Contos da Escuridão

O Homem vive em um mundo ensolarado que ele acredita ser realidade.
Mas... Há, imperceptível para muitos um mundo interior, um lugar que é tão real quanto, mas não tão iluminado...Um lado Negro.

Contos da Escuridão

Rafael Rodrigues




Tema Macabro


Nem só de Zumbis vive George Romero. Em 1983 foi ao ar nos EUA uma série chamada Tales from the Darkside” (Contos da Escuridão), que tinha um formato semelhante à séries como Além da Imaginação, Quinta Dimensão e Contos da Cripta ou seja, cada episódio era uma história completamente diferente, que variavam entre o terror, ficção científica e fantasia.

A série surgiu após o sucesso moderado de Creepshow, antologia cinematográfica dirigida por Romero (e escrita por Stephen King), mas havia uma “divisão” entre os direitos do filme, pois parte ficava com a produtora (Laurel Productions) e outra parte ficava com a Warner, optou-se então por criar, ao invés de uma série baseada no filme, fazer um programa que tivesse os mesmos aspectos e a mesma idéia, mas que tivesse outro nome. E, se baseando na série de (que anteriormente era uma série de quadrinhos da EC Comics) Contos da Cripta, surgiu o nome Contos da Escuridão.

A série durou 5 anos (de 83 a 88) e, até onde eu sei, não chegou a passar no Brasil. “Mas então, porque diabos você está falando disso?”

É porque, na verdade, não é da série que vou falar, e sim do filme. Lançado em 1990, Tales from the Darkside – The Movie teve passagem pelo Brasil com o título de Contos da Escuridão (óbvio) e é um grande exemplar para se ter emsua coleção de clássicos de terror.

Assim como Creepshow, Contos da Escuridão – o filme é uma antologia que conta 3 histórias distintas, todas apavorantes – e bizarras. A única diferença é que o filme na verdade, tem apenas uma única história, com contos estando dentro dela.

No filme, um menino que entrega jornais é capturado por uma mulher das redondezas que pretende engordá-lo o suficiente para poder assá-lo. Para ganhar tempo até conseguir um jeito de escapar, o garoto convence a mulher a ouvir histórias de um livro (que não por acaso tem o título de “Contos da Escuridão”) que tem com ele na cela. Essa é a “desculpa” do filme para manter o formato da série e apresentar 3 histórias de forma criativas.

Curiosidade: A mulher que pretende jantar o garoto é interpretada por Débora “Debbie” Harry, a vocalista da banda Blondie (e que também já participou da série):




As histórias contidas no filme são as seguintes:

Lote 249:
Michael McDowell (não confundir com Malcolm McDowell), conhecido roteirista americano (com muitas passagens por filmes de terror) adapta o conto de mesmo nome de Sir Arthur Conan Doyle (sim, ele mesmo, aquele que criou o detetive mais famoso do mundo – não o Batman, porra, o Sherlock Holmes). Um Estudante de faculdade com poucos recursos financeiros reanima uma múmia através de um pergaminho ancestral para que ela se vingue das pessoas que o sacanearam. A história tem em seu elenco nomes como Steve Buscemi, Christian Slater e Julianne Moore.

O Gato do Inferno:
George Romero adapta um conto homônimo de Stephen King, e conta a história de um velho milionário que contrata um assassino profissional para se livra de um gato que, supostamente, teria sido o responsável por assassinar os moradores de sua mansão.

Juramento de Amantes:
Para mim, uma das melhores e mais asssutadoras histórias que eu já vi na minha vida, e um dos melhores finais de todos os tempos (dá pra perceber o quanto gosto deste conto em particular, né). Inspirado no conto “Woman in the Snow”, uma das histórias contadas na antologia cinematográfica japonesa Kwaidan (que por sua vez é adaptado do livro Kwaidan: Stories and Studies of Strange Things - uma hora falo sobre ele), conta a história de um homem que é atacado e quase morto por uma criatura sobrenatural, e só sobrevive porque faz uma promessa. Por causa disso, sua vida segue e ele consegue inclusive encontrar a mulher de sua vida. Claro que, como toda boa história de terror, sabemos que as coisas não vão acabar bem, mas eu nunca pensaria eu iria acabar TÃO mal. Recomendadíssimo.

O Filme saiu por aqui em VHS, e já deve ter passado na TV algumas vezes, se não me engano, mas não sei dizer se aqui pode ser encontrado em DVD. Se encontrarem, vale, e muito, a compra.

Tales from the Darkside - Trailer


Tá, o trailer entrega alguns finais se vocês prestarem atenção, mas tudo bem, ainda assim vale asssitir...


Na próxima Madrugada:
Nem só de filmes americanos vive o gênero de Terror. Na próxima semana, El Espinazo Del Diablo.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus