Morre Moebius, um dos grandes mestres dos quadrinhos!


O ilustrador, quadrinista e cartunista francês Jean Giraud, mais conhecido como Moebius, tem em seu currículo grandes obras dos quadrinhos como a série de faroeste do tenente Blueberry e até em diversas produções para o cinema. Hoje, dia 10 de Março, ele morreu, aos 73 anos, após longo período com estado de saúde debilitado.
Essa notícia realmente pegou de surpresa muitos de seus fãs e quadrinistas e confesso que fiquei bem triste com isso. Moebius foi pra mim uma das grandes inspirações no mundo dos quadrinhos e não é exagero da minha parte dizer que o mundo, hoje, perdeu um dos maiores artistas que já passou por aqui!

O desenhista francês era criador de um universo muito pessoal, dono de um traço sem igual e muito minucioso. Mas sua história não se resume só ao mundo dos quadrinhos, para vocês verem a importância de criação do artista, ele foi responsável pelo design, arte e/ou concepção visual de personagens de vários filmes como Alien - O 8º PassageiroO Quinto ElementoO Segredo do AbismoTron (de 1982), entre outros.



Ter as habilidades de contar uma história com a destreza de Moebius é o sonho de qualquer quadrinista que se preze e eu sempre invejei essa sua habilidade.
Era tudo aquilo que eu sonhava em fazer nos quadrinhos, ter essa visão do extraordinário que só ele parecia ter. 

Uma de suas grandes obras, Arzach ou Arzak, ganhou uma série de "quadrinhos animados" que pode ser conferido aqui nesse vídeo:




Fiz um post mais completo sobre a trajetória do artista e algumas impressões minhas aqui, pra quem tiver interesse em saber mais sobre...
Não sei se todos aqui do Uarévaa conheciam ou gostavam de sua obra, mas é altamente recomendável ler algumas de suas obras-primas. Se você não curte quadrinhos europeus e é mais ligado ao mundo de super-heróis, dê uma olhada na graphic novel do Surfista Prateado, feita em parceria com Stan Lee


Perdemos mais um grande artista, mas suas obras, felizmente, serão sempre eternas!

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus