Dia Internacional da Animação - antes tarde do que nunca!



Pra quem curte animação e por acaso estiver hoje (06/11) pela região de Campinas/SP, vai rolar a comemoração (tardia) do Dia Internacional da Animação na cidade!

- - - Post atualizado - - -


Originalmente comemorado no dia 28 de Outubro, por conta da primeira projeção pública de imagens animadas que houve em 1892 feita em Paris, por Émile Reynaud, o DIA foi criado a 11 anos atrás pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) com o intuito de difundir ainda mais o cinema de animação no mundo!




No Brasil, o evento está em sua 9ª edição e é o maior evento simultâneo do gênero no país! Ele geralmente é comemorado com sessões gratuitas de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. Além de várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento como mostras infantis, internacionais, mostras regionais e também oficinas, debates, palestras e exposições.


Em Campinas, o evento era para rolar no dia 28 de outubro como nas outras cidades, porém, por conta do segundo turno eleitoral na cidade, não foi possível fazer as exibições nesse dia, conforme constava no site. Infelizmente, a organização não foi rápida o bastante para fazer a mudança por lá, levando muitas pessoas a irem ao local.
Entrei em contato com a organização do evento, e eles informaram que a exibição ficará da seguinte forma:


Dia 06 de Novembro, às 19h30.
Mostra Nacional e Internacional.
local: SESC Campinas
R. D. José I, 270 - Bonfim CEP: 13070-741
Campinas - SP
Fone: (19) 3737-1538 Fax: (19) 3737-1503

A entrada é gratuita.



Bom, o Uarévaa vai estar por lá e veremos se dá pra tirar alguma informação a mais pra vocês. Já me informaram que câmeras estão proibidas, mas vou tentar fazer pelo menos um apanhado do que rolou, pra fazer um post especial sobre qual é o panorama da animação aqui no Brasil!
See ya!



Pra saber se o evento rolou na sua cidade, é só clicar aqui.
Você pode encontrar a lista de filmes da Mostra no seguinte site: http://abca.org.br/dia/mostras/ e outras informações aqui.

- - - - - - - - - - - -






Pois é, infelizmente aconteceram problemas que me impossibilitaram de assistir a todas as animações da mostra, mas é interessante deixar aqui registrado, que existe uma variedade de curtas de animações muito bons rolando nessas mostras. E isso eu digo não só das internacionais, mas produtos nossos mesmo!
Dos 12 filmes selecionados para a Mostra Nacional, estão em destaque “O Grande Evento”, de Thomate, feito por: Caio Martins, Duda Larson, Eric Ribeiro Christani, Gilson Filho, Jonas Brandão, Marão, Nicolas Mendes e Renato Andrade;





Cabeça de Papelão”, de Quiá Rodrigues, curta não disponível na internet, mostra a história de Antenor, uma pessoa que é absolutamente sem importância social e diferente dos demais. Percebendo que a razão de seus problemas é sua cabeça, ele decide trocá-la por uma de papelão.
Mais uma das versões baseadas no conto O homem de cabeça de papelão de João do Rio;




Um Lugar Comum, de Jonas Brandão, um curta de animação que nasceu como trabalho do último ano de Imagem e Som da UFSCar, que teve lançamento em Setembro de 2007.



O fantástico Mentiras são Contadas em Julho, de Rogério Vilela (Produzido pela Fábrica de Quadrinhos), participou do Anima-Mundi 2012 e é um dessas animações que deveriam estar na integra por aí nas internets da vida.




Acho que seria de suma importância, na minha opinião, que no Brasil, além desses centros culturais físicos, que houvessem alguns canais com acesso livre ao material completo, ou seja, que as pessoas tivessem maior acesso à essas animações de maneira integral, com as obras completas, para que os animadores, os estudantes dessa arte ou só os entusiastas, pudessem ter como registro, como arquivo, até porque acho que seria melhor para difundir essa arte no país. Seria muito interessante.
É lógico que tem suas exceções, animações mais recentes por exemplo, mas tem coisa aí de 2000! Que já participou de tantos festivais e com entrada grátis, o que os produtores perderiam com isso? Será que a venda desses materiais, dessas animações é tão grande assim? Ou melhor, será que elas existem?
Você que gosta de curtas de animação, não gostaria de ter melhor acesso a esse material? 

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus