Uarévaa no FIQ!


Conhecidos como a nona arte, os quadrinhos são celebrados na edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ, evento promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura entre os dias 13 e 17 de novembro, na Serraria Souza Pinto. E o Uarévaa vai estar lá para cobrir tudo do evento.




O homenageado deste ano do evento é o quadrinista Laerte Coutinho.“Já é uma tradição do festival homenagear um quadrinista brasileiro que tenha uma contribuição relevante para os quadrinhos no país. Fizemos o convite a ele no início de 2012 e anunciamos oficialmente a homenagem em maio do mesmo ano. Laerte é um quadrinista versátil, que vem produzindo desde os anos 1970, já publicou em revistas, jornais, livros e criou diversas histórias e personagens. Tem uma técnica admirável e mais do que isso, ele mostra que se reinventa o tempo todo como quadrinista e também como pessoa”, acrescenta Afonso Andrade, coordenador de quadrinhos da Fundação Municipal de Cultura, que assina a curadoria geral do evento ao lado de Daniel Werneck.

Laerte vai participar de um bate-papo sobre seu trabalho no dia 17 de novembro (domingo). Outra vertente da homenagem é a exposição sob curadoria de seu filho, o também quadrinista Rafael Coutinho.

Criado em 1999 e realizado a cada dois anos, o FIQ tem sido uma peça fundamental no processo de valorização e crescimento dos quadrinhos no Brasil. “O FIQ hoje, além de ser o maior festival do país em número de convidados e atrações, e também em longevidade, tem uma importância muito grande por ser um ponto referencial dos quadrinhos, aquele momento para o qual artistas e editores se mobilizam, preparam novas publicações e trocam ideias. Existe uma mobilização da cena que começa a acontecer muito tempo antes do festival”, destaca Afonso.

Paralelo às atrações, vai ser realizada uma Rodada de Negócios em parceria com o Sebrae Minas, na qual quadrinistas que se inscreveram e foram selecionados vão ter seu trabalho avaliado e comentado por agentes e editores do Brasil, EUA e Europa, sendo ao todo 15 editoras.



Nesta oitava edição, o FIQ cuidou em reunir pesos pesados de diversas áreas do universo dos gibis. Para começo de história, o Festival contará com a presença de George Pérez, um dos artistas mais importantes do quadrinho de norte-americano. Outra grande atração é Ivo Millazo, conhecido por ser o criador de Ken Parker, outro destaque é Jérémie Nsingi, primeiro quadrinista africano a participar do festival. 

Do lado brasileiro, a programação inclui Marcatti e Fábio Zimbres, nomes importantes do quadrinho alternativo nacional. Além deles, participam do evento Vitor e Lu Caffagi, autores mineiros que acabam de lançar com enorme sucesso o álbum “Laços” pela Mauricio de Sousa Produções. Nomes como Danilo Beyruth, Gustavo Duarte, Ivan Reis e Cris Peter também estarão no evento, além de Fábio Coala, Ricardo Tokumoto, autores de destaque da nova safra de artistas. Ao todo, são 85 quadrinistas convidados, sendo 18 internacionais (EUA, Argentina, França, Itália, Alemanha e República Democrática do Congo), 32 de Belo Horizonte e Minas e 35 de outros estados do Brasil. Para conhecer mais sobre estes e outros convidados, acesse: http://www.fiqbh.com.br/convidados

O Uarévaa também estará representado na programação com a participação de nosso membro Rafael Rodrigues que estará lançando um novo trabalho e mediará a mesa O horror, o horror!, na sexta-feira, 15, às 20h, no Auditório Gutemberg Monteiro. Participarão da mesa os artistas Franco de Rosa, Fábio Cobiaco, Rafael Albuquerque e Salvador Sanz.

Além do intrépido Robin, ou Apontador Prateado para os íntimos, estarão da nossa equipe cobrindo o evento o campineiro Zennon e o nordestino Marcelo Soares. Teremos cobertura pelo Facebook e Twitter, além de gravação de podcasts no evento (quem sabe não sobra uma transmissão de vídeo em tempo real?), você que vai nos procure por lá!



Confira o que mais terá no FIQ 2013:

Exposições:

- Ícones dos quadrinhos: Reúne 100 interpretações de personagens clássicos dos quadrinhos feitas por 100 quadrinistas do mundo inteiro. A exposição é organizada por Ivan Costa, um dos curadores do festival, que ganhou troféus HQ Mix pelas exposições "Batman 70 Anos" (2009) e "Criando Quadrinhos" (2011), também apresentadas no FIQ.

- Lélis: Exposição em homenagem ao quadrinista e ilustrador mineiro Marcelo Lélis. Serão apresentadas cerca de 50 obras originais deste artista, entre aquarelas, esboços e desenhos. Recentemente, Lélis fez parte da comitiva de autores nacionais selecionados para a Feira de Frankfurt.

- Laerte: Com curadoria do também quadrinista e filho do homenageado, Rafael Coutinho, a exposição/instalação irá apresentar elementos da obra de Laerte e apresentar algumas de suas atuais discussões.

- Hélder Moreira: Em cartaz entre os dias 4 e 17 de novembro, no Oi Futuro Belo Horizonte, a mostra traz esculturas, fotos e ilustrações do artista belo-horizontino que tem sólida carreira no exterior, assinando histórias e esculturas para a Marvel Comics.

- Exposição infantil: Nesta exposição, totalmente interativa, crianças e jovens poderão ter contato direto com o cenário e reconhecer elementos fundamentais da linguagem dos quadrinhos.

Estúdio ao vivo: Montado dentro da Serraria, o estúdio abrigará diversos quadrinistas, que demonstrarão técnicas e estilos de desenho, escultura e roteiro.


Jornal Paratodos: Com curadoria da equipe da extinta revista Graffiti, o jornal produzido diariamente na Serraria terá artigos, entrevistas e quadrinhos, que serão distribuídos ao público.

OuBaPo: Cinco quadrinistas e um desafio: improvisar uma história coletiva. A performance acontece no auditório sob os olhares do público.

Oficina: O mezanino da Serraria abriga 52 oficinas, tanto básicas, voltadas para o público em geral, quanto as específicas, indicadas para aqueles que já possuem algum trabalho ligado a quadrinhos e ilustração.

Palco Cosplay: Um palco com camarim será instalado para que os cosplayers possam se preparar e tirar fotos. Serão realizados alguns concursos rápidos e informais, com distribuição de kits de quadrinhos para os vencedores.

Gibiteca: Na tenda instalada o estacionamento da Serraria, será montada uma gibiteca, com centenas de títulos para leitura do público.

Auditório Gutemberg Monteiro: Assuntos como mercado de quadrinhos no Brasil, colorização e financiamento colaborativo serão debatidos pelos convidados do festival. No auditório também acontecem o OuBaPo e as demostrações de desenho. O nome do auditório é uma homenagem a um dos grandes quadrinistas de nosso país, tendo seu trabalho publicado pela RGE, Ebal e Continental. Além disso, ilustrou de títulos de terror, como a Creepy, e a tira infantil Tom & Jerry. Gutemberg faleceu em dezembro de 2012.

Praça Mauro Martinez: 12 mesas recebem lançamentos e sessões de autógrafos simultâneos de convidados e outros quadrinistas presentes no evento. O nome da praça é uma homenagem ao editor Mauro Martinez, falecido em 2012. Ele foi um nome forte dos mercados de quadrinhos e de RPG, tendo ajudado a criar a a editora Devir. Grande conhecedor de quadrinhos, Mauro também chegou a escrever artigos sobre o tema para revistas e jornais e foi fundamental para que a revista Sandman.

Praça Naumin Aizen: Local de descanso com mesas e pufes, a praça também terá um telão onde serão transmitidas as palestras e debates do auditório. Naumin Aizen foi um importante editor de quadrinhos, tendo trabalhado com seu pai, Adolfo Aizen, na lendária editora EBAL.

Estandes e mesas: 28 estandes e 36 mesas abrigam editoras, livrarias, escolas e grupos de quadrinistas independentes. O público poderá encontrar desde o quadrinho das grandes editoras até as publicações independentes e fanzines.



Rodada de negócios de quadrinhos: Em parceria com o SEBRAE será realizada primeira rodada de negócio de quadrinhos do Brasil. Nela, 15 representantes de editoras do Brasil, EUA e Itália irão receber 200 quadrinistas para a avaliação de portfólios e projetos de publicação de quadrinhos. A atividade acontece nos dias 14 e 15 de novembro, na Funarte.

Painel interativo de desenhos e painel de classificados: No painel de desenho, o público poderá desenhar e interagir com o evento. No painel de classificados, os quadrinistas poderão colocar anúncios para parcerias profissionais.

Outra novidade apresentada pelo FIQ em 2013 é uma programação paralela, na qual eventos de quadrinhos ou realizados pelos quadrinistas ganham o selo FIQ e são incluídos nas atividades do festival. Um que já está confirmado e que promete mobilizar os participantes é o HQ Gol (http://www.fiqbh.com.br/5-hq-gol-entra-para-programacao-paralela-do-fiq-2013/), que será realizado no dia 15 de novembro e reunirá equipes formadas por quadrinistas. Outro evento já vem acontecendo é a exposição Crepúsculo dos Samurais, que apresenta o trabalho de Daniel Werneck, até 17 de novembro no Café Sesc Palladium. Saiba mais em: http://www.fiqbh.com.br/6-na-programacao-paralela-do-fiq-crepusculo-do-samurais/.

Também se destacam na programação paralela do FIQ a exposição “Entre Ideias e Rascunhos”, em cartaz até 15 de dezembro no Sesc Palladium, que apresenta o trabalho e os processos criativos de cinco jovens quadrinistas brasileiros – João Marcos, Eduardo Pansica, Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi e Pedro Cobiaco –, além da mostra Quadrinhos Possíveis, com trabalhos de artistas do grupo Pandemônio na Casa de Quadrinhos, também até 15 de dezembro.

Outro destaque é o Projeto Parede, um painel com uma tira de 12 metros de largura assinado por Eduardo Damasceno, co-criador dos Quadrinhos Rasos, no foyer do Sesc Palladium (Avenida Augusto de Lima, 420, Centro).

O Festival Internacional de Quadrinhos está presente nos principais canais da Internet. Twitter oficial do FIQ: @fiq_bh. Instagram: @fiqbh. Facebook: facebook.com/FIQ2013. Veja a programação completa e detalhada no Site Oficial: fiqbh.com.br.


SERVIÇO

8º Festival Internacional de Quadrinhos
Data: De 13 a 17 de novembro
Local: Serraria Souza Pinto – Belo Horizonte / MG
Entrada gratuita





Fonte: Assessoria

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus