Hi Brasil


Sabe aqueles lances da antiguidade de imaginar coisas e viajar na batatinha? Tipo aquele povo que acreditava que Atlântida existiu e foi afundada, que a terra era oca ou que o Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa?

Conforme prometido durante o podcast (que não saiu hoje por problemas técnicos, mas entrará no ar em breve), segue a tinhosa matéria sobre a ilha lendária chamada HI Brasil, um paraíso na terra!

(Viu Freud Leleque menino cumprido de promessas em 2013!)



Por mais de cinco séculos circularam na Europa boatos a respeito de uma ilha mágica muito loca chamada Brasil, Hi-Brasil, Hy-Brazil, Brasile ou Breasal, com cidades cobertas de ouro e natureza exuberante, uma espécie de Jardim do Éden ou Xangrilá. Ela apareceu em alguns documentos até 1870 e figurava de boa em vários mapas espalhados por esse mundão afora.


Hi Brasil surgiu nas lendas Celtas a trocentos anos atrás, na região onde hoje fica aquele povo batuta que enche a cara e vê duendes chamada Irlanda. Como toda lenda que se presa, além de ter um monte de buracos, também tem um monte de versões. A que mais acho bacana, com selo Modesti de Qualidade, é a de Breasal.


Breasal era um caboclo muito do fodão, druida e Sidhe, o próprio nome dele já significava algo como chefe dos guerreiros, brigadô mór. Pois bem, esse cara encasquetou que queria fazer uma torre pra chegar no céu. Contratou então os melhores pedreiros parrudos do mundo para fazer o serviço, que lhe deram a condição de que só poderiam trabalhar pra ele por apenas um dia. A irmã do cara, uma gostosona chamada Eithne, safada, fez um feitiço para impedir que o sol se pusesse enquanto a obra não fosse concluída. Os trabalhadores ficaram pistola com a história toda, o sindicato surtou, chamaram até o Lula para fazer uns discurso mas nada adiantou, a construção prosseguiu.

Como todo conto mitológico alguma merda tem de acontecer para dar sustância, nessa história não poderia ser diferente. Breasal frustrado por não ter comido ninguém no carnaval da Bahia, entortou os canecos e voltou pra casa. Ao chegar viu sua irmã com aquela bundona branca dando mole deitada no sofá assistindo Vale a pena ver de novo, doido de doce acabou por dar umas catracada na danada. Isso quebrou o encanto e fez o sol se pôr no meio do dia, o fenômeno ficou conhecido como Dubhahdh (eclipse).


Mas o que isso tem a ver com Hi Brasil? Quase Nada. Só queria contar essa história que achei bacana. Então, Hi Bresail é o nome da ilha paraíso de prazeres perpétuos onde Breasal foi quando morreu após toma-la de seus antigos donos Tuatha de Danaan (não me pergunte), onde passou a reinar sobre os mortos privilegiados, originalmente os heróis que perderam a vida em batalha, tipo um Valhala com um serviço de quarto melhorzinho... O tempo foi passando e o lugar passou a ser chamado de Hi Brasil! Taraaaaaam!

Vários mapas mostrava a ilha bem no meião do Atlântico Norte, geralmente próximo à Irlanda. Expedições de trocentos países procuravam o tal lugar e nada encontravam, até o Cristovão Colombo já perdeu tempo procurando. Reza a lenda que surgia apenas de sete em sete anos; outros diziam que ficava oculta dos olhos humanos pela neblina, igual Avalon, a ilha onde Arturzinho foi depois de morrer e... Ei! Hi Brasil é Avalon!


Agora uma curiosidade para provar que ser humano é tudo um bando de escrotos: Um certo Capitão John Nisbet relatou que ao retornar da França para a Irlanda, encontrou acidentalmente a fabulosa Ilha de Hi-Brasil, após atravessar um espesso nevoeiro. Até aí tudo bem, o cara podia estar de porre, beleza. Mas então a notícia se espalhou e todos queriam sair em busca da bagaça, mas logo um certo Mathew Calhoon deu entrada numa petição oficial ao Rei Charles I reclamando a posse da Ilha de Hi-Brasil. A disputa jurídica foi tétrica e deu muita briga! Mas isto pouco importou, porque a ilha não existe caramba! Ê humanidade, brigando por porcaria nenhuma!!!


Várias ilhas "misteriosas" no Oceano Atlântico foram identificadas e hoje são pontos geográficos comuns em nossos mapas. A Ilha de Hi-Brasil pode até ter existido, tem uma teoria regada a ácido lisérgico que diz que ela foi uma formação vulcânica temporária que fumegava e produzia o citado nevoeiro, derramando lava em brasa - daí viria o nome "brasil". Embora especuladores e até algumas seitas queiram vincular esta ilha ao nosso país, cientificamente não existe qualquer relação.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus