Final de Smallville – Os Piores Momentos



Sim, eu sei que esse review ta atrasado, e inclusive já foi até pro ar aqui no Uarévaa um post sobre o episódio final da série.

Mas depois de ver o episódio, tinha me decidido a não comentar nada sobre.

Entretanto, por livre e espontânea pressão, ficam aqui minhas considerações sobre o fim da jornada de Clark Kent em Smallville.

De uma forma um pouco diferente...

12 – Chloe lê uma HQ de Smallville para seu filho.

Isso mesmo. Em um gibi dentro do universo de Smallville toda a história de Clark Kent é contada, desde sua chegada a Terra até se tornar Superman. Certo... Identidade secreta muito preservada essa.


11 – Casa ou não casa?

Metade do episodio final. METADE. ME – TA – DE. Do episódio FINAL. Da SÉRIE. Metade do episódio final da série fica em torno da dúvida de Lois - e depois de Clark - de como o relacionamento dos dois poderia atrapalhar a carreira dele como super-herói. Um filler desses se aceita no meio da temporada, em um penúltimo episódio. Mas no fim? Vá cagar Smallville.


10 – Não casa e Arqueiro Verde do MAAAAAAL

Isso mesmo. Depois de toda a punhetação de casar ou não, na hora da troca das alianças Oliver Queen, o padrinho, dominado pelo mal de Darkseid, entrega uma aliança de Kriptonita dourada que tiraria definitivamente os poderes de Clark. Chloe impede, os dois caem na porrada – bem mequetrefe – e os convidados fogem, mas ninguém percebe que Clark tem poderes. Mas claro que com uma conversa franca e belas palavras, Kent faz Ollie chorar duas lágrimas negras que expelem o mal de sua alma. Isso mesmo. Episódios e episódios mostrando o mal dominando Oliver e tudo se resolve numa cena de dois minutos. É o poder do amor. Clark é praticamente um Ursinho Carinhoso.


- Alias quem arruma a igreja pro casamento são Chloe e Oliver. Pobreza foda detected.

9 – FrankenLex

A fortaleza da Solidão desabou na cabeça de Lex no final da sétima temporada e ele morreu. Depois o caminhão onde ele estava explodiu na oitava temporada, e ele morreu mais um pouco. Mas, por Deus, ele é Joseph Climber! Opa, digo, ele é Lex Luthor. E claro que tinha um plano B – criou vários clones seus. Mas a maioria não vingou e apenas um sobreviveu, com crescimento acelerado. Mas os criadores fizeram uma pegadinha e ele não virou Lex. O Lex que volta é na verdade um Frankenstein, montado com vários pedaços de clones diferentes. Isso mesmo. Perna de um, cabeça do outro, rim de outro. E o coração de Lionel Luthor. Mas ele é o mesmo Lex que vimos na série todinha. E as costuras são imperceptíveis quando ele acorda. Um Lex Frankenstein.


JÉ-SUS.

8 – Clark Kent CAGA pra Tess Mercer

Desde o primeiro episodio, quando alguém estava em apuros, Clark fazia de tudo para salvá-lo. Lana, Peter, Chloe, Lois, os Kents, Lex, Lionel, Perry, Jimmy, Kara, a Liga da Justiça inteira. Porém aqui Tess, que se mostrou uma das suas mais leais seguidoras, simplesmente desaparece seqüestrada por Lionel, e o Clark passa uns três minutos do episodio procurando por ela – isso porque ela é a única que sabe o que está havendo na terra. Superman de merda que arrumamos, não? . Nem no casamento ela apareceu.


Ela foi uma das fúrias femininas, agente do Xeque Mate, presidente de LuthorCorp. Começou como uma vilã e de forma bastante fluida e natural (por increça que parivel) se tornou uma das mais leais aliadas de Clark Kent. Mas depois de conseguir se salvar das garras de Lionel, ela tem um encontro com Lex na empresa e este acaba assassinando a irmã. Sim, faca no bucho. E como o Clark está CAGANDO para ela, a morte dela não é nem citada pelos outros personagens.

7 – A derrota de Vovó Bondade, Godfrey e Desaad

Uma temporada inteira (ou quase) criando o plot dos três cavaleiros de Apokolips. Os seguidores de Darkseid. Os caras que abriram as portas do mundo para o mal. Arqueiro Verde parte para enfrentá-los. Eles, ameaçadores, parece que darão um sacode bonito no Robin Hood pós moderno. Mas não! Oliver Queen dispara três flechas ao mesmo tempo, que, sem grandes explicações, detona o trio. Outro plot resolvido numa cena de um minuto.


6 – O mundo está acabando KISS ME MY LOVE

O mundo está acabando. Todas as ameaças ao mesmo tempo! O que faremos, ó senhor? Claro que longas declarações de amor, seguidas de beijos românticos e cheios de paixão. Enquanto as cenas para resolver as ameaças duram menos segundos, as declarações e palavras doces tomam uns quatro pares de minuto. E acontecem de dez em dez minutos.


5 – Lois e seu poder de convencimento.

Ela consegue entrar no Air Force One. Ela consegue enganar um segurança altamente treinado (e pela forma que ela o engana treinado pelo Seu Madruga) e entra na sala de reunião da aeronave. Então ela consegue convencer os mais altos cargos militares do país a dar uma chance pro Borrão salvar o mundo ao invés de atacar Apokolips com armas nucleares. Que papo que essa mulher tem heim?

4 – TODO O PODER (de merda) DE LORDE DARKSEID

Desde o inicio da temporada, um mal está sendo construído. Darkseid, senhor de Apokolips, está preparando terreno para sua chegada ao nosso planeta. Clark vem treinando para enfrentá-lo. Mas, é Smallville. Alguém acha que o vilão apareceu? Quem respondeu CLARO QUE NÃO ganhou uma mariola! Darkseid se apossa do corpo de Lionel Luthor, seguindo a tradição de encostos na série, o que faz de Clark o maior exorcista do universo DC. E depois de uma porrada no rapaz de aço, ele aprende a voar. Ele atravessa o corpo de Lionel voando, que finalmente revela que é o monstro de fumaça de Lost com alguns corvos no meio. E assim, com todo esse esforço nesse profunda batalha que dura... nem sei quanto, há essa hora eu tava cochilando... bem, Darkseid foi derrotado.


3 – A amnésia de Lex

Uma coisa é indiscutível. Os únicos personagens decentes de Smallville, fora o Lex, são os que foram criados exclusivamente para a série. No caso, Lionel Luthor, Chloe Sullivan e ela: Tess Mercer. Uma mistura de vários personagens, Tess é um pouco de Mercy, um pouco da filha de Lex, um pouco de sua irmã – tudo misturado com um pouco mais. Como já disse, ela teve uma morte besta e desnecessária, e poderia ter até ser incorporada nas HQs. Porém, AH, PORÉM, ela ainda usa sua morte em um propósito. Como ultimo gesto de lealdade a Clark ela infecta Lex com uma neurotoxina que (RUFEM OS TAMBORES) apaga a memória do vilão! Isso, o original, inteligente e exclusivo plot, nada manjado, de apagar a memória! GE – NE – AU né? Lex agora não se lembra dos poderes de Clark, nem de ter vivido em Smallville, nem de sua infância traumática, nem de Lionel Luthor, nem da amizade com os Kent até chegar a inimizade, nem do casamento com Lana, nem de nenhum dos momentos ocorridos durante a série. Legal né? Agora ele é o Lex dos quadrinhos. Mas peraê. Se ele não se lembra de nada... QUAL É A MOTIVAÇÃO PRA SER MAL DESSE FÉLADAPÓTA? Se ele era o melhor personagem da série e sua historia sempre foi a mais complexa, os roteiristas enfiam tudo no toba só pra justificar que ele não lembra quem é o Clark. Mas assim ele não lembra quem ele mesmo é. E não faz sentido nenhum essa merda.

Aê você diz: Ah, mas Moura. O Lex Luthor é um vilão, ele não pode saber a identidade do Superman na série.

E eu respondo: O Toyman sabe. O Metallo sabe. Provavelmente a Legião do Mal – que fez uma participação importantíssima na série, aparecendo de costas durante dois segundo – sabe. Todos os freaks em Belle Reeve sabem. O Brainiac sabe. A tia que serve café no Planeta Diário sabe. QUE QUE TEM O LEX SABER? Meu amigo. Fudido, fudido e meio.

Ou, qualquer coisa, bastava ele ler o gibi lá que a Chloe comprou.

Tománocú

2 – O apocalipse de Apokolips

O plano genial de Darkseid, pelo que percebi, era fazer Apokolips se chocar com a Terra. Genial, não? PRA QUE?
Mas tudo bem, agora Superman precisa impedir isso. Ele e Lois chegam a conclusão que os símbolos Omega na testa das pessoas tem um poder magnético gravitacional from hell que está puxando o planeta para nossa direção.


Um PLANETA. Está mais perto da Terra que a Lua. UM P L A N E T A. E quais as conseqüências? Leves tremores. Mas Clark não pode deixar isso acontecer, e já paramentado como o Homem de Aço, ele voa em direção a Apokolips e... e... e? E eu sei lá o que esse corno faz, porque o planeta simplesmente se afasta. Isso mesmo. Ele empurrou? Não sei. Ele soprou? Não sei. Ele teve pensamentos bons e afastou o mal? NÃO SEI PORRA. O maior plot da temporada, que levou o boca aberta a colocar a cueca em cima da calça é resolvido DE LONGE. Seque mostram o que ele fez. E quando o planeta se afasta, os símbolos Omega somem das testas das pessoas. Ai meu Deus. Eles dão a desculpa que Clark é a Luz e ele afasta a escuridão. E querem que eu engula isso como a resposta para uma cena que eles não tinham grana pra fazer. O cu deles pegando fogo.

1 – O uniforme e a brochada da década.

É um pássaro? É um avião? É um jogador do Tekken? Difícil saber, já que o Superomi, depois da cena na Fortaleza, em que recebe o uniforme azul e vermelho, NUNCA aparece paramentado. Tem um close aqui com uma capa digital no fundo, um pedacinho de tecido azul ali, e muito “Superman digital embaçado de costas ao longe no escuro”. Posso dizer que muita gente que não gosta de Superman Returns ficou com saudade do Brandon Boneco de Cera digital.


É sério.

Desde o primeiro episódio, há dez anos, a grande expectativa foi ver Clark Kent paramentado como o Superman. Nem que fosse uma cena de 30 segundos. E o que os produtores fazem? NÃO MOSTRAM O DESGRAÇADO DE SUPERMAN. Tom Welling não chega nem a usar a roupa de verdade, porque tudo é visivelmente digital. Dez anos de promessa de algo que seria FODA e na real foi uma BROCHADA violenta.

Não tinha dinheiro para fazer o uniforme? Pega o do Routh emprestado. No pior dos casos, o do Dean Cain. Mas não faz assim que é feio.


O produtor Brian Petterson explicou porque não usaram o uniforme.

“O queríamos fazer é mostrar dicas de nosso objetivo final. Temos nossa história e a completamos. A partir daí é uma história completamente diferente que se inicia. Smallville é sobre Clark Kent tornando-se uma herói e a história do Superman começa e continua do final de Smallville pra frente. Mostrar Tom com o uniforme completo não era relevante para nossos objetivo. Ficamos muito felizes de todos que nos acompanharam por todos esses anos. Com tantas coisas que vimos Clark fazer e o quanto ele evoluiu, o uniforme era só um detalhe.”

Aham. Tá Cláudia, senta lá.

Lógico que isso é o mais grosso né. Tenho algumas menções honrosas, como o fato que a série enfiou personagens até no talo e nenhum das as caras na finale. “Ah, mas tinha que ser focado no Clark virar Superman”. TIRA METADE DAS CENAS MELOSAS e você faz um final decente. Mas tudo bem a ausência de Aquaman, Flash ou o resto da Liga da Justiça. Mas e o Conner? Fizeram um plot gigante de o moleque ser clone do Lex, desmentem, tem um episodio todo mostrando que ele é clone do Clark também e se torna Conner Kent, o futuro Superboy. Ae o Clark casa e o seu irmão adotivo nem aparece? Nem é CITADO?

Porra, vão escrever mal assim na putaqueospario.

Na real, com exceção de duas ou três cenas – as cenas com Martha e o fantasma de Jonathan mostrando que eles são os maiores apoiadores da persona Superman; Darkseid arrancando o coração de Lionel; a conversa entre FrankenLex e Clark, na qual o próprio Lex define a relação dos personagens e também coloca um tijolo para a formação do Superman; e a cena do discurso final de Jor-el (que eu continuo sem saber o que é), na qual ele se orgulha do filho e dá aos Kent todo o crédito pela formação da personalidade heróica e altruísta do herói – todo o resto foi feito de forma enjambrada, costurada, meio que nas coxas. Resoluções fáceis, explicações ou senso zero e muitas cenas desnecessárias ou mal aproveitadas.

Pensando por esse lado, Smallville simplesmente honrou o nível da qualidade que a série sempre teve.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus