Oya: A Ascensão dos Orishas




Os Orixás, deuses africanos da religião Santeria, foram quase esquecidos pela humanidade, que esta indo para a auto destruição. Somente a deusa orixá da mudança, Oya,  ainda está conectada a Adesuwa, seu devoto dedicado. Agora, ela vai em uma missão para proteger os inocentes, enquanto um fanático com uma ideia distorcida do Orixá quer provocar a queda da raça humana. Adesuwa deve encontrar 'a chave', uma jovem com potencial para abrir a porta entre a humanidade e Orixá. A jornada apenas começou e o SupOrisha vai subir!



Imagem de bastidores

A produção cinematográfica fora do eixo EUA, Europa, e até um pouco japonesa, pouco é divulgada - ou é simplesmente esquecida - no Brasil. Quando essas obras buscam sair do caminho comum da nossa sociedade brasileira ainda menos. Geralmente, só os interessados em certos temas buscam saber mais e tem contato com tais informações, por isso, é sempre interessante quando nos deparamos com algo novo vindo de um lugar desconhecido para nós.

Há alguns dias me deparei com uma noticia vinda do site Shoujo Café, informando sobre a produção de Oya: Rise of the Orisha (Oya: A Ascensão dos Orishas). Além de ter o conhecimento sobre um filme feito na Nigéria*, me foi ainda de mais agrado ser um que fala sobre a mitologia local, e que trazida ao nosso país pelos escravos é constantemente depreciada pela grande maioria da população.


Concept Arts de, respectivamente, Damon Mark e Damon Davis's

Não falarei de religião aqui, nem de suas confusões por disputas de poder e espaço social, mas de mitologia em si. Assim como o texto do site citado, me declino sobre a predominância de mitologias europeias em nossa cultura pop (inclusive as que versam sobre Anjos e monstros), principalmente no universo dos super-heróis, quando nossa própria cultura pode render, desde que se faça um esforço no sentido de um exercício de criatividade, coisas interessantes.

O filme captou recursos para sua produção através do site de financiamento coletivo IndieGogo, já foi finalizado e está em fase de festivais. Ele tem uma página no Facebook, Twitter e Site oficial.

Confira o trailer da produção:




O QUE É ORISHA?

Orixá são seres elementais que seguem um sistema de crenças como a Santeria, Ifá, Candomblé e uma gama de práticas tradicionais africanas espirituais. Estes seres são reverenciados por cerca de 100 milhões de lugares tão diversos como a Nigéria, Brasil, EUA e Jamaica, com adeptos crescentes na Europa e na Ásia. É um sistema de crença antigo baseado na conexão e comunicação dos seres humanos a esses seres arquetípicos elementais.

O QUE É SUPORISHA?

No universo criativo do filme, Suporisha são seres humanos que podem recorrer ao Orixá e quando o fazem, eles são dotados de incríveis poderes.


*Nollywood, como é denominado o mercado de produção cinematográfica na Nigéria, é considerado por alguns como a segunda maior potência cinematográfica do mundo. Mais informações: http://www.theguardian.com/world/2014/apr/10/nigeria-africa-biggest-economy-nollywood

_____________________________________________________________



MARCELO SOARES


Mestre em Comunicação, jornalista, trabalha com Assessoria de Imprensa e é editor do nosso podcast. Colabora com textos para o blog, como resenhas e notícias.

Twitter: @masquesoares

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus