Moura em Série

Chaves - Quanto mais velho melhor!

Você já viu, sua mãe já viu, seu avô já viu e provavelmente seu filho vai ver. Chaves é um sucesso no Brasil há mais de vinte anos e provavelmente o seu Silvio vai usar o menino órfão e sua turma em reprises pro resto da existência do Sistema Brasileiro de Televisão.

Chaves no Brasil é garantia de audiência. O coringa do Homem do Baú é um sucesso sem dúvida. Mas o que tem de tão empolgante e engraçado nesse seriado mexicano de 37 anos de idade?

El Chavo del Ocho foi criado em 1971, por Roberto Gomes Bolaños, o comediante Chespirito, que também dava vida ao personagem principal, um menino pobre e orfão, e completamente tapado. A principio era apenas um quadro no programa semanal de Chespirito, mas logo se mostrou um sucesso e ganhou sua própria meia hora exclusiva no horário nobre da TV Chicana.

Os personagens da série são, irrefutavelmente, ícones pops. Ramon Valdez como o Seu Madruga e Carlos Villagrán, o quase retardado Quico, são sem dúvida, os maiores destaques do programa. As cenas que juntam a dupla são, na minha humilde e correta opinião (oi Al!), as melhores.


Mas todo o elenco manda muito bem... Florinda Meza como a turrona Dona Florinda, Maria Antonieta de Las Nieves como a mala Chiquinha, Edgar Vivár como o Seu Barriga, Rubens Aguirre como o professor Girafales, Angelines Fernandes como Dona Clotilde e participações esporádicas de Horacio Gomes Bolaños, irmão de Chespirito, como Godinez. Cada um deles ganhou sua própria galeria de bordões e situações que se tornaram marcas de toda a cultura.
Duvida disso? Então tente não completar o diálogo... "Professor Girafalez... Dona Florinda... Que milagre o senhor por aqui..."

Em 74, Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, engravidou. Como seria meio estranho uma menina de 8 anos prenha no seriado (e provavelmente o Chaves ia ter que fazer um teste de DNA), ela se afastou com a desculpa de ter ido morar na casa das tias no interior - quem lembra disso? No seu lugar entrou por um curto período de tempo Malicha, afilhada de Seu Madruga. Disso, tenho quase certeza que ninguém lembra. Mesmo porque creio que isso nem tenha ido pro ar aqui no Brasil. Mas como eu sou um cara legal, deem uma olhada na bizarra menina:



Foi nesse mesmo ano que a Vila deixou de ser o único cenário e a escola do Professor Girafalez teve seus primeiros episódios gravados. Alguns deles, aliás, F O D A S.



Em 78, Carlos Villagrán, o Quico, saiu do programa para estrelar sua própria série, na Venezuela. O episódio de despedida dele foi o cráááááássico episódio de Acapulco.



O programa de Villagrán chegou a passar por aqui, na Record, se não me falha a memória, mas OBÓVIAMENTE não fez nem um pouco de sucesso e nem durou muito tempo. Ramon Valdez, que era muito amigo de Villagrán, saiu do programa também um ano depois para acompanhar o amigo no novo programa.



Assim, Quico e Seu Madruga sumiram da vila e Dona Florinda acabou perdendo os dois principais personagens com quem contracenava.
Para suprir a ausência da dupla no programa foi criado um novo cenário, o restaurante da Dona Florinda, e os personagens Senhor Barriga e Professor Girafales, além do Nhonho, ganharam mais destaque. Além disso dois novos personagens foram integrados a sério: Dona Neves, a "biscavó" da Chiquinha e Jaiminho, o carteiro. Apesar de ainda muito engraçado, é inegável que o programa ficou bem menos legal sem Quico e Seu Madruga.

Em 81 Ramon Valdez voltou ao programa e mais alguns episódios foram feitos com aquele que é o grande mestre da contracultura mundial. Em 83 o programa acabou, sem um episódio especial.

Depois do cancelamento da série, Chaves voltou a ser produzido como um quadro do programa Chespirito, até 92. Mas eram apenas regravações de episódios clássicos, e já não contava com uma série de personagens do original.

Não há como não lembrar dos episódios de Chaves. A aventura de Chaves, Quico e Chiquinha na casa da Buxa do 71, os espíritos zombeteiros, a brasília do Seu Barriga, a visita de Hector Bonilla (que realmente é um ator de renome no México), a aula de violão e muitos outros, que eu já vi trocentas vezes e ainda morro de rir assistindo as eternas reprises.

Repises essas, aliás, que muita culpa tem Senor Abravanel. Mais de mil episódios de Chaves foram produzidos, mas o SBT possui apenas 137 deles. Por exemplo... quem já imaginou Seu Madruga e a bruxa do 71 casando? Não consegue imaginar a cena? Pois é culpa da mão fechada do Seu Silvio... mas como o Moura é bacanudo e legalzão, dá uma força pra galera...



Chaves e a sua turma são parte da cultura brasileira já... e rendeu no país revistas em quadrinhos, álbuns de figurinhas e até mesmo um jogo de videogame...



Depois de anos sem nenhuma novidade, foi lançado há pouco tempo o desenho animado do Chaves. As tramas são em sua maioria apenas versões de episódios clássicos, com algumas variações. A personagem Chiquinha não aparece no desenho pois ela é de propriedade de sua intérprete, que há algum tempo tem uma pequena rivalidade com Chespirito. Pópis e Nhonho tentam suprir a ausência dela. Mas, especialmente para nós brasileiros, a mudança na voz de vários personagens tira um pouco da graça.



Mas, 37 anos depois do primeiro episódio ir ao ar lá na terra da tequila, onde estão os atores de Chaves?
Ah, e não. Eles não morreram num acidente de avião. Isso foi com os Mamonas. Ou será que morreram e é tudo uma conspiração? Bom, isso é pra coluna do Algures...

Chaves: Bolaños está muito bem, obrigado. Casado com Florinda Meza, ele tem uma produtora e vive de teatro e cinema, além dos licenciamentos dos produtos "Chaves", como o desenho animado.

Quico: Villagrán vive na Argentina com esposa e filhos, e tem um circo, "El circo de Kiko". Ele já veio ao Brasil se apresentar e deu até entrevista no Jô (onde ele zoou muito o gordatcho). Villagrán e Bolaños passaram anos sem se falar (tipo Didi e Dedé - só que engraçados)

Chiquinha: Maria Antonieta vive no México e é atriz de novelas. Viveu também muito tempo interpretando a Chiquinha e teve um circo onde se apresentava como a personagem.

Seu Madruga: Esse morreu mesmo. Ramon Valdez passou dessa pra melhor em 1988, de câncer no pulmão. Ramon fumava bagaraleo (oops...). Existem teorias que na verdade ele está vivo e bem, morando na mesma ilha que Elvis, Lenon, Ulysses Guimarães, a pequena Madeleine e o Padre dos balões.

Dona Florinda: A homônima intérprete da mãe do Quico é casada com Bolaños, ainda é atriz e diretora e mãe de família, nas horas vagas. Será que ela também senta a mão na cara do Bolaños quando ele apronta?

Seu Barriga: Edgar Vivar ainda é ator, e fez uma participação no filme "Bandidas", com Penelope Cruz e Salma Hayek.

Professor Girafales: Assim como os demais, tinha um circo onde se apresentava como o personagem. Que gente mais sem imaginação!

Dona Clotilde: Angeline Fernandez foi outra que já foi pra vala. A velha bruxa do 71 deu baixa em 1994, também por câncer no pulmão. Era grande amiga de Ramon Valdez (e devia fumar uns 6 maços de cigarro por dia junto com o amigo).

Enfim, não tem como ser curto falando de Chaves. Moura adora Chaves e acha um humor que ninguém mais consegue fazer: simples, sem maldade, ingênuo e engraçadaralho!

E ainda por cima, eles tocam Nirvana!


Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus