Fazendo parte de uma sociedade responsável

Creio que todos já ficaram sabendo da crise (já que é a palavra da moda, a usarei) em SC, que envolve o grande volume de chuvas, deslizamentos, desabamentos, inundações e afins. Bom, resolvi escrever este post porque SC é um Estado vizinho, é comum termos conhecidos e até parentes que morem em algum local atingido pelas chuvas. Claro, além disso, tem o fato de que todos somos seres humanos, e quem não consegue se sentir mal por essa situação não pode ser considerado humano.

Muitas pessoas se perguntam o que aconteceu, como as coisas aconteceram, como chegou a esse ponto, o que deu errado e quando deu errado. Claro que as forças da natureza são imprevisíveis, mas nós sabemos que o buraco aqui é bem mais embaixo.

Sempre fui um defensor da natureza e sempre acreditei que um dia nós pagaríamos pelo descaso que temos para com o meio ambiente.

Claro, alguns de vocês podem se perguntar “ah, mas eu não fiz nada”. E é justamente aí que está o problema. Não é roteiro de filme, nem teoria de conspiração. É real. O clima está mudando no mundo inteiro, e tudo isso por causa do nosso descaso e negligência para com o planeta. Pode parecer exagero, mas não é. Não se trata de “Antigamente era assim, agora é assado”. As coisas estão mudando, e pra pior. Problemas que a sociedade enfrenta, como violência e falta de educação são questões imediatas, mas não são nem de longe o maior dos nossos problemas. O maior dos nossos problemas é viver a vida achando que tudo está bem. Achando que ignorar um problema o faz desaparecer.

Não faz.

Mas os culpados não são só aqueles que desmatam indiscriminadamente, os que poluem o meio ambiente, as fábricas, as grandes corporações. Essa história,a história da humanidade, a história da vida, da nossa vida, não tem vilões. Porque todos somos culpados. Alguns são culpados por contribuírem diretamente com o problema. A maioria é culpada pelo terrível crime da NEGLIGÊNCIA. Eu, você, ninguém faz nada. Ninguém nunca “fez nada” para merecer essa ou tal coisa. Mas o problema é justamente esse. Nós não fazemos nada. Fingimos que tudo está bem, que não é conosco, que o que quer que aconteça, se acontece lá do outro lado do mundo, ou com o vizinho, desde que não seja conosco, nós não temos responsabilidade para com aquilo.

Mas temos.

Não só responsabilidade, mas OBRIGAÇÃO. Fazer parte de uma sociedade não é apenas negar sua individualidade para ser aceito em um grupo, não é só pagar impostos e achar que não faz mais que sua obrigação. Fazer parte de uma sociedade é contribuir para que ela cresça, é saber que tudo o que acontece atinge a todos, direta ou indiretamente.

É saber que a pessoa que está passando por isso é um ser humano como você, e se você acha que não mereceria ago assim, ela também não. A chuva cai nos justos e nos injustos, como diriam. Mas injusto mesmo é não fazer nada.

Se vocês puderem ajudar o pessoal de SC com qualquer coisa, por mínimia que seja, mesmo que pareça besta, ajude. Mas principalmente, pense se é isso o que você quer para seus filhos. Como eu disse, todos sabemos que as forças da natureza são imprevisíveis, mas se a atacamos, ela retribui. É hora de assumirmos uma posição e tomarmos uma atitude como HOMENS que pensamos ser, e não como os covardes que realmente somos.

Está na hora de deixar de frescura, pararmos de pensar em nosso próprio umbigo e fazermos algo pelo mundo como um todo. Mudar atitudes simples, mas que são prejudiciais a longo prazo, já é um ótimo começo. Se todos começarem por aí, ainda existe esperança de não vermos esse tipo de tragédia acontecer de novo.

Este não foi um post engraçado, nem tampouco criativo, mas foi verdadeiro.

Algures

----- UPDATE -----

Dr. T colocou nos comentários duas contas bancárias abertas pela Defesa Civil para receber doações para SC. Qualquer quantia é aceita.

Depósito no Banco do Brasil (BB), agência 3582-3, conta-corrente 80.000-7;
ou no Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), agência 068-0, conta-corrente 80.000-0.

O depósito deve ser creditado ao Fundo Estadual de Defesa Civil - Doações, CNPJ 04.426.883/0001-57, e todo o dinheiro arrecadado será utilizado na compra de mantimentos para os atingidos pela enchente.

Clique aqui para saber outras formas de se colaborar com as vítimas.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus