O Coração de Corali


"Um Buraco Vazio  no fundo do peito. 
Corali sentia que faltava alguma coisa"



O Coração de Corali  na forma e na cor um coração igual aos outros. Mas nesse, o sentimento do mundo. Um sentimento sem fim, que abarca tudo - gente, bichos, árvores e rios e ainda deixa espaço para qualquer dor ou alegria que nele procurar abrigo. Mesmo assim, o coração de Corali ainda sente falta de alguma coisa. Não é todo dia nem a todo estande e nem ela sabe explicar, como acontece. Mas sempre há de chegar uma hora em que também, sem data, sem motivo, sua garganta se aperta, seu peito fica pesado e você não sabe dizer o que sente. E aí então, você vai entender o mistério do coração de Corali.
Ao ler esse livro, que mistura texto com ilustrações, me perguntei por que ele tinha como catalogação Infanto-Juvenil já que falava de um tema tão, digamos, adulto: o grande buraco existencial que existe dentro de todos nós. Mas, depois, refleti e vi que sim ele é feito para crianças também, e isso torna ele ainda mais primoroso.



Escrito por Eliane Ganem e ilustrado por Elvira Vigna,  O Coração de Corali é uma obra infantil que respeita o seu público. Normalmente temos a ideia, eu acho ilusão, que crianças são completamente felizes só por serem crianças, por poderem brincar livremente, não terem as tais preocupações de adultos, e se vemos uma criança emburrada podemos logo dizer: "deixa de besteira pirralho, que você não tem nem com o que se preocupar".

"- E seu coração, tia, dói muito?
- As vezes dói!
- E aí, o que você faz?
- Aí, eu como bombom. Tem gente que fuma. 
Tem gente que trabalha muito sem nem precisar, 
às vezes, só pra esquecer que tem um buraco no peito"


Contudo, criança também e ser humano, também senti, sofre, pensa, refleti. Elas podem muito bem sentir um vazio que não sabem o que é, e o legal dessa obra é que ela não busca minar esse vazio, dizer que é besteira, que não se pode ter. Indo ao contrário de muitas obras infantis, ela faz com que a criança (seja em que idade for) reflita sobre esse vazio, mostrando que adultos também podem tê-lo e que é preciso saber lidar com ele vivendo e se divertindo, não deixando que o buraco dentro de si nos arraste para o nada.

Um livro curto, sem grandes exageros imagéticos, mas que fala muito. Recomendadíssimo.

O Coração de Corali
Autor: Eliane Ganem,
Desenhos: Elvira Vigna
Editora: José Olympio
Ano: 1999
Páginas: 32

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus