Site Lady’s Comics usa financiamento coletivo para realizar primeiro encontro sobre Mulheres e Quadrinhos do Brasil



O financiamento coletivo via plataforma digital já é uma realidade forte no mercado dos quadrinhos independentes no Brasil. Contudo, nem só de projetos de revistas vive o sistema, outras ideias são lançadas constantemente, entre elas o 1º Encontro Lady’s Comics: Transgredindo a representação feminina nos quadrinhos.




Criado há 4 anos, o site Lady’s Comics fala sobre mulheres e HQs em vários âmbitos dessa arte, seja sua representação, desenhistas, roteiristas, produtoras, etc. Inicialmente, o site foi composto por Mariamma Fonseca (Jornalista), Samanta Coan (Designer) e Luciana Cafaggi (Jornalista e Quadrinista). Em seguida passou a contar também com a participação de Samara Horta (Jornalista e Analista de Mídias Sociais). Agora, as “ladies” propõem um evento inédito no Brasil com uma programação intensa para 25 de outubro, em Belo Horizonte.

O 1º Encontro Lady’s Comics receberá quadrinistas de vários cantos do país, inclusive da capital mineira, em um dia inteiro de debates, exposições, oficinas, painéis e espaço para venda de quadrinhos. Entre os convidados, há nomes como Afonso Andrade (Coordenador do FIQ), Chiquinha, Ana Luiza Khoeler, Bianca Pinheiro, Ryot, Lucas Ed., entre outros.

Segundo as integrantes do Lady’s Comics as quantias para o apoio ao projeto são diferenciadas, para que todos possam ajudar. “Além de contribuir com a realização do encontro, o apoiador recebe algumas recompensas, que vão desde popcards, marcadores e posters à bolsas, cadernos, oficinas e, claro, a entrada”, afirmam. Todos os objetos são feitos com desenhos exclusivos de artistas que fizeram parceria para ajudar. São elas: Ana Luiza Khoeler, Beatriz Lopes, Cátia Ana, Cris Eiko, Diana Helene, Fefê Torquato, Gabi LoveLove6, Giovana Medeiros, Irena Freitas, Luyse, Samanta Flôor e Montserrat, Simone e Sylvia (Studio Seasons).

A programação, que já foi fechada, é interativa e proporciona ao público a possibilidade de trocar experiências. além de mesas e debates. Um dos painéis trata exclusivamente dessa interação com o público. Com o nome Troca de Saberes: experimentações de traço e roteiro, com abertura de Lu Cafaggi, o participante (mediante à uma inscrição) pode mostrar seu trabalho, contar sua história e compartilhar seus anseios. Por isso, as realizadoras do projeto pedem ao público que leve seu portfólio, um slide com seu trabalho ou um vídeo sobre algo que tenha produzido.

Ana Luiza Koehler, uma das convidados do evento

Acontecerá também oficinas que vão ser ministradas por quadrinistas reconhecidas no meio e serão divulgadas durante o tempo de busca de financiamento. Durante todo o evento uma câmera estará posicionada para quem quiser falar da sua experiência como quadrinista ou como leitor de HQ’s. Será o momento para contar alguma situação engraçada, diferente ou de descoberta que você teve por meio das histórias em quadrinhos. Esses relatos serão editados e postados em nosso canal no YouTube.

Segundo o projeto, um espaço de Exposição ficará aberto ao longo do evento para quem quiser fazer uma tirinha, um cartum, ou uma graphic novel. O participante deve ficar a vontade para usar o material que tiver.

Os participantes também terão um espaço para escrever sobre as impressões acerca do evento, sugestões para os próximos, um poema ou o que estiver sentindo no momento. O importante é deixar registrado as diversas conclusões para construirmos juntos uma memória desse dia. Tudo o que for registrado vai virar um editorial, disponibilizado pra todos.

Para que tudo isso seja viabilizado, o projeto precisa ser financiado no site Catarse, atingindo a meta de 16.000 reais até o dia 20 de agosto. Todo apoiador escolhe uma faixa de apoio e recebe em troca brindes como marcadores, posters, botons, adesivos, caderno de bolso, bolsas e por ai vai.

Confira tudo clicando aqui, e veja o vídeo de divulgação da campanha:




Confira a programação completa:

8h - Abertura

9h - Mesa: Quadrinhos e erotismo – Desconstruindo signos masculinos
Sirlanney | Gabi | Samanta Coan | Thais Gualberto

10h30 - Mesa: Investigando personagens femininas
Lucas Ed. | Natânia | Afonso Andrade

12h30 - ALMOÇO

14h - Painel: Troca de Saberes: experimentações do traço e roteiro.
Abertura com Lu Cafaggi

15h30 - Debate: Transgredindo a representação feminina nos quadrinhos
Ana Luiza Khoeler | Mariamma | Chiquinha | Cynthia Bonacossa

17h - Mesa: Mídias transgressoras contra mercados uniformes
Ricardo Tokumoto | Ana Mancini | Beatriz Lopes | Bianca Pinheiro

18h30 - O resultado do encontro e considerações finais

20h - Encerramento

Programação permanente:

Intervenção: Você protagonista da sua história
Durante todo o evento uma câmera estará posicionada para quem quiser falar da sua experiência como quadrinista ou como leitor de HQ’s. Será o momento para contar alguma situação engraçada, diferente ou de descoberta que você teve por meio das histórias em quadrinhos. Esses relatos serão editados e postados em nosso canal no YouTube.


Exposição

Os participantes vão construir uma exposição ao longo do evento. Teremos bastante papel à disposição para quem quiser fazer uma tirinha, um cartum, ou uma graphic novel. O participante deve ficar a vontade para usar o material que tiver. Mas depois tem que ficar tudo penduradinho no varal, pra todo mundo ver!


Intervenção: Roteirizando

Num cantinho, os participantes terão um espaço para escrever sobre as impressões acerca do evento, sugestões para os próximos eventos, um poema ou o que estiver sentindo no momento. O importante é deixar registrado as diversas conclusões para construirmos juntos uma memória desse dia. Tudo o que for registrado vai virar um editorial, disponibilizado pra todos.

Fonte: Assessoria

_____________________________________________________________



MARCELO SOARES


Mestre em Comunicação, jornalista, trabalha com Assessoria de Imprensa e é editor do nosso podcast. Colabora com textos para o blog, como resenhas e notícias.

Twitter: @masquesoares



Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus