Uma história da Ciência - Documentário


“A história da ciência é geralmente contada como uma série de momentos de revelação. O triunfo final da mente racional. Mas a verdade é que poder e paixão, disputa e acaso tiveram papéis igualmente significativos.(...)
Esta é a história de como a história fez ciência e como a ciência fez história, e de como as ideias geradas mudaram nosso mundo. É uma história de poder, prova e paixão.”


Eu sempre quis descobrir uma publicação que se dedicasse à história por trás das descobertas científica se que mostrasse a evolução da ciência dentro de um contexto histórico. Felizmente, encontrei algumas semanas atrás uma edição da Zahar chamada “Uma história da ciência”, de Michael Mosley e John Lynch, que era exatamente sobre isso (que é muito bom por sinal, recomendo – mas é caro).

Mas mais legal ainda foi descobrir que esse livro era baseado numa série de documentários da BBC apresentada por Michael Mosley. E, graças ao blog Astropt, fiquei sabendo que o documentário está disponível no Youtube. E com legendas em português!

Confiram aí o primeiro episódio (sobre “O que há lá fora?”). Vocês encontram outros episódios nos vídeos relacionados (Não é preciso necessariamente assistí-los em ordem).


Para quem gosta de ciência e de história, é uma excelente pedida. Enjoy.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus