Sushi de Sardinha

Sobrevivendo a um almoço/jantar japonês

Salve salve simpatia! Olha só se não é terça-feira de novo, e cá estou! O tópico de hoje é daqueles de utilidade pública. Imaginemos a cena: Você caro(a) amigo(a) nerd encontra aquela(e) que pode ser sua parte lego faltante, o forte apache dos seus soldados de chumbo. Papo vai e papo vem, e ambos estão descobrindo que gostam das mesmas coisas: Star Wars, Hq’s do Warren Ellis e Action figures (bonequinhos do Comando em Ação). Surge então um convite por parte do outro: Vamos sair, para comer alguma coisa? Você prontamente concorda com um sorriso largo na cara. E ai começam os problemas. Perguntam-te se você gosta de comida japonesa. Provavelmente você nunca experimentou e vai dizer isso. E vem o convite: Vamos num restaurante japonês comigo? E agora José? Recusar e perder essa chance com essa pessoa “perfeita”, ou encarar o peixe cru?




Foi pensando em que diacho escrever vocês que esse guia vem para ajudar! O que comer numa ocasião dessas? O que agrada o paladar brasileiro (arroz, feijão, bife e fritas) na cozinha japonesa? Confira a lista abaixo do que comer e o que evitar para se dar bem!

Sushi – Ao contrario do senso comum sushi não é feito só com peixe cru. Frutas como morango, manga e pepino são utilizadas. Também há a variação em que a alga (nori) fica dentro envolvendo os recheios e por fora vemos ovas de peixe ou gergelim torrado. Recomendo os sushis de frutas no geral (especialmente os de morango e pepino), os com kani-kama e variações menos formais como com tomate seco. Peguem também os de salmão, atum e se tiver, o de sardinha!
Classificação: =) =) =) =)

Wasabi – Meus amigos wasabi, às vezes confundido com a raiz forte, é um tempero, que geralmente é encontrado em forma de pasta. CUIDADO! Cara isso não leva o nome de raiz forte ao acaso! Ponha uma quantidade mínima no seu prato somente a titulo de experimentação. O gosto é meio apimentado,estranho e é forte pra burro!
Classificação: =( =( =( =( =(



Tempura – Oba! Uma massa a base de farinha de trigo e água com camarão, vegetais como brócolis, vagens, às vezes cebola e também com peixe, tudo FRITO, sim camaradas, frito, nada cru! Pode pegar sem medo de ser feliz!
Classificação: =) =) =) =) =)




Sashimi – Aqui a porca torce o rabo! O sashimi é só o peixe cru, que você pode temperar na hora com shoyo e wasabi. Também pode vir com nabo, cenoura e etc. Aqui terá que pegar uma fatia do peixe, dar uma passadinha no shoyo e NHAC! Mastigar. O gosto é fenomenal! Eu adoro mas nunca acostumo com a textura do peixe cru e frio na língua. E é aqui a minha resalva: A textura pode deixar você meio com nojo. Experimente se você for tr00!
Classificação: =) =) =)

Moyashi – Não é nada mais e nada menos que broto de feijão. Cozidos ou em saladas, sempre cai bem. Como é considerado mais um ingrediente que um prato propriamente dito, ele pode ser preparado de diversas formas, desde para se comer frio como cozido e quente, com carnes e etc. particularmente eu não gosto, mas muita gente gosta.
Classificação: =(


Somen – É um macarrão fino, branco, feito de farinha de trigo e água e é servido normalmente frio chamado hiyashi(frio) somen. Geralmente eu encontro ele mais ou menos como a foto ao lado. As diferenças são que eu encontro comumente como uma “salada” sem molhos, com gergelim preto, pepino em fatias, kani-kama e as vezes ovo cozido em pedacinhos. É uma delicia!
Classificação: =) =) =) =) =)


É isso ae pessoal! Qualquer dia desses mando mais dicas, como etiqueta. Tem coisas que são abomináveis numa refeição japonesa!

Referencia: Desce na estação Liberdade do metrô e pergunta pelo restaurante do Simpato Yamasaki.
Banzaaaaaaaai lol

Nome do Autor

Romenique Zedeck

é tecnólogo mecatrônico, fanático por cerejas e por música dos anos 80. Colecionador Magic the Gathering, quadrinhos e rótulos de cerveja. Bon Vivant, sempre está disposto a conhecer um bar/restaurante novo, e escreve por simples excesso de criativiade.

Leia Mais sobre Romenique Zedeck...
Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus