Thin Lizzy - PalhetadA

Eae galera! Primeiro Palhetada de 2012 já vem com um clássico.

Hoje eu vou falar um pouquinho do...




Poisé a banda é de 1969, original da Irlanda, Dublin.

Phil Lynott foi o baixista e vocalista da banda por anos, até morrer de um ataque cardíaco fulminante causado por abuso das “dorgas” aos 36 anos. Deixou músicas que são tocadas até hoje nas rádios, suas composições viraram hits e influenciam outras bandas até hoje. Caso da regravação de "Whiskey in the Jar” feita pelo Metallica.



Pra quem não conhece a versão Original, clica ai.



Lynott foi um dos poucos negros que conseguiram fazer sucesso no hard rock. O Thin Lizzy levantava a bandeira de banda multirracial, também ganhou notoriedade por recrutar músicos em ambos os lados da fronteira irlandesa (Escócia, Irlanda do Norte, Inglaterra e Estados Unidos). E pra dar aquela pitada mais polêmica, também chegou a recrutar católicos e protestantes.

A sonoridade da banda é vasta, mescla a música Irlandesa a diversos estilos como country, psicodelia, heavy metal e hard rock. A banda tem claras influencias de Bob Dylan, Van Morrison, Bruce Springsteen, Van Morrison, Jeff Beck e Jimi Hendrix, isso no inicio de carreira, mais tarde admitiram se inspirar muito em Little Feat e Bob Seger, os dois americanos.

Em 1970 começaram a fazer sucesso com duas músicas mais pesadas a já citada lá em cima “Whiskey in the jar” e The Rocker”



Em 73 a banda trocou alguns membros e começou a fazer shows, gravar CDs, mas só arrebentou mesmo em 76 quando gravou o álbum “Jailbreak”



Pra mim o melhor album da banda já gravado. Principalmente por conta desse som “The Boys Are Back in Town”



Foi depois desse album que foram reconhecidos oficialmente como uma super banda. Ai pra arrebatar e colocar o nome da banda nos Anais (uepa) do Rock , em 78 gravaram “Live and Dangerous”, considerado até hoje um dos melhores "ao vivo" de todos os tempos.

Tudo ia bem na banda, entrava membro novo, e a qualidade continuava, até chegar a década de 80 e Phil Lynott começar a se destruir nas drogas, saída de guitarrista, baterista, gravações solos de Phil e o Thin Lizzy começava a balançar.



E em 1983 a banda faz uma turnê de despedida com os caras antigos da banda, A turnê foi registrada no álbum Live Life. O Thin Lizzy morreu!

Não agüentando o ócio, Phil Lynott montou a banda Grand Slam com o ex batera do Thin, mas não vingou.

1986 acontece a morte de Phil Lynott. Para homenagear Phil Lynott, sua música e sua poesia, existe na Irlanda a Fundação Roisin Dubh (Black Rose, em gaélico), mantida por sua mãe, Philomena Lynott. E todo dia 4 de janeiro rola um festival “Vibe For Philo” com antigos membros do Lizzy, convidados e bandas covers.

E depois de um tempo no limbo, em 1996 a banda anunciava seu retorno ao cenário, em homenagem ao líder Lynott. John Sykes assumiu o vocal e convidou outros membros antigos da banda a se reunirem e tocarem.

O Thin Lizzy recebeu uma enxurrada de críticas por manter o mesmo nome, mas diferente dos caras do “Queen” eles não gravaram nenhuma música nova, nenhum single, nada. A idéia era tocar as músicas antigas e homenagear Phil.
Atualmente o Thin Lizzy é formado por Scott Gorham, Ricky Warwick, Vivian Campbell, Brian Downey, Marco Mendonza, Darren Wharton.

Mais uma pra fechar?



Foda bagarai!!! =D

Let´s Rock!!
Duende Amarelo

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus