Fade Out: Suicídio Sem Dor



"Ninguém olha pra fora do próprio umbigo, por que só você vai ser assim?”



Rafael, Skubs e Maiolo 

Eu sempre tive a curiosidade sobre o suicídio, não de praticá-lo, mas de tentar entender o que leva alguém a esse fim. Então, quando li a premissa da história em quadrinhos Fade Out: Suicídio Sem Dor me chamou muito a atenção pela intenção de mostrar um jovem que teoricamente tem uma vida boa, mas busca uma forma de se matar, e em meio a isso encontra um novo sentido para sua vida.

Fade Out conta com roteiro de Beto Skubs, desenhos de Rafael de Latorre e colorização de Marcelo Maiolo. A história traz Kurt, um jovem que quer se matar, mas tem problemas morais, religiosos e familiares para fazer isso. Quando encontra pistas de um serial killer em atividade, tem a oportunidade de refletir sobre sua própria vida e questões práticas da sua existência.

Sinopses sempre são feitas para vender o produto, óbvio, então até ter em minhas mãos a revista ainda fiquei na dúvida. Durante a leitura vi muitas referencias a cultura pop, um olhar realmente sarcástico sobre a existência humana, e bem apropriado à época que vivemos e que os jovens passam. Kurt tem uma mãe, namorada, trabalho, estudo, mas não se sente feliz, busca saber sobre o seu pai, que acreditava estar morto, e segue atrás de um sentido pra viver.


A edição é bem caprichada. Com prefácios de nomes conhecidos do mercado dos quadrinhos, como Sidney Gusman, Mike Deodato Jr. e Danilo Beyruth – o que em tese não quer dizer nada, convenhamos. Temos extras como comentários do diretor, concept arts dos personagens, biografias e posfácio de Marcelo Campos. Sem contar o bom material das páginas internas e o trabalho gráfico de capas e contra capa. Muito dessa "boa visão" vem do investimento do Projeto de Cultura do Governo de São Paulo, o PROAC, no qual a revista foi selecionada.

Em termos de produção, Fade Out também trás uma boa qualidade. Os desenhos do Rafael são bem legais, adequados à proposta da história, as cores do Maiolo dão um ar todo especial a leitura, com até tons específicos para certos momentos e personagens. O roteiro do Skubs é cinematográfico (no melhor sentido) e dá um ritmo muito agradável de ler, bem construído, fechadinho, e só por isso já merece muitos méritos nesses tempos de histórias com pontas soltas propositadamente.

Contudo, algumas coisas me incomodaram. Primeiro o uso de nomes de personagens em inglês. Entendo que toda uma geração foi influenciada por referencias americanas, seja no cinema, música ou quadrinhos, e é natural quando se pensa nomes eles virem americanizados. Porém, no momento que vivemos atualmente nos quadrinhos brasileiros uma reafirmação de identidades nacionais, acho, seria mais interessante, como vemos em outros trabalhos ao longo dos últimos anos. Eu sei, pode ser só pura chatice minha.



Outro ponto que não me incomodou tanto, mas é importante destacar, é o tom um tanto quanto clichê do andamento da história. Isto é, como as coisas acontecem já é bem comum de se ver em vários filmes, e, principalmente, seriados. Mas se encaixa no que disse anteriormente sobre a influencia de narrativas e referencias americanas – e pode até ser tudo isso de propósito, como uma forma de criticar, ser sarcástico com esse estilo policial.

Excluindo-se esses pontos, Fade Out é uma boa história em quadrinhos e reflexão sobre a vida, nosso sentido de existir nela e das hipocrisias comuns tanto na sociedade quanto naqueles que tentam sair dela. Um exemplo são os pensamentos bem egocêntricos do protagonista quando está tentando se matar, a própria caçada a um serial killer, levando bem ao extremo o desejo de ser útil, importante, de sentir que a vida vale de fato para alguma coisa que todo mundo tem, sem contar a namorada de Kurt que só faz falar de si mesmo.

Após encerrar a leitura me deu muita vontade de ver novos trabalhos do trio, e espero que outras produções surjam, diversificando cada vez mais esse mercado quadrinhistico nacional que já começa a ter características próprias.

Fade Out: Suicídio Sem Dor
Páginas: 64
Formato: 17 x 26cm - Colorido/Lombada quadrada
Editora: Independente
Preço: R$19,90.
Facebook

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus