Quadrinhos Rasos


Dois irmãos, uma música, uma página de histórias em quadrinhos. Essa é a proposta do site/blog Quadrinhos Rasos comandado por Damasceno e Luís Felipe Garrocho, eles postam de tempos em tempos, em postagens numéricas, sem titulo, uma visão imagética pessoal sobre alguma música, e tem muita coisa legal.


A dupla já quadrinizou músicas de bandas e cantores como Netinho (o da “Mila e umas noites de amor com você”), Legião Urbana, Tim Maia, Vinny (não o do Uarévaa), Engenheiros do Hawaii, Geraldo Azevedo, Luis Gonzaga, Green Day, Ira!, Raul Seixas, Molejo, Pitty, CPM22, Titãs, Skank e até alguns funks, todas em releituras que não seguem o que a letra da música diz, mas sim, uma idéia de representação dela.


 
 Segundo os autores:
“Começamos esse blog em 8 de Setembro de 2010 (dia mundial da fisioterapia). Esse é um espaço de experimentação e principalmente, de entretenimento. Os quadrinhos ímpares são feitos por Eduardo Damasceno (28), um gordo formado, sabe-se lá porque, em Produção Editorial. Depois de 5 anos de formado, trabalhando com ilustração publicitária e dando aulas de ilustração digital resolveu voltar pra faculdade e fazer artes plásticas…

Os quadrinhos com números pares são feitos por Luís Felipe Garrocho (24) – outro gordo – ele é licenciado em história pela UFMG e saca essas coisas de…história. E de quadrinhos também. Então faz sentido que ele faça histórias em quadrinhos. Por muito tempo publicou as tiras “Bufas Danadas”, que duas vezes saíram na série “Tiras de Letra”. Atualmente, recém formado, se diverte fazendo quadrinhos, lendo quadrinhos e conversando sobre quadrinhos; e se entristece procurando emprego.”

Segundo a dupla de dois, eles não tem preconceito nenhum com músicas, então acharam um bom ponto de partida e um grande desafio tentarem fazer quadrinhos a partir delas. A dinâmica é feita em um escolher a música para o outro, quase como uma surpresa ou um soco na cara, passando para o companheiro a tarefa de pensar em uma forma atrativa e legal de transmitir um sentimento, uma imagem, um sensação que a música escolhida leva a ele. 
“Criamos algumas linhas guias (e não regras) para a execução das páginas – não podemos retratar o que as músicas querem dizer – as letras devem funcionar como um texto completamente novo. E tentamos não fazer novelas gráficas inteiras com as músicas, nos atendo a 1 página de altura variável.“

Muita coisa interessante foi feita, e ainda mais surpreendentes. Conheci o “Quadrinhos Rasos” em andanças pela rede virtual e me apaixonei pela idéia, pelos desenhos, pelos roteiros, enfim, pela viagem imaginativa que o projeto nos leva. Óbvio que nem sempre o Eduardo e o Luís acertam a mão completamente, e algumas idéias funcionam menos que outras, mas, no geral, é recomendadíssimo uma visita de vez enquando.

Serviço:
Twitter: @quadrinhosrasos
Contato: damasceno.garrocho@quadrinhosrasos.com

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus