atriz numa TV a cabo e fez seu primeiro single, "Please Stay With Me" aos 14, assinou um disco em acordo com a MCA/Canadá e com 21, fez seu primeiro sucesso....alguém me empresta uma marreta?¬¬

Em 1987 um empresário levou a pequena talentosa em um musical infantil no Festival de Primavera das Tulipas da cidade. Com 12 anos já tocava numa banda chamada New York Fries. Alanis Já era famosa por conta de um programa de TV para pré-adolescentes (You Can't do That on Television da Nickelodeon), no papel de uma aspirante a estrela do rock num filme pequeno, co-estrelando com o futuro astro da série Friends, Matt LeBlank. Um cara chamado Klovan prestou atenção na menina prodígio e lhe garantiu outras oportunidades e fez um vídeo para ser enviado as gravadoras de Paris com o nome simples de “Alanis” o tiro deu tão certo que logo assinaram um contrato com a MCA Records, o trabalho foi um dance pop isso rolou em 1991 o single “Too Hot” já entrou no top 10, veio disco de ouro,platina e foi indicada para três Juno Awards (um prêmio canadense equivalente ao Grammy ); Single do ano, melhor álbum de dance e cantora mais promissora....já acharam uma marreta ai???

A coisa ia tão bem que Morissette chegou a abrir os shows do Vanilla Ice meeeeoooo ( ICE ICE BABY..kkkkkkkkkk) fez até um filme em 1993 pô “Uma Garota Especial”. Depois disso começou a trabalhar no novo álbum e num foi muito bem aceita na mudança de som, daquela festa sonora Teen, Alanis tentou uma coisa mais “séria” e a merda foi tão grande que acabou em disco de platina! Nem nasceu com a bunda enfiada na lua né? Eu disse...eu disse. Alanis nisso tudo tinha 17 anos....cara....17 anos!! Enquanto a galera do colégio não sabia em que galho pular pra seguir uma carreira a menina se preocupava em achar novos colaboradores para seus trabalhos, sem sucesso nos contatos a coisa foi ficando feia até o ponto de ela vir para Los Angeles e ser assaltada com uma arma na cabeça..se fosse no Rio de Janeiro ou Sampa então...rs..todo mundo tem uma fase ruim né? Mas no comecinho de 1994 a iluminada teve a coragem de bater na porta do produtor e compositor Glen Ballard. Com ele encontrou uma equipe de produção formada por Quincy Jones (que trabalhou com Michael Jackson em "Man in the Mirror" e mais um monte de gente que perderam a importância depois desse nome ai..rs).

Depois desse contato as coisas começaram a novamente entrar nos eixos, com alguém para guiá-la e direcionar a sua potente voz o sucesso era inevitável. A parceria fez com que Alanis se mudasse para Los Angeles. Nesse processo Morissette se viu em seu maior desafio, sair do jeito infantil de fazer musica e encarar coisas novas na carreira, as letras que ela escrevia agora mostravam sua sexualidade, seus relacionamentos que deram errado, sua busca pela perfeição, sua relação com a Igreja Católica e outras questões relacionadas à sua identidade e reinvidicação, ao mesmo tempo com um certo tom de otimismo. "Jagged Little Pill" foi o álbum dessa transição e daí pipocou o hino neo-feminista "You Oughta Now". A Mississippi Houseof Representatives passou uma resolução de honra ao co-autor da musica, Ballard, mas depois de ouvir a voluptosa letra e percebendo que eles incluiram a palavra "F" (de "fuck"), retiraram as honras....grandes merda né?


Alanis foi e ainda é “descriminada” por ter raízes pop/dance e as atitudes da época em que começou a se destacar mas é impossível deixar de lado o inesquecível "Jagged Little Pill", cujas músicas têm estado nas votações das 10 mais desde 1995, conseguiu 6 impressionantes indicações para o Grammy Awards 96 (ela voltou para casa com troféus de Álbum do Ano, Melhor Performance Vocal com "You oughta now", e o melhor álbum de rock). Pra se ter idéia de como a coisa toda ocorreu o album vendeu mais de 26 milhões de cópias esde junho de 1995 (lançamento do álbum), "Jagged Little Pill" ultrapassou o primeiro álbum de Whitney Houston (13 milhões) como melhor best-seller de todos os tempos da voz feminina.
Em 1998 Alanis coloca a mochila nas costas e se pica pra India buscando alguma paz, tranqüilidade e dali mesmo começou a trabalhar no novo CD “Supposed Former Infatuation Junkie". "Thank U" merece um destaque por prestar uma homenagem à Índia, demonstrando também conceitos pessoais de fragilidade, desilusão e silêncio, muito diferente daquela "menina zangada" de "You Oughta Know".

Em 2000 ela gravou o ótimo acústico MTV, e acabou entrando pra lista dos mais vendidos do mundo (e eu num tenho o meu!!).


Em 2002 lançou ainda o CD Under Rug Swept, com composições mais maduras que lembrava a temática feminista do seu primeiro álbum. Este disco foi o primeiro no qual Alanis participou da produção com suas próprias mãos. O disco lançou hits como "Hands Clean" e "Precious Illusions", e ainda contém a música "Utopia", lançada de graça pela Internet em homenagem aos eventos dos ataques de 11 de Setembro de 2001.

Depois de “Under Rug Swept” ser lançado, muitas músicas já prontas sobraram e foram lançadas juntamente com um DVD de um show em Rotterdam, na Holanda. Feast On Scraps foi lançado no dia 10 de Dezembro de 2002 contendo nove músicas. Este é um álbum bem peculiar dentro do padrão musical da cantora, em que são utilizadas muitas guitarras distorcidas, sobreposição do vocal e tempos mais rápidos

Em Maio de 2004, Alanis lança o álbum So-Called Chaos, produzido pela própria, juntamente com Tim Thorney e John Shanks. Ela se afirma, num álbum autoral e confessional, compondo músicas que sintetizam seus esforços passados e sua maturidade.

No dia 13 de junho de 2005 seu CD de maior sucesso, Jagged Little Pill, completou 10 anos de lançamento, e Alanis aproveita a data comemorativa para gravar Jagged Little Pill Acoustic, disco que reúne 12 versões acústicas e reflexivas do álbum mais famoso da trajetória musical da cantora. Optando por instrumentos orgânicos e um arranjo bem mais elegante que na versão original.

No dia 15 de novembro de 2005 Alanis Morissette faz um compilação dos grandes sucessos de sua carreira com a coletânea The Collection, que inclui dentre as canções gravadas anteriormente a cover de "Crazy", do cantor Seal e Let's Do It (Let's Fall In Love) gravada originalmente para a trilha do filme De-Lovely. O disco também chegou às lojas em uma edição especial contendo um DVD com um documentário sobre a cantora.

Durante o ano de 2007, Alanis juntou vários cadernos de anotações para escrever seu novo álbum Flavors of Entanglement, que foi lançado no dia 30 de Maio de 2008. O disco, que tem 11 faixas, foi produzido juntamente com Guy Sigsworth. Optando por arranjos largamente diferentes de seu estilo musical, Alanis experimenta mixagens eletrônicas e letras mais otimistas.



E chega né??? Alguém ai leu tudo?? Avá...duvido.
Let´s Rock!
Duende Amarelo.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus