Moura em Série

SOM & FURIA



Há quem diga que a produção nacional não presta. Que nada feito ou exibido na TV brasileira tem qualidade. Eu mesmo já escrevi textos aqui sobre a dificuldade em se fazer produtos de excelência no Brasil.
Mas muito disso também é preconceito.

Não quero entrar em méritos desse tipo, pelo menos não hoje, mas acho inegável que tão bitolado, ou muito mais bitolado, do que a dona de casa que assiste religiosamente a sua novela, é o comunista de faculdade que diz que tudo é culpa da Rede Globo e não assiste televisão porque massifica o povo. Prefere fumar maconha sentado na praça da cidade e depois bater um McDonalds para matar a larica. Realmente um exemplo de revolucionário, com sua camiseta Hering do Che.
Mas realmente este não é o tópico de hoje (mas com certeza ainda será). O assunto de hoje é louvar uma produção nacional que trouxe qualidade, conteúdo e diversão ao telespectador, mas percebo que não foi lá muito comentada.

A principio quero citar a mini-série da Globo que tinha toda a cara de seriado – e em minha opinião deveria ter sido exibida semanalmente ao invés de diariamente, ampliando seu tempo na tela de poucas semanas para alguns meses. Trata-se de Som & Fúria.


Começo dizendo que é sem duvida o melhor programa dos últimos anos na televisão brasileira. O ritmo, o enredo, o roteiro, as tiradas, o humor sarcástico e inteligente, e as favas com o politicamente correto. A direção de Fernando Meirelles, que adaptou a série canadense “Sling and Arrows“ trouxe um elenco perfeito em uma trama redondinha.
Tudo se passa nos bastidores da Companhia de Teatro Municipal. Pedro Paulo Rangel, Felipe Camargo e Andréia Beltrão são o trio de protagonistas, que na historia, outrora foram melhores amigos, o primeiro o diretor e os outros dois os protagonistas do maior sucesso do municipal, na época, Hamlet. Porém um dia Dante (Camargo) surta e deixa a peça, após pouquíssimas apresentações, deixando Oliveira (Rangel) e Elen (Beltrão) na mão, e com um grande ressentimento.


Mas a morte de Oliveira faz com que Dante, anos depois, seja convidado a ser o novo diretor artístico do Municipal, para rancor do diretor financeiro do grupo, Ricardo (Dan Stulbach). Aliado, e manipulado, pela vilã da primeira fase da trama, a secretária de cultura Graça (Regina Casé), farão de tudo para sabotar Dante e conseguir colocar Ricardo no cargo de diretor artístico – criando assim espetáculos mais comerciais.
Mas Dante conta com a ajuda inconveniente do espírito de Oliveira, que o aconselha e perturba na mesma intensidade.
Some-se a isso um ator de novela das sete, que como ator é um ótimo surfista, Jacques (Daniel de Oliveira), que é chamado por Ricardo para o papel de Hamlet, Kátia (Maria Flor), uma atriz iniciante que batalha para mostrar seu talento e mais uma coleção de coadjuvantes muito divertidos.


Cris Couto, Gero Camilo, Cecília Homem de Melo, Antonio Fragoso, difícil dizer qual deles mais se destaca. Todos os coadjuvantes tem sua razão de ser no programa, com participações importantes.
Isso na primeira fase do programa. Como num verdadeiro plot twist que ficaria mais condizente numa exibição semanal, entram em cena Débora Falabella, Leonardo Miggiorin, como o casal de atores que interpretará Romeu e Julieta na nova montagem de Dante, e Rodrigo Santoro, como um publicitário oriental que se torna o novo comparsa de Ricardo.


Eu digo que há muito não via algo tão bacana na televisão brasileira. Além do humor ácido que a série apresenta, ainda há coisas como o espírito de Oliveira, que não sabemos se realmente é um fantasma ou apenas loucura de mente do perturbado Dante. A relação de Dante e Elen e as interpretações dos atores. E as brincadeiras e criticas a própria televisão, cultura brasileira e a batalha entre o artístico e o puramente comercial.
E destaque total para Dan Stulbach como o vilão mais carismático da história.


Qualidade indiscutível.
Tanto reclamamos que não se fazem seriados bons no Brasil, mas Som & Fúria poderia figurar como uma produção do quilate dos seriados norte-americanos da HBO. Quem não acompanhou na televisão, dá uma procurada no Youtube, que tem a série na integra.

É isso aí rapaziada... Mais uma dica de programa batuta para você assistir!

Um abraço

E até o próximo episódio!

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus