Moura em Série


Seinfeld - Quanto Nada é Tudo

Já ouviu falar de Stand-Up comedy? Hoje esse tipo de comédia virou mania no Brasil graças a talentos como Diogo Portugal e a galera do Terça Insana (não conhece? Procura já no Youtube, abestado!).
Bom, esse estilo de humor é aquele feito de cara limpa, com um microfone e um palco. O humorista e a platéia. E um dos maiores ícones dessa arte é Jerry Seinfeld.
Jerry é ótimo em usar de situações corriqueiras do cotidiano como matéria-prima para suas piadas ácidas. É nisso que se baseia a sitcom estrelada pelo próprio: Seinfeld.
Jerry Seinfeld interpreta a si mesmo como um humorista que usa o que vê em seu dia a dia como material para seus shows - que sempre abrem e encerram os episódios. E isso é fácil visto o grupo de figuras impagáveis que formam seu circulo de amizades: George: Obeso, careca e mentiroso compulsivo, George é o "looser" completo, uma negação em matéria de mulheres ou profissão. Elaine: Uma mulher sempre em busca do homem perfeito, Elaine é egoísta e egocêntrica, e quase tão "looser" quanto George. E por fim o vizinho Kramer, totalmente insano e surreal, que tem na comédia corporal o grande trunfo. Kramer está sempre tentando inventar um modo de ganhar dinheiro fácil com as idéias mais estapafúrdias.

Seinfeld é a comédia sobre o nada. Situações bizarras surgem em momentos banais e acontecimentos se sucedem, normalmente interligando as tramas paralelas dos personagens. A jogada mais legal da série é exatamente o fato que os personagens são amorais e narcisistas e não existe a parte da sentimentalidade. Não existe o "alivio" das situações e tudo é extremamente cruel - e hilário. O sarcasmo, assim como a sátira e a crítica aos valores sociais e pessoais transbordam no genial roteiro do seriado. Ao contrário de séries como Friends, que usa a mesma premissa do grupo de amigos em NY, Seinfeld usa de um humor ácido e não traz aos personagens, que são todos de caráter bem duvidoso, qualquer tipo de redenção. Eles são assim, com seus defeitos e imperfeições.

Seinfeld ainda se permite geniais auto-paródias, como no episódio "Jerry Bizarro" em que Elaine conhece um grupo de amigos que é exatamente o oposto de seus amigos (Jerry, George e Kramer) ou quando George e Jerry tentam vender a idéia de um seriado chamado "Jerry" - com a mesma premissa do próprio programa.

O programa durou de 1989 a 1998 - 9 anos de sucesso absoluto de público e crítica. Jerry Seinfeld negou a oferta de 5 milhões de dólares para uma nova temporada, nos dando um episódio final hilário, em que os personagens são julgados, com a participação de vários coadjuvantes que marcaram presença no decorrer da série. O episódio final foi visto por um número estimado de 76 milhões de pessoas.

Depois do término do programa, foi levantada a teoria de "Maldição de Seinfeld" - que proclamava que nenhum dos atores conseguiria emplacar um novo sucesso. Jason Alexander, o George, e Michael Richards de fato não conseguiram. Jason fez participações em alguns outros seriados, e em filmes como "O Amor é Cego" e estrelou "Listen Up", comédia veiculada no Brasil pela FOX que foi cancelada. Richards fracassou com a tentativa de série solo "The Michael Richards Show", seguiu a carreira de "Stand-Up" e foi acusado de racismo ao ofender dois homens negros em uma de suas apresentações no Clube da Comédia, em Los Angeles, em 2006.
Quem quebrou o tabu foi a Elaine, Julia Louis-Dreyfus. Depois do cancelamento de sua série "Watching Ellie", ela conseguiu a consagração da divertida "The New Adventures of Old Christine", uma sitcom divertidissima em que ela interpreta Christine, uma mulher divorciada que tem que lidar com a vida de solteira. Julia interpreta, basicamente, uma Elaine mais velha, com quase todas as suas "imperfeições", e continua se mostrando impagável. O sucesso de "Old Christine" foi comprovado com sua vitória no Emmy como melhor atriz de comédia.
E Jerry Seinfeld? Vai muito bem, obrigado. Com uma fortuna considerável graças ao sucesso da série, Jerry teve como último projeto lançado o filme de animação "Bee Movie", produzido e protagonizado pelo próprio, aonde ele usa de seu humor textual que muito lembra a série.
Então, tio Moura recomenda MUITO que você assista Seinfeld. Os dvds estão por aí, compre ou alugue (só não compre pirata que é feio pra dedéu) e conheça umas das séries mais surreais e ao mesmo tempo, realistas, já feitas. E então você me diz, garotinho imberbe, que uma série não pode ser realista e surreal ao mesmo tempo, que isso é uma contradição. E eu respondo: assista Seinfeld, e seus conceitos com certeza vão mudar.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus