O Garoto Vivo e outras histórias





No ano passado divulgamos aqui o Premio Abril de Personagens, criado pela Editora Abril com o objetivo de promover e incentivar a produção de conteúdo infantil de qualidade. Agora, os trabalhos vitoriosos saem em revistas formatinho, e, como só soube esse mês, corri para as bancas para comprar as segundas edições das HQs. Vamos conferir o resultado.



Caio é um menino que de tanto aprontar na escola seus pais resolveram mandá-lo, contra sua vontade, para passar as férias em um acampamento militar. Na rodoviária, o garoto faz uma confusão e acaba entrando no ônibus errado e vai parar em um lugar deserto e sinistro. Tudo fica ainda mais esquisito quando a noite cai e ele descobre que está no Acampamento do Além, uma colônia de férias para garotos mortos!

A proposta da revista é até bem clichê podemos dizer, esse plot já vimos por ai em vários lugares. Contudo, e levando em conta o público a que se destina (pra constar, crianças), a HQ traz aventuras divertidas, com algumas básicas lições de moral, histórias variadas e desenhos bem legais. A revista se divide em 3 histórias: Os rejeitados; almoço dolorido e cabeça de caramujo.

Só faço duas ressalvas: Na segunda edição que inicia com uma continuação da história da edição anterior, não tem um resumo simples do que aconteceu antes, importante para situar quem começou a ler daquele instante. O outro ponto é que todas as histórias, excetuando-se “almoço dolorido”, encerram-se abruptamente, faltando quem sabe mais uma página ou até um quadro a mais para melhor fechar a “piada”. Retirando isso, Garoto Vivo é bem interessante para os pimpolhos por mostrar a convivência com o diferente, e respeitar isso, além de incentivar a vivencia de aventuras e diversão.

A proposta além da revista em quadrinhos é também utilizar o personagem como franquia em outros meios e formas, que imagino sejam adesivos, cadernos e afins, além do site oficial.

Garoto Vivo na Vila Cemitério: Um Zumbi Solto por aí
Roteiro e Arte: Fabricio Pretti
Editora: Abril
Preço:  R$ 1,95
Páginas: 32



Antes de sair o resultado do prêmio Abril de Personagens essa revista se chamava Os Alienados. Não sei se teve uma readaptação por parte da editora por considerar o nome complexo para o entendimento infantil (afinal, nem toda criança iria entender a referencia a alienação, muito menos saber o que significa) ou os marketeiros acharam que o novo nome, com um subtítulo nada criativo diga-se de passagem, seria mais “cool”.

Enfim, UFFO desde sua estrutura de desenho até de história lembra muito, e muito mesmo, os quadrinhos de Mauricio de Sousa. Provavelmente os artistas se inspiraram no mestre do quadrinho infantil nacional para seguir um caminho já de sucesso, e não arriscar em algo muito diferente que poderia não dar tão certo. Ao mesmo tempo que entendo o lado dos autores, me frustro de não ver artistas mais novos pensando diferente, tentando fazer algo mais inovador.


A revista traz a história de Celeste, Cosmo, Zac e Galileu, uma família formada por quatro pesquisadores alienígenas que têm a missão de estudar o comportamento dos terráqueos. Com sua tecnologia super avançada podem se transfigurar e assumir a forma humana para fingir que são uma família normal do nosso planeta.

A HQ segue a formula de várias histórias independentes e fechadas. Nessa edição são 7 histórias curtas: está família é de outro planeta; posto de gasolina; salão de beleza; a grande festa; Cosmo no milharal; Zac e Pepê em Superpoder e Ultiminha. É bem evidente que os autores acertam mais a mão nas histórias bem curtas, de no máximo duas páginas, como em um “posto de gasolina” onde eles brincam com o combustível utilizado pelo carro da família (que é um ser vivo), pra mim a melhor história da edição. Provavelmente os autores trabalharam ou trabalham com tiras em quadrinhos, onde a “piada” da história tem que ser curta, objetiva, direta, e se perdem um pouco em algo mais longo.

Assim como sua companheira de premiação, UFFO também tem um site próprio e provavelmente deve virar capa de cadernos e afins (apesar que eu compraria do Garoto Vivo mesmo).

UFFO: Uma Família fora de órbita - Desmascarados!
Roteiro: Lucas Lima, Liliam Lima, Renan Bergo, Daniel Pedrosa
Arte: Lucas Lima
Editora: Abril
Preço:  R$ 1,95
Páginas: 32






No fim das contas, a proposta da editora Abril de abrir espaço para novos autores trabalharem e lançarem seus personagens é bem legal. Mesmo com os clichês e às vezes pouca originalidade, quanto mais material infantil no mercado acho melhor, pois, assim, é mais coisa para se iniciar a gurizada no maravilhoso mundo dos quadrinhos.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus