Beatles vs Bob Dylan


Todo mundo pra trás que o pau vai comer aqui agora! 

Mantendo a tradição de ter música nas segundas aqui do Uarévaa, começamos hoje essa seção que toda semana vai jogar dois artistas no ringue para uma batalha sonora.

Pra começar, o ancião do blog, Freud, colocou dois dos mais influentes nomes do Rock pra "fazer guerra, e não amor"!

 - - - Post atualizado com o resultado - - - 


Antes de tudo, como é o primeiro post do Musical Kombat, é importante frisar que o Palhetada não acabou, e continua às segundas. Duende não tem podido postar toda segunda, tá ralando muito pra pagar as fraldas do Danilão, mas continuará com sua coluna sempre que possível.

E como vai ser esse tal de Musical Kombat?

Simples, duas músicas, escolhidas por nós para a peleja por algum motivo minimamente razoável, vão disputar sua preferência aqui, através de uma enquete no final do post. Votem, discutam sobre elas nos comentários, interajam. Ao final da enquete o post será atualizado com o vencedor.

Para a estréia vamos de Beatles vs Bob Dylan que, segundo o Rafael no nosso último podcast, é uma espécie de batalha "Vingadores versus Cavaleiro das Trevas" do Rock, heheheh... Não tente entender essa analogia bizarra, só mesmo ouvindo o podcast pra saber de onde veio isso.

A obra de ambos é de uma importância na música moderna praticamente impossível de medir, tendo inclusive ambos se influenciado, como foi citado no podcast. Por isso selecionei para esse post músicas posteriores a eles terem se conhecido e mudado consideravelmente seus estilos, em parte devido a essa influência mútua.


The Beatles - Strawberry Fields Forever



Primeira faixa a ser gravada para o revolucionário Sgt. Peppers, acabou lançada apenas como single na época mas antecipou toda a experimentação musical e inovação artística do álbum.


Bob Dylan - Like a Rolling Stone



Faixa de abertura do clássico Highway 61 Revisited, primeiro álbum em que ele abandonou a sonoridade acústica que marcou seu trabalho folk para se dedicar a uma obra integralmente "elétrica" (seu álbum anterior já fazia isso no lado A, mas ainda tinha o lado B inteiro acústico).


E ai, quem leva a melhor nessa batalha? Votem na enquete abaixo, o resultado sai na quarta feira aqui mesmo nesse post.

Musical Kombat: Beatles vs Bob Dylan

Essas duas faixas são posteriores a eles terem se influenciado mutuamente, qual a melhor?


The Beatles - "Strawberry Fields Forever"

Bob Dylan - "Like a Rolling Stone"

- - - RESULTADO - - - 

Bob Dylan levou a melhor com 70% dos votos, pessoal, e poderia até aplicar um Fatality nos rapazes de Liverpool mas... A merda é que isso não seria muito justo porque a enquete acabou encerrada bem antes do previsto. Mea Culpa. Foram 24 horas a menos de votação por uma erro de cálculo meu (BURRO!) e a amostragem acabou sendo pequena (10 votos apenas). Muita gente entrou na enquete mas não conseguiu votar, lamento. No próximo post isso não vai acontecer.

Mas, amostragem baixa ou não, Dylan venceu e merece faixa bônus!

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus