Editora Positivo lança coleção Arte & Você!


Ensinar artes com diversão e de uma forma mais próxima do cotidiano do aluno. Essa é a proposta da coleção de livros didáticos Arte & Você!




A coleção é uma produção da Editora Positivo e voltada aos alunos de artes do ao  ano do Ensino Fundamental integrando o Projeto Eco da editora. Os livros foram idealizados pelo desenhista e roteirista José Aguiar (Quadrinhofilia) e pela professora Fernanda Baukat. Segundo os autores, a intenção foi realmente aproximar o aluno do mundo das artes sem ser cansativo:
Desde o começo do projeto a nossa ideia foi criar um livro didático de Arte como nós gostaríamos de ter lido na escola. Isso significou um desafio pois não queríamos criar mais um caderno de exercícios banal. Tampouco mais um resumão da História da Arte. A solução foi misturar toda essa cultura - que parece tão engessada e empoeirada num museu distante - com as manifestações artísticas que fazem parte de nosso cotidiano. Decidimos falar de Arte a partir do universo que nos rodeia. Das coisas que vemos nas ruas, dos filmes a que assistimos, da música que ouvimos e dos gibis que lemos. Afinal, em quantos livros você pode discutir Arte usando King Kong, Godzila, Zé do Caixão, Superman, Monty Phyton, Trapalhões, entre tantas outras coisas que fazem parte da cultura pop/popular do último meio século?

Um dos recursos utilizados são as histórias em quadrinhos, que terão um capitulo exclusivo para elas, além de citações de revistas consagradas ao longo das obras e tiras feitas exclusivamente para os livros. Aparecem na coletânea nomes como como Asterix, Homem-Aranha e Zé Carioca, obras de autores nacionais de quadrinhos como Flavio Colin, Luis Gê, Fernando Gonsales, Lelis, Renato Canini, entre outros.
Cada capítulo é aberto por uma história em quadrinhos original criada a partir de situações comuns do dia-a-dia e que serve de gancho para os conteúdos a serem abordados. Afinal, nossa intenção sempre foi despertar no leitor (e por que não no educador) a consciência de que a Arte faz sim parte da vida de todos. Mesmo que não a percebamos na correria de nossas vidas.
Os autores ainda fazem um pedido de que os pai, mãe e/ou professores, recomendem o livro à sua escola para ser adotado no próximo ano letivo (viu Freud?). A coleção Arte & Você está à venda no site da Editora Positivo e também nas livrarias de todo o Brasil.

Fonte: http://joseaguiar.com.br/blog/

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus