Spin-Offs Parte 1 – Desenhos Animados


Continuando a saga de como tirar leite de pedra, na outra semana comentei sobre series que perderam seus protagonistas, mas continuaram a ser produzidas, algumas vezes o fim de uma serie, ou o sucesso de algum personagem, acaba acarretando em outra formula batida para os produtores continuarem faturando em cima de um programa.

Um personagem de uma serie fez sucesso? BATATA. Logo começa o sonho de todo fã em ver uma serie só do cara. E uma série foda está para ser cancelada? Junta o que sobrou e crie uma nova série no mesmo universo!

Isso acontece desde os desenhos da Hanna Barbera. Ou de onde você acha que saíram os desenhos da Penélope Charmosa e do Dick Vigarista e as Máquinas Voadoras? Claro que da clássica Corrida Maluca!


E quem se lembra da Arca do Zé Colméia? Uma baita arca comandada pelo urso e seu fiel Sidekick Catatau, ao lado de personagens como Leão da Montanha, Pepe Legal, Wally Gator, Dom Pixote, Formiga Atômica, Tartaruga Touchê, Plic e Ploc, e vários outros personagens da Hanna Barbera reunidos resolvendo problemas sob as ordens do Manda Chuva. O motor da Arca era Maguila, o Gorila, numa esteira correndo atrás de bananas!


E você aí impressionado com o filme dos Vingadores heim?

Lembram de Darkwing Duck? O pato super-herói que é uma sátira do Batman? Então você deve se lembrar também que ele é um spin-off. Sim, do genial Ducktales!

Quando as aventuras de Tio Patinhas e seus sobrinhos acabaram, Capitão Boeing pulou pra outro desenho animado, e virou sidekick do Darkwing Duck.

E ele não veio sozinho. Patralhão, o Robôpato veio junto e se tornou um herói rival do protagonista.


E ainda no terreno dos desenhos matutinos, He-Man fez tanto sucesso com os garotos, que foi uma sacada criar a sua versão feminina para as meninas, sua irmã She-Ra. Assim o spin-off surgiu criando todo o universo de Etérnia – a versão Barbie de Greyskull. Sai o tigre verde gigante e entre um cavalo alado rosa. Sai o cara de caveira com um manto, entra o cara de caveira com ombreiras. Sai o bigodudo com cara de Tom Selleck, entra o bigodudo com cara de Freddie Mercury. Afinal, toda mulher precisa de seu melhor amigo gay.


E se a Hanna Barbera tinha dezenas de desenhos que acabaram por se unir na arca, os Looney Toones, de um desenho animado só, deu origem a uma gama de desenhos próprios, como Tiny Toons, Taz-Mania, Duck Dodgers e o recente The Looney Toones Show.

Lembra daquele desenho que passava no SBT, Os Anjinhos? As aventuras de um bando de bebês e sua visão do mundo?


Pois é, eles também tiveram spin-offs. No original The Rugrats, ganhou a continuação All Grow Up! – Os Rugrats Crescidos aqui no Brasil. Aqui os bebês já tem nove anos de idade e conhecemos as aventuras da infância deles.


Um dos maiores sucessos de critica e publico no mundo é a bizarra Uma Família da Pesada. Peter Griffin e sua família nada politicamente correta sambam na cara da sociedade com todas as piadas pesadas que até os Simpsons tem vergonha de fazer. E se não bastassem as avacalhadas com tudo e todos de uma forma naaada sutil, o personagem Cleveland ganhou sua própria série – The Cleveland Show – se focando em todo o tipo de piada politicamente incorreta e racista. Na verdade, apenas esfregando na sociedade hipócrita o seu próprio racismo velado em forma de piada.


Pra finalizar, vamos a Batman – Animated Series. Esse desenho não gerou apenas um Spin-Off, mas uma serie deles que se tornaram um universo coeso. Batman estreou no inicio dos anos 90 no embalo de Batman o Retorno e deixou a molecada babando com a qualidade da animação e dos roteiros. Eu era um que não perdia um episodio no SBT e ainda fazia o papai Moura gastar uma banana de dinheiro comprando os bonequinhos (porque Action Figure é seu toba). E foi de arrancar os cabelos quando anunciaram o primeiro Spin-Off – Superman. O cavaleiro das trevas se encontra com o homem de aço logo em seguida, deixando claro que aquele é um universo só.


Batman mudou de nome para As Aventuras de Batman e Robin, e depois para As Novas Aventuras de Batman. Na primeira temos a introdução do Dick, aquele viadinho, e na segunda, de Tim Drake e Barbara Gordon, de uma forma mais efetiva.

Isso tudo deu origem ao Spin-Off Batman do Futuro, com um novo Batman, Terry McGuiness, e Bruce participa como seu mentor. Barbara Gordon é a comissária de policia e diversos personagens da antiga serie aparecem.

E acredite, Batman do Futuro deu origem a um Spin-Off, The Zeta Project. O personagem, um andróide, apareceu como oponente do Batman em um episodio, e ganhou sua própria serie aonde ganha consciência e passa a fugir da agencia para a qual trabalhava.


Superman também teve seu Spin-Off. A Liga da Justiça surgiu após várias participações de heróis DC no desenho do homem de aço. O Flash exatamente como havia aparecido em um episodio, e o Lanterna Verde deixou de ser Kyle Rayner e na serie de Liga se tornou John Stuart.


Não considero Liga da Justiça um Spin-off de Batman porque ela na realidade segue a linha de raciocínio deixada pelo fim da serie do Superman. E o Batman aqui já está bem diferente do Batman de Animated Series, apesar de ser o mesmo.

Superchoque pode ser considerado também um Spin-Off, visto que personagens da Liga aparecem algumas vezes nesse desenho.

Por fim, Liga da Justiça se tornou Liga da Justiça Sem Limites, adicionando todo o universo DC ao elenco, com novas caras e personagens que já haviam aparecido em todas as suas series mães, como Zatanna e Etrigan (que já tinham dado as caras nas series do Batman) ou Supergirl e Senhor Destino (vindouros de episódios de Superman).


JLU fez o enlace final, correlacionando todas as series anteriores da DC, com citações a fatos de todas as séries – inclusive Batman do Futuro.

O mais impressionante caso nos desenhos animados de spin-offs!

Faltou muita coisa aqui, eu sei, mas usem os comentários para lembrar outros casos como esses!

Até o próximo episodio!

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus