[Terror de domínio público] La Manoir du Diable, de 1896

Estes tempos eu percebi a quantidade de filmes bacanas de terror que já estão em domínio público e disponíveis para assistir e baixar de graça, sem peso na consciência. De clássicos como Nosferatu a filmes meio desconhecidos como Haxan, passando por filmes até mais recentes e coloridos como Body in the Web or Horrors of Spider Island, tem muita coisa que vale a pena conferir.

Por isso, para ajudar você, que quer conhecer estes clássicos, mas sempre se esquece de ir atrás, inaugurarei uma sessão aqui no Madrugada Macabra: Terror de Domínio Público. Todo fim de mês vou trazer aqui um filme do tipo para a apreciação de vocês. É claro que, na grande maioria dos casos, os filmes estarão em seu idioma original, no caso daqueles que possuem texto ou áudio. Mas creio que, mesmo assim, vale a pena conferir.

Começamos com o mais clássico de todos: Le Manoir du Diable, ou a Mansão do Diabo, de 1896 (sim, isso mesmo!), feito por ninguém menos que George Méliès, um dos pais do cinema, é considerado o primeiro filme de terror já feito (embora não tenha tido exatamente a intenção de assustar). Uma produção curta, de pouco mais de 3 minutos, que estreou em Paris numa véspera de Natal. Confira:

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus