De fora da panela

Olá Galera, tudo em cima? Meu Nome e Junior, eu costumava freqüentar tanto o Uarévaa quanto o MDM, hoje em dia eu trabalho. XD Bem, eu sou um pequeno e humilde colecionador de bonecos (ou figuras de ação, muitos detestam que chamem de bonecos ou, o pior de todos, “Hominhos”!!), coleciono figuras da Linha Marvel Legends, e tô aqui pra falar dessa linha. Não tenho todas as figuras da linha mas tenho bastante. o/

Essa linha de figuras era Fabricadas pela Toy Biz. Mas no inicio de 2006 a parceria foi desfeita e a desgraça começou a reinar.

A primeira série foi lançada pela Toy Biz em 2002, a idéia inicial era lançar somente as lendas, como o próprio nome sugere, então logo no inicio foi lançado de cara Capitão America, Hulk e Homem de Ferro Clássico, assim, logo na cara de todo mundo três das maiores lendas da Marvel, mas com a companhia do bucha do Grouxo, que levantou a questão: Grouxo é uma Lenda?
Todas as figuras acompanhadas de bases incrivelmente detalhadas e HQs, isso quando não eram revistas pôsteres, sem contar a Variante do Hulk e as figuras variantes do Homem de Ferro! Sim, em uma única serie a Marvel conseguiu colocar mais duas variantes do HDF,o Stealth e o dourado, esse dourado é uma das figuras mais difíceis de se encontrar hoje em dia, sendo que no eBay você encontra por preços absurdos como U$80,00 (sendo que lá fora, em 2002 as figuras U$7,90 e aqui em torno dos R$40,00, se não me engano). Pois bem, lançada a série 1, sucesso confirmado, fórmula feita e aprovada (escultura + bom acabamento + acessórios fodões + preço acessível + Nerds loucos pra ter figuras bem feitas de seus personagens favoritos = Avi Arad, Joe Quesada e cia. usando dinheiro pra acender charuto).

A Marvel, no mesmo ano lançou a série 2 um pouco depois da série 1 em 2002. Essa série, que parece que tinha o intuito de se focar um pouco no Quarteto Fantástico, consistia no Tocha Humana (variante com 4 no peito, caça níquel descarado) Dr. Doom (variante Doombot), Coisa (Variante com sobre-tudo, óculos e chapéu) e Hulk com jaleco branco rasgado (Hulk???? Má que porra e essa Batema?), esse Hulk é o mesmo da série 1 mas com o jaleco e com uma pintura mais caprichada (o primeiro Hulk tava parecendo um Zumbi!) além de articulações nos dedos. Sucesso novamente, mesmo com figuras caça-niqueis, e as séries 3 e 4 engatilhadas pro ano de 2003, Thor, Demolidor (movie), Wolverine (variante sem máscara, foi ai que começou a safadeza do Wolverine nessa linha de figuras xD) Magneto (até hoje a melhor figura do Mutante fodão) e Motoqueiro Fantasma (Johnny Blaze) davam as caras na série 3 e na série 4 Fera, Elektra, Justiceiro, o bucha do Gambit com sobre-tudo de tecido e o Goliath (esse é um relançamento de uma figura de 5 polegadas do tempo que costumamos de chamar de Pré-Legends, é bem tosquinha mas é raríssima e acompanha uma mini-Vespa e um Mini-Homem formiga, ela vale mais por essas duas que lhe acompanham mesmo) mais sucesso vindo, o que marcou a série 4 é que teve algumas mudanças nas articulações, exemplo: no Gambit, na articulação da virilha foi usada a Ball Joint, um tipo de “bolinha” que fica entre a cintura e a coxa, muito usada também na serie de figuras Street Fighter da Sota Toys (mas isso fica pra outro dia.. o/).

2004 chegou, ano novo, ano pra ganhar mais dinheiro em cima de Nerds fans da Marvel? Claro! Toy biz lança a série 5, série fantástica que eu tenho a honra de ter 1 figura!! \o/ O Surfista Prateado com a prancha com um imâ que se fixa na sola do pé da figura, sensacional não e? Mas o mais foda de tudo e a figurinha que acompanha o Surfista, nada mais nada menos HOWARD O PATO!!! Além do Surfista e do Howard, a série completa tinha um Colossus com uma base fenomenal, Blade com moto e tudo, Dentes de Sabre (uniforme clássico da era Jim Lee), Sr. Fantástico (eu acho que essa figura deveria ter saído lá na série 2 junto com o Tocha e o Coisa), Nick Fury 616 e o Caveira Vermelha (com uniforme nazista muito foda).

A série 5 serviu mesmo como um preview da série que viria no mesmo a ano, a lendária série 6. Essa série é considerada a mais rara entre os colecionadores, nela juntou figuras de ótima qualidade, uma variedade muito boa de figuras, mas o fator que tornou essas figuras realmente raras foi a má distribuição tanto nos EU e A quanto no resto do mundo, sim, uma desorganização histórica. Nessa série, que tinha o Fanático, Fênix (com a Dark Fênix como variante MEGA RARISSIMA, se você tem ela você e um bastardo filho da mãe que tem um tesouro na mão e não tá sabendo.. o/) Deadpool (cheissimo de acessórios, e com o a figura do Doop), Cable ( e sua variante “Rob Liefeld Style), Justiceiro (movie, esse eu tenho!!) e o Wolverine com roupa Marron. Todas são (com exceção do Justiceiro Movie) chase no mundo todo, o Fanático, por exemplo, tem o preço médio de R$150,00 no Brasil!! É uma extorsão, mas se tem quem paga por que não vender a esse preço?

Veio a série 7, Apocalipse, Visão, Wolverine Arma-X, Gavião Arqueiro, Motoqueiro Fantasma e o Silver Centurion Homem de Ferro deram as caras, nada de marcante nessa série, se não citar a presença do Gavião Arqueiro (acreditem ele é CHASE!!) e da variante do Motoqueiro Fantasma, o Phasing Ghost rider, ele tem a roupa azul clara e a moto toda pegando fogo, e uma figura de retrata a transição de humano pra caveira pegando fogo infernal! Uma figura muito bacana mesmo, e, como deve se presumir, é CHASE, não se acha por preço acessível.

O mesmo se pode dizer da série 8, teve figuras muito bacanas, mas nada de marcante, nela tivemos Ultimate Capitão America, Doc Ock, Viúva Negra, Modern Armor Iron Man, Man-Thing, Tempestade e Homem de Gelo. As figuras variantes também marcaram presença com Capitão America Clássico, Viúva Negra Yelena Belova e Tempestade com Moicano. Mudança drástica mesmo tava pra vir na serie 9 no ano de 2005.

Na série 9 a Toy Biz introduziu os famosos BAFs e em consequencia disso eliminou as bases detalhadas, se voce comprasse a série completa voce conseguia montar uma figura dos gigantes da Marvel, Galactus foi a primeira (e óbvia) escolha, jogada de marketing pra lá de safada, essa foi minha primeira série completa, lembro que gastei um dinheirinho só pra completar o Galactus, valeu a pena, War Machine (que é um Re-Paint do Iron Man série 1 mas com mais acessorios), Dr. Estranho, Hulk primeira aparição, Noturno, Prof. Xavier (com cadeirinha e tudo..xD), Deathlocke e Mercenario foram os escolhidos pra estrear o novo formato dos Legends, um sucesso, se voce garimpar nas lojas do Brasil, consegue encontrar muitas figuras dessa série ainda.

Na série 10, no mesmo ano, com o Sentinela como BAF (o melhor BAF ja feito pela Linha Marvel Legends.) tivemos Homem Aranha primeira aparição, Omega Red, Mistica, Ciclope, Anjo, Pantera Negra e Sr. Sinistro, figuras de ótima qualidade. Omega Red por exemplo, foi considerado por muito tempo (ate a proxima série.. eiuaheaiuhei) como o melhor Marvel Legend já feito, e de fato, a figura é enorme, detalhadissima e com ótima pintura, mas na minha humilde porem egocêntrica opinião, o melhor Legend já feito é o Fanático, isso vale até HOJE em dia mesmo.
Os BAFs deram uma paradinha na série 11, que foi bem fraquinha diga-se de passagem, e teve uma das figuras mais FEIAS de todas as linhas de bonecos existentes (tá, tô exagerando um pouco): a Feiticeira Escarlate. Puta figura feia da porra.. Credo, o pior de tudo e que se acha essa “coisa” nas lojas ate hoje... aeauehaiea.. Além desse horror em forma de brinquedo, temos também, Magnum, Hulk Buster Iron Man (melhor figura da série, armadura própria pra derrotar o Hulk), Coisa primeira aparição (horroroso também), Wolverine Days Of A Future Past, Ultron, Vingança (inimigo do Motoca encapetado) e Treinador. As melhores figuras eram as do Homem de Ferro, Wolverine e Treinador, e só. O mais interessante, de tão bizarro, é que essa série é claramente um caça níquel bestão, deram veículos para as figuras, sim, Ultron, Homem de Ferro e Feiticeira Escarlate ganharam Planadores!! Muito idiota isso, meu conhecimento em HQs é bem limitado, mas se eu não me engano, esse três voam sem necessidade de planadores, ou tô errado? Acredito que essa série veio mesmo pra aliviar as coisas, afinal, no mesmo ano haviam lançado as séries 9 e 10 com BAFs, se lançarem todos os BAFs no mesmo ano como ficam a séries seguintes?? Aieuahiae

2006, série 12, ano bom pra ganhar dinheiro. Apocalipse é o BAF da vez, figura maior que os antecessores Galactus e Sentinela, com quase 14 polegadas de altura marcou por ser a última figura BAF, da série regular, a ser gigante, mas também marcou pela introdução de novas “lendas” ao panteão da Marvel, convenhamos, lançar só as lendas seria uma idiotice sem tamanho, mas chamar X23 e Sasquatch de Lendas e forçar a barra, e pior, a X23 ganhou uma figura digna de uma privada bem suja de cocô. Magrela, cabeçuda, sem uma pintura decente e mais algumas coisas. Mas nem tudo tava perdido, lançaram um Wolverine Astonishing bem legal (com Variante unmasked), Hulk Maestro, Bishop (variante careca) e Punho de Ferro (variante Vermelha), também foi a primeira vez que um BAF ganhou uma variante, o Apocalipse tinha versões azul e preta. Essa serie não veio pro Brasil, mas se acha alguma coisa no Mercado Livre. Sinceramente? O Apocalipse é um sonho de consumo meu. Eita figura foda....

No mesmo ano, a Toy Biz resolveu lançar uma série só de vilões, nada de heróis, isso é para os fracos, então nasceu a série 13 que tinha o Abominável (variante com a cara destruída), Blackheart, Duende Verde (variante Unmasked e CHASE!), Lady DeathStrike, Loki ( variante com tridente e chifres pequenos) e Pyro. No inicio essa figuras viriam com um capanga das maiores organizações “dumal” da Marvel, Ima, Tentáculo, Skrull (esse foi lançado pela maravilhosa Marvel Select), Hellfire e uma bicho da ninhada(lançado junto do Skrull pela Mavel Select), mas o projeto foi abandonado, talvez por que precisa-se elevar muito os preços, por que assim seriam considerados 2-Packs e não figuras individuais, sem contar que o preço de produção seria muito caro, o que fizeram então?? Hora, BAF nos Nerds!! Mandaram logo um Onslaught (Massacre), claro, por que todos os nerds gostam de olhar na prateleira de bonecos e lembrar dos anos 90 com aquele carinho que só nós conseguimos ter. Tudo bem, era só uma figura, mas porra, que figura feia, eu tive um durante alguns meses, cara, sinceramente? A figura era deprimente, muito feia, pequena, bem menor que os BAFs que a Toy Biz tava lançando, no primeiro aperto financeiro que tive vendi a figura sem nem pensar, hoje tenho a série completa mas sem o BAF! o/

A Série Marvel Legends como nós conhecemos começava a dar os últimos suspiros, a série 14 foi um sinal claro que a empresa fabricante já não tava mais nem ai pro colecionador, figuras pequenas, pouca pintura, escultura fraca e articulações relaxadas, algumas figuras nem em pé ficam! O BAF da vez é o Mojo, aquele gordo baitola e voyer vilão dos X-men, a figura é minúscula! Nem precisava ser um BAF... Mas a Toy Biz já tava cagando pro colecionador desde a série 13 então tocou o foda-se e dividiu o gordo baitola e transformou ele em BAF, na série que vinha a Psylocke, Luke Cage (visual dos anos 70), Barão Zemo (variante unmaasked), Falcão (moderno e anos 70), Longshot e o primeira aparição Homem de Ferro (cinza e variante dourado). Figuras fracas, as que salvam são as do Homem de Ferro, Psylocke e Luke Cage.

No mesmo ano, que foi o último da Toy Biz no comando, lançou-se a série 15, MODOK era o BAF, bem pequeno, mas as figuras eram bem melhores! o/. Como se fosse uma despedida mesmo da Toy Biz, Capitão Mar-Vell (variante Genis-Vell translúcida e CHASE!) Iron Man Thor Buster (variante Destroyer), Vespa Moderna (variante anos 70), Spider Woman (variante roupa preta) e Moon Knight (variante roupa cor chumbo, muito massa essa figura), arrisco dizer que nessa série a Toy biz tentou voltar ao que a linha era na série 6, uma variedade muito bacana de figuras, bem acabadas, pintura impecável, só errou no BAF que poderia ter sido outro personagem, como o Surtur ou ate mesmo um Vigia, serie bem bacana com figuras muito além das figuras da série 14.

Bem, mas você pensa: “Que estranho, nem teve muita safadeza nessa linha de bonecos, digo, e a Marvel, tem o Quesada envolvido, tem que ter muita safadeza por ai...”. eu lhe digo: e que eu ainda não falei da série exclusiva do Wall Mart!
Série essa que foi lançada entre a serie 12 e 13, tinha nada mais nada menos que 9 figuras regulares e 4 variantes, conta comigo:
Primeira aparição Thor, Kitty Pride, Capitão Bretanha, Age Of Apocalipse Wolverine, Age Of Apocalipse Dentes de Sabre, Sentry sem barba e roupa cor de cocô, Homem Formiga, Destrutor, e Miss Marvel. A safadeza vem ai, Sentry com barba e roupa amarela, Sentry sem barba e roupa cor de cocô e Sentry com barba e roupa cor de cocô, Age Of Apocalipse Wolverine com a cara destruída e careca. Bem, só essa parada de 3 variantes pro Sentry é uma safadeza sem fim. Mas o pior tá por vir, nas séries que tinha BAF, geralmente uma figura vinha com uma peça de um membro completo, por exemplo, na série 9, o Mercenário vinha com a perna (coxa+joelho+canela+pé= perna completa), mas na serie Wall Mart se você quisesse completar o Fodastico Gigante, você teria que comprar dez bonecos!! Isso por que eles tiveram a coragem de dividir o Gigante em 10 partes!! Uma mão pra um, um cotovelo pra outro, uma cintura pra outro, o peito pra um, coxa pra outro e ai isso vai longe!! Imagina o desespero dos caras que queriam de qualquer maneira o Gigante montado!! Mas safadeza quando bem feita vai longe, então eram nove figuras regulares, mas pra montar o Gigante você devia comprar dez figuras, o que fizeram? Tanto o Wolverine regular quanto o Variante tinha peças distintas!! Cara, eles EMPURRARAM um Wolverine Horroroso na cara dos colecionadores! Mas a figura do Gigante é tão imponente que os colecionadores nem ligaram pra isso e muitos pra não ficar com duas aberrações na prateleira apelam pra custons, eu já vi um Wolverine “cara de hambúrguer” se tornar fácil, fácil, num Wolverine Jim Lee.

No ano de 2006 a Toy Biz ainda lançou 2-packs de figuras como o Capitão America e seu arqui-inimigo Caveira Vermelha, com variante do Capitão sem máscara e com Barão Von Struker, Hulk com o Líder, Homem de Ferro com Mandarin e Demolidor com Rei do Crime, Justiceiro VS Jigsaw, Wolverine primeira aparição VS Dentes de Sabre Clássico, nenhum desses Packs vieram pro Brasil, mas eu tenho o Capitas... o/

E esse foi o fim da série Marvel Legends pelas mãos da Toy Biz, no mesmo ano a Hasbro lançou a serie 1 dos Hasbro Marvel Legends, a série começou tropeçando, e tropeça até hoje, mas isso fica pra outro dia.

Antes de terminar vamos contar os Wolverines? É divertido...XD
Serie 3: Wolverine, Wolverine Unmasked,
Serie 6: Brown Wolverine
Serie 7: Wolverine Arma-X
Serie 11: Days Of Future Past Wolverine, Wolverine Civil e jovem!
Serie 12: Astonishing Wolverine, Astonishing Wolverine unmasked.
Wall Mart: Wolverine Age Of Apocalipse, Variante cara de hamburger
2-Pack: Wolverine Primeira Aparição e Variante com a boca aberta!

12 Wolverines, dá uma série só dele e com BAF Dele também!! Aiuehiuahuie
Abraço a todos..o/

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus