Sushi de Sardinha

Para Para パラパラ

Salve salve simpatia!A coluna de hoje ia atrasar, mas resolvi deixar de ser vagabundo, matei o trampo e resolvi postar para vocês! Hahahahaha.
Bem hoje vou falar de uma coisa que só podia ter nascido no Japão. Cara ou o Japão é um dos países mais avançados culturalmente, ou só tem doido la!
Se vocês estão cansado da “Dancinha Indiana” é hora de conhecer o PapaPara a “Dancinha Japonesa”!



Para Para é uma dança japonesa popular solo. Diferentemente de dança de clube e danças de festas rave, ela é mais específica, com movimentos predeterminados para cada música, e todos fazem os mesmos movimentos ao mesmo tempo, assim como dança sincronizada. A grande diferença é que o PapaPara dá mais ênfase aos movimentos dos membros superiores.
O nome veio do “lalala lalarala” que os japas usam: “pararara pa parara ra”. Os jovens que praticavam a dança cantarolavam sempre para marcar o ritmo e os passos, os pais que viam esses jovens dançando e cantarolando e falavam: - “Lá vai o(a) garoto(a) dançar o PapaPara.”.

Então os clubes de Eurobeat, pois é esse o principal estilo dançado pelo PapaPara, começaram a criar vídeos didáticos com passos da dança, fazendo com que os grupos que criavam as coreografias para seu clube, o seu grupo oficial de PapaPara.
Com o estilo musical em alta a produtora Avex Trax, que já era dona da série “Super Eurobeat” (cd de compilação de músicas do estilo eurobeat por diversos selos italianos), criou o grupo ParaPara Allstars, que fazia além de eventos promocionais da dança uma série de vídeos didáticos denominados ParaPara Paradise. Começaram então a ser criadas as coreografias oficiais, denominadas “rotinas”. Alguns clubes de dança juntavam alguns dançarinos e gravavam em vídeo as rotinas para serem entregues na noite em que o clube tocava “Eurobeat”. Daí para cair no youtube já viu né?
Muitos artistas que faziam sua versão eurobeat para que criassem uma rotina pra música deles. Até esse ponto não havia meios de se encontrar as coreografias de ParaPara nas lojas. Algumas produtoras começaram a escolher grupos de dançarinos profissionais para lançar vídeos que todos podiam ter. No Japão, por exemplo, até figuras infantis conhecidas, como a Hello Kitty e a turma do Mickey dançam ParaPara.



A primeira vez que eu vi o ParaPara eu achei riduculo de verdade. Era o tipo de coisa que me dava vergonha alheia de ver. Mas cara, depois que eu vi o fodastico Hinoi Team (e a gatíssima Asuka Hinoi) o meu conceito sobre o ParaPara subiu. Comecei a pesquisar os grupos fodões e vi muita coisa legal, bem produzida, diferente e tal. Vale a pena dar uma olhada no youtube os vídeos de ParaPara, principalmente os do Hinoi Team.



É isso ai galerinha! Espero que tenham curtido mais uma doidera made in japan! Até semana que vem.
Baaaaaaaanzaaaaaai! lol

Nome do Autor

Romenique Zedeck

é tecnólogo mecatrônico, fanático por cerejas e por música dos anos 80. Colecionador Magic the Gathering, quadrinhos e rótulos de cerveja. Bon Vivant, sempre está disposto a conhecer um bar/restaurante novo, e escreve por simples excesso de criativiade.

Leia Mais sobre Romenique Zedeck...
Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus