Cream vs Led Zeppelin

Duelo na encruzilhada

VADE RETRO! Essa batalha de hoje é coisa do capeta!

- - - Post atualizado com o resultado - - -

Raulzito cantava em alto e bom som que enquanto "eu" (Freud) explico, o diabo dá uns toques e que o diabo é o pai do rock. Se você acredita nisso ou não, tanto faz, mas uma coisa é certa: uma das maiores lendas da música é a famosa história de que o "rei dos cantores de Blues do Delta", Robert Johnson, vendeu sua alma ao diabo numa encruzilhada para se tornar o maior guitarrista de todos.

Uma das raras fotos existentes de Robert Johnson
Se por algum aborto da natureza você nunca ouviu falar de Robert Johnson, te indico o método menos verdadeiramente instrutivo possível, mas que foi o mesmo pelo qual eu soube de sua falecida existência: o filme A encruzilhada, estrelado por Ralph Macchio, sim, o Karatê Kid. Antes que você me xingue, calma: ele não aprende a tocar blues limpando janelas nem pintando cercas, o filme é na verdade até bem legal, e tem um duelo de guitarras no final que qualquer viva alma que já assistiu não esquece. Caso não ache versão melhor dele por ai, pode ser visto completo no You Tube clicando AQUI.

Então hoje, estava eu numa encruzilhada sobre que músicas botar aqui, e alguma força sobrenatural (ou não) me lembrou de Robert Johnson e que um embate entre Cream e Led Zeppelin, ambos com versões fodas de músicas do lendário bluesman, daria uma batalha que até eu mesmo não saberia imediatamente em quem votar. Ouça essas duas pauladas ai e tome a sua decisão.


Cream - "Crossroads"



Considerado o primeiro supergrupo da história do rock, o incrível power trio que reuniu Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker registrou sua versão de "Cross Road Blues" na metade ao vivo do álbum duplo Wheels of fire e Clapton continuou tocando "Crossroads" ao vivo por toda a carreira, mas numa versão geralmente mais lenta que a do Cream. A frequente execução da música pelo "Deus" Clapton, junto com suas declarações de que Robert Johnson foi "o maior cantor de blues que já existiu" certamente foram muito importantes para divulgar o trabalho e a lenda do cantor do Delta do Mississipi.


Led Zeppelin - "Travelling Riverside Blues"



Lançada oficialmente apenas em 1990, no Box Set Remasters, essa versão do Led Zeppelin foi gravada nos estúdios da BBC em 1969, indo ao ar 4 dias depois no programa de rádio Top Gear, do John Peel. Embora creditada como "Travelling Riverside Blues", é considerada mais uma homenagem a Robert Johnson do que uma versão direta da música, pois Plant canta trechos de diversas outras músicas de Johnson no meio dela. O famoso trecho sobre "apertar o limão", contido no original de Robert Johnson, foi também usado pelo Led em "The Lemon Song", do disco Led Zeppelin II.


E agora, pra que lado da encruzilhada você vai? Vote na enquete abaixo, o resultado sai quinta feira aqui mesmo nesse post.

Musical Kombat: Cream vs Led Zeppelin

Duelo na encruzilhada entre as covers do capeta: Qual a melhor homenagem a Robert Johnson?


Cream - "Crossroads"

Led Zeppelin - "Travelling Riverside Blues"

- - - RESULTADO - - -

O "Zeppelin de Chumbo" não deu a menor chance pro outro ilustre filho dos Yardbirds, o "Deus" Clapton, e conseguiu mais que o dobro dos votos do Cream, vencendo por 69,23% a 30,77%.

Então tome mais Zep na faixa bônus, e já que ele deu um FATALITY tão grande no Cream, fiquem ai com mais de meia hora ao vivo do Led, numa apresentação para a tv dinamarquesa em 1969. A imagem não tá grandes merda, mas o show tá bom demais.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus