A Banda Mais Bonita da Cidade


Existem músicas e bandas que surgem que você se pergunta o por que deles existirem, mas, como tudo no universo, isso tem uma explicação e praticar a arte de escutar para só então dar seu julgamento é muito importante. E foi isso que resolvi fazer com a Banda Mais Bonita da Cidade.



Segundo a Wikipedia, a "Banda Mais Bonita da Cidade foi formada em 2009 com a proposta de cantar autores locais, desde então, pesquisou os produtos de vários compositores, escolheu músicas e passou a rearranjá-las para deixar ao estilo do grupo. Participou de apresentações musicais no Wonka Bar, em Curitiba, como o show "Canções de Inverno" de Luiz Felipe Leprevost e o show 'A Saudade Mata Gente, Panaca' de Uyara Torrente. Foi sendo criada e desenvolvida a idéia de produzir as músicas de compositores curitibanos. Por causa do videoclipe que originou o grande sucesso, a banda concorreu ao VMB 2011,na categoria "Webclipe", sendo, no entanto, derrotada por 'Sou Foda'".

Acredito que como todo mundo a primeira vez que ouvi falar desse grupo foi por conta do clipe da música Oração. De tanto tocar, ter novas versões paródias e pessoas cantarolando – como todo bom meme de internet – se tornou cansativa, enjoada e me dava raiva em ouvir o mínimo acorde que fosse dela.

Passado o hype em cima dessa música e do grupo, já no inicio de 2012, resolvi que era hora de baixar o tal CD da tal banda bonita e ouvi-lo, tirar minhas próprias conclusões sobre o trabalho musical do grupo. E, por incrível (ou nem tanto) que pareça, algumas coisas se salvam no meio das 12 faixas. Aqui irei ressaltar algumas que achei interessantes.

Mercadoramama: Essa música achei legal por ter uma temática simples, bem cotidiana, e sua melodia e vocal condizerem com a proposta dela. Pra mim, a melhor música do CD.


Aos garotos de Aluguel: Seguindo a mesma lógica da música anterior, de se trabalhar um tema cotidiano até e de uma forma simples, a música ainda tem essa pegada “bordel” em sua melodia que se encaixa perfeitamente.


A Balada da Bailarina Torta: Tons de terror é o que me vêem a mente ao ouvir essa música, me lembrando até o filme Cisne Negro. Novamente seguindo uma historinha onde a melodia entra para reforçar o aspecto de angústia da personagem.

  
Ótima: Um bom exemplo de como um letra interessante poderia ficar bem melhor se a melodia não fosse tão enjoada e o vocal tão equivocado.



Solitária: Segue o mesmo problema da música anterior, uma letra interessante, porém com pontos equivocados de melodia e vocal.


Nunca: Apesar da melodia um tanto quanto repetitiva, ela se encaixa no tom melodramático da letra e do vocal – particularmente bonito, voz compatível total com a música. Uma boa música e a segunda melhor do disco para mim.


Se eu corro: Curto muito a letra dessa música, mas acho novamente a melodia equivocada, lenta demais, parece até uma mania do grupo querer que tudo seja sempre lento, arrastado, mesmo as letras que pedem um pouco mais de velocidade.


Oração: por incrível que pareça a versão do videoclipe é melhor que a versão do cd, onde tudo é, para variar, mais lento e arrastado. Estranhamente o ar de festa do clipe- com várias vozes cantando junto e alegremente em uma crescente - ajuda a música e corrobora com o que digo sobre as outras músicas em relação a um pouco mais de “gás” na melodia.


Em resumo, o grupo trabalha com típicas músicas feitas por e para adolescentes, eu mesmo lembrei de várias composições minhas desse período da vida, coisas que hoje em dia leio e penso como era tosco o que escrevia, mas que tem sua função e importância exatamente para pessoas com o mesmo espírito adolescente. Isto é, de letras simples e até simplórias, mas que falam da vida e dos problemas, sonhos, etc, dessa fase da vida. Me lembrando até uma conversa com o filosófo oficial do Uarévaa o Moura, onde ele dizia que por que tudo tem que ser tão sério hoje em dia? Afinal, é bom também brincar de ser feliz. Confesso que após ouvir melhor as músicas achei até mais bonita a Banda dessa cidade.

Para quem quiser mais informações e/ou baixar o referido disco (que eles deixam de “grátis” para download) podem acessar o site da banda: http://www.abandamaisbonitadacidade.art.br

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus