Uaréview

Outro dia, dando uma olhada num sebo aqui perto do trampo, me deparei com uma HQ gringa, chamada Justice Inc., que parecia interessante. Uma minissérie em duas edições, e tinha as duas lá de bobeira, a 4 merrecas cada... Vou dizer a voces: dinheirinho muito bem gasto!! Assim que li, pensei em falar dela aqui e, pra quem não a conheçe, confie no velho Freud e confira nesse post um pouco mais sobre a...

Justiça Ltda.



Ok. Uma edição gringa, de 1989 (mais velha que alguns leitores desse blog, hehehe), achada num sebo... Não importa o quanto eu tenha gostado dela, qual a utilidade de fazer um post sobre isso? Aconteçe que essa criança já saiu aqui tambem, e não deve ser tão difícil assim achar a versão brazuca dela "nos sebos da vida", ou até, quem sabe, a galera que curte uma F.A.R.R.A. consiga ler ela "de grátis"? Hein? Hein?

O personagem principal da HQ é o Vingador, um antigo herói pulp, assim como O Sombra, porém bem menos famoso. Somos apresentados a surreal origem do Vingador numa sequência muito bem bolada que mostra ele mesmo assistindo sua estória num desses curta metragens em série que eram exibidos antes dos filmes principais nos EUA lá pelos anos 40.

O Vingador é Richard Benson, um caçador aventureiro e milionário que, devido a um acidente (onde ele perde sua esposa e filha) ficou com o rosto e o cabelo totalmente brancos e os músculos da face paralisados e maleáveis, e desenvolveu a habilidade de manipular seu rosto para se tornar um mestre dos disfarçes. Ele sai em vingança contra os causadores do acidente e, feito isso, se torna um vigilante, fundando junto com alguns amigos uma agência chamada Justiça Ltda., dedicada a combater o crime, mas.... bem... Na época em que começa a trama dessa HQ (1948), as coisas não estão indo muito bem pra ele. A agência praticamente só pega casos pequenos, de adultério, e seu desejo de "servir justiça" parece cada vez mais distante.

Mas estando em 1948, bem no início da guerra fria, uma pessoa com tais talentos não passaria despercebida pelo governo americano, claro, e o herói, embora relute, acaba persuadido a colaborar com ações secretas que ele logo percebe, não terá muito do que se orgulhar.

Entre novas missões, uma cirurgia com implantes para aumentar seu "poder" de disfarçe e descobertas surpreendentes sobre o acidente que vitimou sua família, algumas reviravoltas bastante interessantes acontecem na trama. Em quem ele pode confiar? Na agência de segurança do governo? Nos seus ex-companheiros da Justiça Ltda.? Nos seus próprios inimigos?

O ótimo roteiro é do premiado Andrew Helfer, que já foi editor da DC, e a arte é do fodão Kyle Baker, num de seus primeiros trabalhos e, cara, a arte é impressionante. Muitas vezes, quando se pegam os primeiros trabalhos de um grande desenhista, voce percebe que de início deixava a desejar ainda, que estava desenvolvendo seu traço.... Pra mim não se nota nada de menor na arte do então "iniciante" Baker dessa HQ, muito pelo contrário. Em muitos momentos o estilo dele nessa hq me lembra o Bill Plympton, que fazia aquelas incríveis vinhetas surreais que passavam na MTV. A colorização, principalmente da pele dos personagens nas expressões faciais, está muito bem feita tambem.

O Vingador já teve uma série ainda mais antiga pela DC, de apenas 4 edições, escrita pelo Denny O´Neil e com arte do mestre Jack Kirby à partir do número 2. Essa série tinha estórias baseadas nos antigos livros pulp do personagem. Essas eu ainda não tive saco de ler porque não curto muito scan. Mas quem se interessar em ler (em inglês), depois me conta o que achou, por favor. Teve tambem um crossover numa edição do Sombra, também escrita pelo O´Neil.

Espero que se interessem e curtam tanto quanto eu, especialmente o Sr. Marcelo Soares, hehehe, pois nesse review eu meti o bedelho na área dele, afinal a HQ é da DC, embora o personagem não seja (estava licenciado pra DC temporáriamente na época).

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus