CulturaMila:

Alemão



Não vou mentir... Adoro ver filmes nacionais com a temática “do alto do morro”, e se a trama é baseada em fatos reais, só me faz gostar mais ainda. E assim fui ver ALEMÃO!



O filme é baseado em reportagens e outros relatos publicados na imprensa em novembro de 2010, noticiando a ação ocorrida em novembro de 2010 no complexo de favelas do Alemão, que consistia na entrada da polícia com o intuito de derrubar o tráfico de drogas e pacificar a região, instalando ali uma Unidade de Polícia Pacificadora – UPP.



Sendo assim, a película do diretor José Eduardo Belmonte não trata exatamente de como aconteceu a invasão. A narrativa tem início alguns dias antes da data na qual aconteceu a entrada da polícia no morro. Cinco policiais (interpretados por Gabriel Braga Nunes, Caio Blat, Milhen Cortaz, Marcelo Melo Jr. e Otávio Müller) estavam executando uma operação militar de inteligência não autorizada, mas são descobertos pelos agentes do tráfico e o líder deles (Cauã Reymond) autoriza uma caçada sanguinolenta por aqueles que “enganaram o movimento”.

Uma das ações de divulgação do longa foi a divulgação do retrato falado do chefe do tráfico no morro:


Vejam o trailer abaixo:



Um dos destaques do filme é a empolgante trilha sonora, o outro fica pela atuação de Milhen Cortaz, que interpreta novamente um policial, mas que em nada se assemelha ao militar de Tropa de Elite. Também merece uma menção honrosa aqui a participação de Antônio Fagundes, como o delegado que cuida da operação clandestina.

 Milhen “Sangue NoZóio” Cortaz em ação, ao lado de Marcelo Melo Jr.

Ainda que o filme não conte exatamente o que aconteceu naquela ocasião, muitos relatos de autoridades são mostrados no filme, com um grande destaque para o de Sergio Cabral.

O filme vale o ingresso, bem como uma boa conversa posterior no bar, para discutir a situação das favelas no Brasil e os resultados obtidos pelas UPPs quase quatro anos depois das primeiras ocupações.

_______________________________________________________________


CAMILA TÉO  

Formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), leitora constante que mora em uma pequena biblioteca, professora, revisora, tradutora e viciada em cinema e cultura em geral. Escreve também a coluna Keep Calm...ila!

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus