Surfista Prateado: Parábola

Uaréview 
                                 por Freud


Para iniciar a pequena sequência de reviews (citada no último podcast) que faremos essa semana sobre o Surfista Prateado, escolhi uma das melhores hqs já feitas com o personagem: a  inusitada parceria entre Stan Lee e Moebius.


Galactus volta a Terra, planeta que jurou não atacar mais, com uma abordagem diferente: se proclamar o salvador da humanidade, aquele que os levará a uma nova era, mas com uma mensagem que na verdade instaura o caos total.


Se te soa estranho ver o personagem agir assim, é preciso antes de tudo informar que se trata de uma história totalmente fora da continuidade do universo Marvel. Nela o Surfista Prateado é inicialmente lembrado pelas pessoas apenas como uma lenda e nenhum outro herói sequer é citado.

Podemos presumir que se passa num futuro em que todos já se esqueceram da primeira vinda de Galactus e que o Surfista nunca se libertou de seu exílio aqui, sendo o único "super herói" remanescente. E as aspas são mesmo importantes ao citá-lo como um super herói pois definitivamente aqui ele não é, e nem se trata de uma hq convencional de super heróis. Parábola é muito mais voltada para o questionamento sobre o comportamento humano do que para uma grande batalha e, mesmo quando a ação acontece, não deixa de lado esses questionamentos.


Moebius foi sem dúvida um grande mestre e, embora ele mesmo tenha falado sobre as dificuldades e incertezas que teve ao trabalhar com um herói dos quadrinhos norte-americanos e usando o "método Marvel", é um grande privilégio poder ver sua incrível e inconfundível arte criando belos quadros do Surfista e de Galactus.

O plot e, obviamente, os diálogos escritos por Stan Lee garantem que o Surfista seja perfeitamente caracterizado com sua "voz"  e  suas já conhecidas indagações que aqui soam mais relevantes do que nunca, acredito, por ser uma obra fechada e fora da continuidade. Como o Rafael disse em nosso podcast, o Surfista é um desses personagens que parecem feitos para histórias como essa.


Essa obra foi publicada no Brasil pela Editora Abril em 1989, na revista Graphic Novel #11 e trazia, além da história, uma introdução de Stan Lee e um texto de Moebius falando sobre o processo de criação da hq que incluem esboços, layouts e artes não utilizadas. Um material que merecia uma nova e caprichada edição por aqui, especialmente agora que a Editora Nemo está publicando grande parte da obra de Moebius em belos álbuns em capa dura.

Graphic Novel #11 - Surfista Prateado

Autores: Stan Lee e Moebius 

Data de publicação: maio de 1989

Editora: Abril

Número de páginas: 68

Formato: 17 x 26 cm

Preço de capa: Cz$ 2,90
  
Nota: 10

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus