Animação: This Land is Mine

Curta Você Também
Por Vini



É legal ver quando um artista se empenha tanto num trabalho que não é só o produto final que dá prazer de ver...
Nina Paley é uma grande cartunista americana desconhecida e já fez vídeos bem legais como Copying Is Not TheftAgora ela vai um pouquinho mais longe do que questões como as cópias digitais e sobre o compartilhamento ser legal. E talvez até, mexa com algo delicado para algumas pessoas, como a religião e a malfadada interpretação literal da Bíblia!


Nascida para ser como se fosse a última cena de um provável filme feito pela animadora/cartunista "This Land Is Mine" é uma animação brilhantemente feita em Flash, que conta a história daquele pequeno pedaço de terra no Oriente Médio que é disputado desde os primórdios da "Humanidade" (isso... com aspas) que acreditam ser a "Terra Prometida" relatada no Livro Sagrado dos cristãos, dos muçulmanos e a quem mais possa interessar... como os babilônios, bizantinos, romanos, cruzados, árabes e até antes dessa galera toda entre os primeiros habitantes e os cananeus e entre os egípcios e assírios. A treta, digo, a história culmina na atual disputa de território entre palestinos e judeus e mostra finalmente o grande e inevitável vencedor... uma antiga heroína do Velho Testamento!




Paley possui o dom de trazer para as mais criativas e bem trabalhadas animações, momentos reflexivos como esse, onde, através de relatos meio que tragicômicos, podemos ter uma base do que a crença desmedida e o fundamentalismo religioso podem fazer e como afetam de maneira negativa uma geração inteira de pessoas, povos, culturas e até tantas outras, que não tem nada a ver com a briga.

Para ver o estudo minucioso que a artista se dispôs a fazer para executar a animação, clique aqui

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus