Sushi de Sardinha

Momento Nostalgia Tokusatsu - pt 1

Salve salve simpatia!!! Preparados para mais uma dose de extrato extra concentrado de wasabi?
Hoje o tio Skrull traz diretamente dos anos 80/90’s um assunto extremamente nerd e japonês ao mesmo tempo: Tokusatsu! E eu não xinguei a mãe de ninguém, hein!
Se recordar, é viver, perca 15 minutos da sua vida lendo esse texto, recorde-se e crie um paradoxo temporal entre perder vida e recordar para viver!

Tokusatsu é a abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei" traduzido como "filme de efeitos especiais". Antigamente, era um gênero que englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que usasse de efeitos especiais. Atualmente, é sinônimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando varias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras.
Alguns exemplos de tokusatsu são a série de filmes do Godzilla e os seriados National Kid, Ultraman, Ultraseven, Spectreman, Jaspion, Changeman, Jiraiya, Kamen Rider, Cybercops, Winspector Cybercops e la vai pedrada.

As produções tokusatsu podem ser divididas em:

Sentai/Super Sentai

São séries com equipes de três a cinco guerreiros, onde cada um veste uma roupa de cor diferente. Posteriormente, passaram a dispor de veículos mecânicos que se transformam em robô gigante (mecha).
Representantes conhecidos da galera: Goggle V, Changeman, Flashman e Maskman



Metal Hero

A premissa básica era um jovem que usava uma armadura metálica de última geração para combater seus inimigos. Considerada uma grande inovação do Tokusatsu aquando da sua criação, o género sofreu grandes e variadas modificações no decorrer dos anos, sofrendo um certo desgaste no fim dos anos 80 e início dos 90, o que culminou com o seu fim em 1997.
Representando o time dos Recue Heroes: Gyaban, Sharivan, Shaider, Jaspion, Spielvan, Metalder, Jiraiya, Jiban, Winspector e Solbrain



Kamen Rider

Criado por Shotaro Ishinomori em 1969, o Kamen Rider foi um personagem de enorme sucesso em mangá. Adaptado para a televisão em 1971, teve diversas versões noutras séries e gerou um gênero próprio. Ficou fora da televisão por alguns anos, porém, após a morte de seu criador, retornou ao novo milênio reformulado e com um visual que lembra muito o Metal Hero em alguns casos. EU SOU MEGA FÃ DE KAMEN RIDER!!!
Representando os Riders temos as Havaianas Kamen Rider, Kamen Rider Black, Kamen Rider Kiva e por ai vai!



Um dia faço cosplay de Kamen Rider com moto e tudo!

Pessoal, eu ainda não comentei de vários clássicos, então esperem mais um post sobre tokusatsu!!

Referencia: Terceira porta no corredor.


Banzaaaaaai lol

Nome do Autor

Romenique Zedeck

é tecnólogo mecatrônico, fanático por cerejas e por música dos anos 80. Colecionador Magic the Gathering, quadrinhos e rótulos de cerveja. Bon Vivant, sempre está disposto a conhecer um bar/restaurante novo, e escreve por simples excesso de criativiade.

Leia Mais sobre Romenique Zedeck...
Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus