2 Coelhos


Edgar tem um plano e ele pretende derrubar dois coelhos com uma cajadada só.



Há algum tempo uma leva de filmes mais focados na ação e intriga tem surgido no cinema nacional. Obras como Tropa de Elite e Assalto ao Banco Central buscam se garantir em tramas repletas de reviravoltas e planos mirabolantes, recheadas de tiros e explosões. É nessa levada que 2 Coelhos, filme de Afonso Poyart, aposta.

A história trás Edgar (Fernando Alves Pinto), um homem que volta dos Estados Unidos depois de dois anos, em um tipo de “exilio” depois de escapar de ser preso após atropelar a mulher e a filha de Walter (Caco Ciocler), que agora trabalha no restaurante de seu pai. Ao voltar ele vê uma possibilidade de mudar sua vida aproveitando das relações entre Maicon (Marat Descartes), criminoso sob investigação da policia federal, a promotora pública Julia (Alessandra Negrini), seu marido e um renomado Deputado Federal, e, assim, dar um grande golpe.

Ahhh Alessandra Negrini...
O filme trabalha um roteiro que a principio seria uma história pura e simples de “assalto”, isto é, um plano para roubar algo e somente isso. Mas, inteligentemente, Poyart, se aproveita desse plot e, seguindo os passos de um Tarantino, o usa como pano de fundo para trabalhar as relações entre os personagens e os dramas modernos, utilizando de bem encaixadas intercalações de flashbacks para mostrar como nossas vidas podem ser interconectadas tanto para o bem quanto para o mal.

2 Coelhos é uma obra com um roteiro bem construído, uma montagem bem estruturada, atuações adequadas e efeitos especiais que se poderiam ser melhores, não atrapalham a qualidade do filme. Mas, que espero que em trabalhos futuros o diretor se contenha mais em utilizá-los, e ainda mais com tanta constância, pois, em alguns momentos se tornam até desnecessários – como na sequencia a “la Sucher Punch”.

Bem que a Negrini podia estár mais Babydoll né?
Outra coisa que me incomodou foi a mania do roteiro de querer sempre enganar o público, jogando reviravoltas o filme todo tornando o recurso cansativo com o passar do tempo. Em contrapartida, alguns recursos visuais e de montagem bem no estilo Jorge Furtado de ser - a utilização do off, o uso da linguagem infográfica para explicar determinada ação na história – são muito bem elaborados e contribuem de forma agradável á história. Assim como uma trilha pautada em ritmo frenético, rock e “porrada”, aliada a uma boa montagem de som, dá o impacto sinestésico necessário que o filme pede.

Em resumo, 2 Coelhos é divertido, bem dosado em ação, intriga, humor e cumpre o que se propõe: ser uma aventura “massa veio” pra caramba, e isso é bom para nós e o cinema tupinikim.



Serviço:

2 Coelhos
Ação/Policial
Direção e Roteiro: Afonso Poyart: Afonso Poyart
Elenco: Alessandra Negrini, Caco Ciocler, Fernando Alves Pinto, Marat Descartes, Neco Vila Lobos, Roberto Marchese, Norival Rizzo, Thogun, Thaíde, Yoram Blaschkauer, Robson Nunes, Aldine Muller
Duração: 104 min.
Censura: 16 anos

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus