Bate papo sobre quadrinhos com Rafael Rodrigues na Feira do Livro de Caxias do Sul

Logo do Atelier Livre + Ilustração de Rafael Rodrigues por Léo Gonçalves

Este ano Caxias do Sul se abre para os quadrinhos e para a arte.
A Feira do Livro de Caxias do Sul de 2013 tem como patrono o chargista Carlos Henrique Iotti, e também vai dar mais espaço para a arte, homenageando a ilustradora e escritora local Rita Bromberg Brugger e trazendo a 8ª edição do Atelier Livre.

Inspirado no “en plein air” francês, nos “alfrescos” dos ingleses e “aria fredda” dos italianos, o “Atelier Livre” propõe um encontro de artistas e curiosos da arte em diversos espaços para aproximar a arte da população, descentralizar as artes plásticas, unir a classe artística, incentivar a produção e oportunizar o intercâmbio cultural. Esta proposta é da curadora Mona Carvalho, baseada nos impressionistas, que saíram do atelier para produzir ao ar livre e conta com a participação de artistas e também da comunidade. Em outras, palavras, a ideia é acabar com o elitismo e mostrar que a arte é sim popular.

Para esta 8º edição, estarão presentes os artistas Giacomin, Artur Volpato, Alexandre Porto, Alexandre Dal Zotto, Cristiano Dalla Rosa, Cristiane Marcante, Daniel D'Angeli (POA), Daniela Antunes, Elisa Zattera, Jaqueline Pauletti, José Alberto Selbach Junior, Florido (SP), Marcos Coutinho, Maicon Damasceno, Natalia Bianchi, Rafael Dambros, Robinson Cabral e Sarah Martinelli Benedetti estarão presentes. Tendo começado em Caxias, o Atelier Livre também teve uma edição este ano no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, e promoveu um “crossover” entre artistas gaúchos e cariocas.


Atrelado a esta 8ª edição está o bate papo “Colocando os Quadrinhos na Rua”, com este que vos escreve, que vai discutir sobre os percalços que o autor de quadrinhos atravessa no Brasil e os novos caminhos que facilitam a publicação de Hqs no país.

A Feira do Livro de Caxias do Sul de 2013 também vai homenagear Iraci Hoch Maboni, que faz um trabalho muito legal de leitura para deficientes visuais, além de contar com uma porrada de autores convidados e com show de encerramento de Oswaldo Montenegro.


Convido então todos os leitores do Uarévaa de Caxias do Sul e arredores para participar do Atelier Livre e conferir o bate papo.


8º Atelier Livre
29 de setembro de 2013
Das 14h às 17h
Local: em frente à Casa da Cultura, na Rua Dr. Montaury, 133 – Centro
Informações com Mona Carvalho

Bate Papo “Colocando os Quadrinhos na rua”, com Rafael Rodrigues
29 de setembro de 2013
Das 17h30min às 18h30min
Local: Vitrine Cultural

Nome do Autor

Rafael Rodrigues

Filósofo, redator publicitário, promotor da ciência, roteirista de quadrinhos, professor de informática e pseudoblogueiro. Um homem que gosta de coisas simples, como Quadrinhos, Cinema e Ciência. Sabe, coisas normais.

Leia Mais sobre Rafael Rodrigues...
Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus